Plano de aula: O emprego da vírgula: efeitos de sentido nas enumerações

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Vírgulas

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer a importância da vírgula nas enumerações de termos para a compreensão do texto, por meio de observação de regularidades em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Mapa estatístico de casos de dengue no Brasil em 2017 em slide ou cartaz, texto impresso de divulgação científica - CHC das crianças - seção Curiosidades.

Dificuldades antecipadas: Desconhecimento do uso da vírgulas nas enumerações de termos.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Gramática Escolar da Língua Portuguesa. 2ª. edição. RJ: Nova Fronteira, 2010.

JÚNIOR, Celso Ferrarezi. Guia de acentuação e pontuação em português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2018.

Você sabia que cachorros e gatos não pegam dengue, chikungunya ou zika? Revista Eletrônica Ciência Hoje das Crianças disponível em: http://chc.org.br/voce-sabia-4/. Acesso em: 30 de julho de 2018

Tema da aula

Orientações: Leia o título para a turma e peça que os alunos criem hipóteses sobre o conteúdo da aula:

• Sobre o que falaremos hoje?
  • Que palavras da frase sugerem o assunto da aula?
  • Quais sinais de pontuação vocês conhecem?
  • Sobre a vírgula, o que sabem sobre esse sinal? Já perceberam a função da vírgula?
  • Na leitura de textos ou em conversas orais, como a representamos?
  • Ainda não é o momento de responder e nem direcioná-los, deixe-os livres para formularem hipóteses.