Plano de aula: Exercitando o uso da vírgula em orações coordenadas assindéticas e estabelecendo relações de sentido

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Períodos compostos por coordenação, sem conectivos; emprego nda vírgula na enumeração

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber o uso da vírgula em orações coordenadas como meio de atribuição de sentido.

Materiais necessários: Computador e projetor, folhas xerografadas com exercícios, quadro e giz.

Dificuldades antecipadas: As atividades de comparação de frases podem não ser muito simples para o aluno; daí a importância de se fazer a atividade em dupla e de o professor caminhar pela sala enquanto os alunos discutem e registram suas ideias.

Referências sobre o assunto:

UCHÔA, Carlos Eduardo Falcão. Do valor do emprego da vírgula no ensino da análise sintática. In: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Série Língua e Ensino Reflexões e Propostas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. P. 122-134

KOCH, Ingedore G. Villaça. A coesão sequencial. In: A Coesão Textual. Coleção Repensando a Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2000. P. 52-60

GARCIA, Othon M. Coordenação e ênfase. In: Comunicação em prosa moderna. 27.ed. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010, p. 51-52

Tema da aula

Orientações:

• Mostre o slide à turma, peça-lhes que leiam. Pergunte-lhes o que significa “virgule”. (Colocar vírgula). Pergunte, a seguir, como seriam colocadas as vírgulas, considerando o tema da aula. (Pode ser que algum aluno diga que deve colocar vírgula após cada palavra. Se isso acontecer, pergunte como se classificam morfologicamente as palavras da frase (Verbo). Diga, então, que o uso da vírgula terá relação com o uso de verbos ou orações.