Plano de Aula

Plano de aula: O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Vírgulas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a importância da vírgula nas enumerações de termos para a compreensão do texto, por meio de observação de regularidades em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Um objeto simbólico (boneco de tecido, bola de meia ou de papel) da “fala”, mapa estatístico de casos de dengue no Brasil em 2017 em slide ou cartaz, texto impresso de divulgação científica - Revista Recreio - seção Curiosidades,

Dificuldades antecipadas: Não reconhecer as enumerações, desconhecimento do uso da vírgula em enumerações.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

JÚNIOR, Celso Ferrarezi. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf

Por que as mãos esfriam rápido? Revista Eletrônica Recreio disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-as-maos-esfriam-rapido-geladas-inverno-frio.phtml#.W2gvCYjRXDc . Acesso em: 07 de agosto de 2018

Ocorrências de dengue no Brasil em 2017. Fonte https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/11/28/infestacao-do-aedes-aegypti.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 07 de agosto de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 03 minutos

Orientações:

  • Peça que leiam em voz alta o tema da aula.
  • Organize a turma para que criem hipóteses a partir do tema disposto no slide utilizando um objeto simbólico da fala (pode ser um boneco de tecido, uma bola de meia ou de papel, etc). Só fala quem detém o objeto em suas mãos.
  • Chame a atenção para as palavras-chave: “pausa” e “organizar”.

Nessa aula, pressupõe-se que os alunos já detenham conhecimento acerca do conteúdo (vírgula).