Plano de Aula

Plano de aula: Uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas como forma de atribuição de sentido

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Períodos compostos por coordenação, sem conectivos; emprego nda vírgula na enumeração

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.

Materiais necessários: Computador, projetor, quadro e giz. Opcionalmente, pode-se assistir ao filme citado na resenha e os exercícios podem ser dados em folhas.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos ainda sintam dificuldade na atribuição de sentidos diferentes. Assim, é importante estar atento à participação de todos, e, percebendo dúvidas, voltar os exemplos ou as explicações, de forma coletiva ou individual (nesse caso, quando os alunos estiverem fazendo a atividade individual.

Referências sobre o assunto:

COSTA, Roberto Sérgio. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p.160.

UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. pp. 122-134.

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. pp. 52-60.

GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, pp. 51-52.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide para os alunos e leia-o em voz alta. Pergunte aos alunos o que eles entenderam da mensagem. (Devemos usar “e”, vírgula ou outro sinal de pontuação, de acordo com a mensagem que queremos transmitir.) Conclua, dizendo que verão um pouco sobre essa intenção comunicativa e os efeitos de sentido provocados pela escolha do que usar ao escrever.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO