Plano de aula: Uso dos sinais de pontuação no discurso direto e no discurso citado

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação no discurso direto em textos narrativos e na citação em textos expositivos

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.

Materiais necessários: Cópia dos textos que serão utilizados para exercício de pontuação.

Dificuldades antecipadas: Em geral, os alunos associam o uso de travessão apenas para introduzir a fala de personagem e não observam o sentido das aspas quando marcam o discurso citado de outra pessoa, de forma que não se atentam às diferenças de uso dependendo do gênero de texto.

Referências sobre o assunto:

Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:

Weisz, Telma. “Pontuação: a gramática da legibilidade”, disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf

Sobre os gêneros crônica e artigo de divulgação científica, sugere-se:

fonte: “Gêneros Textuais - práticas de leitura, escrita e análise linguística”, de Vanilda Salton Köche e Adiane Fogalli Marinello. Editora Vozes, Petrópolis, RJ. 2015. Páginas 35-48 (crônica) e 119-136 (artigo de divulgação científica).

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, informando-os que irão exercitar o uso das pontuações.