Plano de aula: Pontuando na prática

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação no discurso direto em textos narrativos e na citação em textos expositivos

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.

Materiais necessários: Imprima previamente o material complementar, com as propostas de produção de texto e coloque cada proposta em um envelope. Os envelopes devem ser numerados de 1 a 7, de acordo com a sequência das propostas. Além disso, imprima as placas com “Sim” e “Não” para cada grupo, de forma que analisem as produções uns dos outros. Providencie uma cartolina para cada grupo e canetinhas para a escrita do texto.

Dificuldades antecipadas: É possível que algum aluno se confunda com os sinais de pontuação ou deixe de utilizá-los na marcação do discurso direto / citado, isto é, da presença das falas nos textos.

Referências sobre o assunto: Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:

Weisz, Telma. “Pontuação: a gramática da legibilidade”, disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula, informando aos alunos que o objetivo será produzir pequenos textos em grupo e pontuá-los corretamente, além de avaliar a produção dos colegas.