Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Vida em desenhos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills IV (accurate English)
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano trabalha a competência oral, com foco na composição de narrativas orais sobre acontecimentos passados e no reconhecimento da pronúncia de verbos regulares no passado.
Preparação para a aula: Para a realização da atividade proposta no Output, você precisará de 5 folhas A4 para cada aluno.
Context
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Como uma forma de introdução ao tema da aula (narrar uma história de vida através de desenhos), mostre o printscreen do site Wikipedia aos alunos (no datashow ou impresso em tamanho grande, no mínimo A3) e pergunte:
- This printscreen was taken from Wikipedia. Do you know this website? (Neste momento, ativamos o conhecimento prévio dos alunos. Por ser um site bastante famoso, espera-se que a turma diga que o conhece. / Yes, we do.)
- What kind of content does this site offer us? (Espera-se que, após a ativação do conhecimento prévio, os alunos respondam que o site oferece informações sobre vários tópicos, definições e descrições. / This site offers us information about various topics, definitions and descriptions.)
- What’s being described and defined on this Wikipedia page? (Ao observarem a página, os alunos provavelmente dirão que o gênero de vídeo ‘Draw My Life’ está sendo definido e descrito. / The ‘Draw My Life’ video genre is being described and defined.)
- Have you ever watched a ‘Draw My Life’ video on YouTube? If yes, share with the rest of the group which one you have watched; If you haven’t, was it possible to have an idea of what it is by reading Wikipedia’s definition? (Pessoal)
- Would you be able to tell your life story through drawings? Why (not)? (Pessoal)
Fonte do printscreen: https://en.wikipedia.org/wiki/Draw_My_Life
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para os alunos o objetivo desta aula. Explique que eles irão contar suas histórias de vida através de desenhos (Today you are going to tell your life stories through drawings.).
Input
Tempo sugerido: 11 minutos.
Propósito: Preparar a turma para contar suas histórias de vida através de desenhos durante o Output.
Expectativa: Que os alunos comentem sobre as histórias de vida ilustradas pelo YouTuber.
Observação: O vídeo mostrado neste slide pode ser encontrado em: https://www.youtube.com/watch?v=MjnBPSBmVIo (transcrição do vídeo aqui).
Orientações: Primeiro, mostre este slide e faça as seguintes perguntas:
- Today we will watch a video made by a YouTuber. What’s a YouTuber? Comment on that new profession. (Espera-se que os alunos, por serem, na maioria dos casos, usuários de plataformas digitais, não tenham dificuldades em dizer que um YouTuber é uma pessoa que grava vídeos para a Internet. / A YouTuber is a person who records and uploads videos on the Internet.)
- Look at the video’s printscreen and answer: Do you think the YouTuber prefers to be called by his real name or nickname? Explain your answer. (Ao verem o nome Joseph riscado e o apelido Joey abaixo, como uma substituição, os alunos provavelmente responderão que o YouTuber em questão prefere ser chamado por seu apelido. / The YouTuber prefers to be called by his nickname since the name Joseph is scratched.)
- Do you know Joey Graceffa? If yes, describe him to your classmates. (Caso alguém o conheça, dirá que Joey é um YouTuber americano que possui dois canais na plataforma: um para compartilhar sua vida pessoal e outro dedicado a videogames. / Joey is an American YouTuber who runs two channels on the platform: one to share his personal life and the other to talk about video games.)
- Taking into consideration that this is a ‘Draw My Life’ video, which verb tenses the YouTuber will be using to tell his life stories? (Espera-se que os alunos respondam passado simples e contínuo para os eventos que já ocorreram e presente simples e contínuo para os atuais. / The YouTuber will be using the past simple and continuous to talk about events that occurred previously and present simple and continuous for current events.)
Depois, incentive-os a fazer previsões:
- What kind of information about The YouTuber’s life do you think we are going to get? (Pessoal)
Em seguida, entregue esta atividade impressa (gabarito aqui) e diga que a turma precisará completar as lacunas enquanto assistem o vídeo (I’m going to hand out an activity. Please, take a look at the sentences and be prepared to fill in the gaps while watching the video.).
Apresente o vídeo. Logo após, comente as respostas dos alunos ao preencherem as lacunas e destaque os seguintes verbos utilizados na folha de exercícios: hated, used e moved. Escreva-os no quadro e pergunte:
- What do these verbs have in common? (Resposta: All of them present the same suffix indicating past time.)
- When do we use the suffix -ed? (Resposta: We use the suffix -ed when we want to indicate past time on regular verbs.)
- Despite presenting the same suffix, the -ed is pronounced differently in each one of the verbs written on the board. Do you know how to pronounce them correctly? (Se souberem, os alunos irão pronunciar cada um dos verbos para validarem suas respostas. A partir dessa deixa, aprofunde o assunto apresentando os sons /id/, /t/ e /d/ utilizando, respectivamente, hated, used e moved como exemplos)
Em seguida, retome a discussão sobre ‘Draw My Life’ (Respostas pessoais) para fechar o Input:
- Was it difficult to fill in the gaps with the information you got while watching the video?
- What’s the importance of making this kind of video revealing life struggles and telling the audience you have overcome them?
- Would you like to produce a ‘Draw My Life’ video or presentation about your personal experiences? Why (not)?
- Alternativa: Caso não possa apresentar o vídeo durante a aula por falta de computador e/ou projetor, a atividade pode ser feita com um Draw My Life seu. É só preparar desenhos em folhas de papel A4 que ilustrem alguns acontecimentos da sua vida e levá-los para a sala.
Antes de apresentar sua história de vida, mostre o primeiro desenho e peça que os alunos façam previsões. Depois, faça sua apresentação para a turma e, então, comente sobre as previsões.
Output
Tempo sugerido: 31 minutos.
Propósito: Dar instruções sobre a apresentação Draw My Life.
Expectativa: Que os alunos se engajem durante o planejamento de suas narrativas orais e dos desenhos que farão para ilustrá-las.
Orientações: A apresentação deste slide deve durar cerca de 5 minutos.
Diga aos alunos que, neste momento da aula, eles irão planejar suas narrativas orais, selecionando detalhes da vida pessoal a serem ilustrados (Now you are going to plan your oral narratives, selecting details of your personal life and illustrating them.). Em seguida, leia as instruções contidas no slide. (I will now give you some instructions. Pay attention!)
Após as instruções, mostre o guia presente no próximo slide.
- Alternativa: Caso não possa utilizar um projetor, escreva as instruções no quadro.
Output
Propósito: Guiar os alunos durante o preparo de suas apresentações.
Expectativa: Que o slide acima ajude os alunos no planejamento de suas apresentações (seleção de detalhes pessoais, organização das narrativas orais e feitura dos desenhos).
Orientações: Este slide deve ser exibido durante os 10 minutos dedicados ao preparo das apresentações da vida em desenhos.
Apresente o guia, ressaltando o que os desenhos devem representar nos diferentes momentos da apresentação (Now I’m going to give you some guidelines regarding the content of each sheet of paper. Pay attention!), e, então, entregue 5 folhas de papel para cada um dos alunos. Dê os 10 minutos propostos anteriormente para a realização da atividade (The activity starts now. You have 10 minutes to plan your oral narrative and illustrate it with drawings.). Durante esse tempo, circule pela sala para que você possa ajudá-los na construção das narrativas orais, solucionando possíveis dúvidas sobre uso de vocabulário ou gramática.
- Alternativa: Caso não possa projetar este slide, copie este guia no quadro.
Output
Propósito: Que os alunos utilizem a língua em uma situação real.
Expectativa: Que os alunos consigam se expressar na língua alvo ao apresentarem detalhes de suas vidas através de desenhos.
Orientações: A atividade proposta neste slide deve durar cerca de 16 minutos.
Primeiro, leia as instruções contidas neste slide. Após a leitura, pergunte quem quer começar a rodada de apresentações ou escolha alguém (Caso você não tenha optado pela alternativa sem vídeo durante o Input, seria interessante levar desenhos seus em 5 folhas diferentes e contar sua história de vida para a turma. * Now I’m going to start the presentations talking about my own life story through drawings. * Dessa forma, eles teriam um modelo de apresentação e se sentiriam mais seguros. Ao terminar, peça para um dos alunos dar continuidade às apresentações.).
É importante que, durante as apresentações, você assuma o papel de mediador(a), ou seja, não interfira diretamente nas produções orais dos alunos. Isso inclui não realizar correções on the spot (logo depois do aluno se equivocar em algum aspecto linguístico). Deixe para fazer comentários técnicos posteriormente, observando o uso de verbos no passado e a pronúncia do -ed.
Quando as apresentações terminarem, pergunte à turma (Respostas pessoais):
- Was it difficult to talk about a life struggle you have been through? Why?
- How did you feel while sharing your life story and drawings with the rest of the group?
- Did the presentations make you feel closer to your classmates? If yes, in which way?
- Alternativa: Caso não possa utilizar um projetor, escreva as instruções no quadro.
Feedback
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e com a sensação de dever cumprido. Eles precisam notar que, ao conseguirem participar das tarefas propostas, foram bem-sucedidos.
Orientações: Neste último momento da aula, retome o que a turma aprendeu. Projete (ou escreva no quadro) os principais aprendizados da aula para sistematizar o processo realizado até aqui. Se puder, comente sobre cada tópico. Entretanto, se o tempo estiver curto, apenas apresente este slide. Eles, certamente, irão notar o quanto aprenderam!
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas:
-Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação dos vídeos produzidos: Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
-Aplicativo para criação de animações no celular.
Context
Previamente, envie via e-mail, Whatsapp ou Google Classroom, o link da página da Wikipédia, disponível nas orientações, e solicite que os alunos façam a leitura do texto para definir “Draw my life videos”. Pergunte:
- According to Wikipedia, what is a ‘draw your life video’?
Input
Um dia após o envio do context, envie o vídeo e a atividade do input explicando, através de áudio ou vídeo, “This is a draw my life video made by Joey Graceffa, a famous YouTuber. As you know, youtuber is a person who records and uploads videos on the Internet. Click on the link, watch Joey Graceffa’s video and answer the worksheet activity”.
Peça aos alunos que, após assistirem ao vídeo e responderem a atividade, enviem o arquivo para você. Para facilitar a devolução, você pode criar um formulário no Google Form e disponibilizar o link do vídeo e as questões.
Output
Em um encontro síncrono, retome a discussão sobre ‘Draw My Life’:
- Before watching this video, have you ever heard about or watched a video by Joey Graceffa?
- Did you like to watch it? Why?
- Was it difficult to fill in the gaps with the information you got while watching the video?
- What’s the importance of making this kind of video, revealing life struggles and telling the audience you have overcome them?
Ouça alguns alunos e, em seguida, explique que você irá orientá-los na produção de um Draw my life video:
- Today you will have the opportunity to make a ‘Draw My Life’ video about your personal experiences.
Oriente-os conforme proposto no plano original (slides 1 e 2), substituindo termos e expressões que remetem ao encontro presencial. Por exemplo, substitua a primeira frase do primeiro slide do output por: “Take 5 sheets of paper to prepare your Draw my life presentation”. Deixe claro para os alunos que eles irão desenhar 5 imagens que representam momentos importantes da vida deles, ou uma situação que viveram, e depois devem gravar um vídeo narrando essas imagens. Pode ser feito de forma simples, utilizando a câmera do celular, ou mais elaborado, utilizando um aplicativo. Combine com os alunos um prazo para produção do vídeo e já deixe agendada a data de apresentação para outro encontro síncrono.
Feedback
Em outro encontro síncrono, solicite que os alunos apresentem os ‘Draw my life videos’. Quando as apresentações terminarem, pergunte à turma (respostas pessoais):
- Was it difficult to talk about a life struggle you have been through? Why?
- How did you feel while sharing your life story and drawings with the rest of the group?
- Did the presentations make you feel closer to your classmates? If yes, in which way?
Para finalizar a aula, retome o que aprenderam na sequência, seguindo as instruções do slide final.
Sugestão: estimule os alunos a publicarem os vídeos no Instagram pessoal ou nas redes sociais da escola ou da turma.
Convite às famílias
Estimule os alunos a pedirem a ajuda de familiares na escolha do tema a ser tratado, na elaboração dos desenhos e na produção do vídeo.
Contents
- INPUT: ‘Draw My Life’ video.
- OUTPUT: ‘Draw My Life’ presentation.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI05) Compor, em língua inglesa, narrativas orais sobre fatos, acontecimentos e personalidades marcantes do passado.
(EF07LI16) Reconhecer a pronúncia de verbos regulares no passado (-ed).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professora-autora: Mariana Bartolo
Mentora: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes