Plano de aula: Pontuação utilizada no discurso direto e no discurso citado

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação no discurso direto em textos narrativos e na citação em textos expositivos

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a habilidade de reconhecer os sinais de pontuação empregados no discurso direto e no discurso citado, ampliando o conhecimento acerca dos usos possíveis para um mesmo sinal de pontuação a partir dos gêneros em que eles aparecem e, por fim, utilizá-los corretamente. Foco no uso do travessão, dois pontos e aspas.

Materiais necessários: Para esta aula, providencie a cópia da fábula “A cigarra e as formigas” e do artigo de divulgação científica “De acordo com a ciência, as formigas são ‘preguiçosas’ “. Os textos aparecem no decorrer dos slides. É importante fornecer a cópia dos textos para que o aluno realize a atividade no tempo estipulado; é possível projetar os textos também, nesse caso o professor deve conduzir a leitura e fazer a anotação no quadro dos sinais identificados. Para acessar os textos, veja os materiais complementares.

Dificuldades antecipadas: Em geral os alunos associam o uso do travessão e dos dois-pontos apenas à fala de personagem; Outra dificuldade está associada ao uso das aspas para marcar o discurso citado, isto é, a fala de outra pessoa reproduzida no texto, pois pode não haver familiaridade dos alunos com essa função e outras situações em que as aspas podem ser utilizadas. É importante ter trabalhado previamente com os alunos os tipos de discurso, pois desta forma a atividade proposta será mais significativa. Além disso, ter trabalhado os gêneros em questão facilitará a retomadas das características e finalidades desses gêneros, e sua relação com a pontuação que será observada.

Referências sobre o assunto: Para aprofundamento do tópico pontuação em geral, e a importância de se ensinar o uso da pontuação para além das regras, sugere-se:

Fonte: “Pontuação: a gramática da legibilidade” de Telma Weisz. Disponível em http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/46/Texto%20para%20leitura%20pontuacao-gramatica-legibilidade-weisz.pdf acesso em 31/08/2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos e enfatize que eles aprenderão mais sobre o uso das pontuações.