Plano de aula: Uso do fonema /s/

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso do fonema /s/ em contextos arbitrários

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.

Materiais necessários: Cópia da resenha crítica aqui.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não lembrar da diferença entre fonema e letra, por isso o professor irá estimulá-los a relembrar os conceitos por meio de perguntas.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>.

Tema da aula

Orientações:

• Diga aos alunos que na aula de hoje iremos prestar muita atenção ao som de cada palavras e não apenas à ortografia.
  • Faça perguntas para estimulá-los a lembrar da diferença entre fonema e letra. “As palavras são formadas de quê?” (provavelmente a resposta será letras), “E se estivermos falando, por meio de que entendemos o que as pessoas dizem?”.
  • Explique que as palavras são formadas por sons e a menor unidade do som chama-se fonema.
  • Afirme que as // representam um som e que na aula de hoje estudaremos o som /s/.
  • É importante falar o som /s/ e não o nome da letra para que as diferenças fiquem claras.