Plano de Aula

Plano de aula: As diferentes formas de trabalho no mundo antigo

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escravidão e servidão no mundo antigo

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realizar a aula serão utilizados projetor ou quadro digital (que poderá precisar também do computador), cópias impressas na quantidade necessária ao desenvolvimento da aula, lápis de cores azul e verde. Em caso de não dispor dos recursos audiovisuais, faça a impressão dos materiais, ou utilize o quadro ou cartaz, de acordo com as orientações contidas no plano.

Material complementar:

Link para as imagens dos slides:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPZ5xWvSVEEjCB28VpAkp52z3xCgdrY2vSvG9Qne6NYUPEkMXtascveRT7gz/his06-17und01-imagens-slides-contexto.pdf

Link do documento para a construção do conceito e do sentido do trabalho:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6WxQf8bw3xJ8wYxht2f4W9ESkV4qJTFWpD4jn55DTHCpSmqzMsGaw63B3YQv/his06-17und01-atividade-contextualizacao.pdf

Link para o gabarito da atividade sobre o conceito e o sentido do trabalho:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sxSQvZFRa3jT9M87hphU2YaPprSH6jfYveXvY8GFMBXFfpZd9nTPZv8zpXrS/his06-17und01-gabarito-atividade-contextualizacao.pdf

Link para a Ficha de análise das estações:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/36fPu5xe5JPajsrvZc2N5F2hHxabSfeBWz8cgFrFQscucTdCucK8PYmmRfUR/his06-17und01-ficha-de-analise-das-estacoes.pdf

Link para o documento da Estação trabalho escravo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZAYtRnq8xHRVJGeYyj9UDPKN7B7MRBtWx55Fdr7B2Bfbum6fYAyjnf8pDUw3/his06-17und01-estacao-trabalho-escravo.pdf

Link para o documento da Estação trabalho servil:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aqGTUWs8VCue5jUancGfbz9RBAPydSWmh49y39DAaMndnBy47jJwJsjvbZuC/his06-17und01-estacao-trabalho-servil.pdf

Link para o documento da Estação trabalho livre:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M8yfWZDWbQQCF4sHjCx6Mvhgvq4pZtS5BSZTyeHgHX3GEDrFGXeRWHZsGG9W/his06-17und01-estacao-trabalho-livre.pdf

Para você saber mais:

FRIGOTTO, Gaudêncio.Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Trab. Educ. Saúde,
Rio de Janeiro, v. 7,suplemento, p. 67-82, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v7s1/ 04.pdf > Acesso em: 28 abr. 2019.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Usos sociais do trabalho e da noção de competência. In: Helena Hirata e Liliana Segnini. (Org.).
Organização, trabalho e gênero. São Paulo: Senac, 2007, v. , p. 277-312. Disponível em: <http://www. mestradoemgsedl.com.br/wp-content/uploads/2010/06/USOS-SOCIAIS-DO-TRABALHO-E-DA-NO%C3%87%C3%83O-DE-COMPET%C3%8ANCIA.pdf > Acesso em: 28 abr. 2019.

NEVES, Diana Rebello (et. al). Sentido e significado do trabalho: uma análise dos artigos publicados em periódicos associados à Scientific Periodicals Electronic Library. Cad. EBAPE.BR, v. 16, nº 2, Rio de Janeiro, Abr./Jun. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1679-39512018000200318&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em: 28 abr. 2019.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234> Acesso em: 28 abr. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma. É muito importante começar com esta apresentação para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA