Plano de Aula

Plano de aula: Unidades de Conservação

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade será desenvolvida por meio da elaboração de uma carta de solicitação a prefeitura de uma visita a uma Unidade de Conservação e/ou a visita de um representante legal da secretaria do Meio Ambiente na escola. Para isso a carta será redigida partindo das discussões realizadas acerca das Unidades de Conservação bem como junto a leitura de um texto no estudo antecipado apresentado pelo professor.

Materiais necessários:

Folha sulfite;

Material complementar:

Texto para a leitura em casa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8Wu2hGgmRyAHmdv26N8NbdyGJnE5zTbqsaVS3pxPkjvXnJWpJDCqy8n9MY8/geo7-12und03-tema-da-aula-texto.pdf

Modelo da carta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dCNRVYYq29yrRCYvpAjfPbHzkJVu86AupWJeTv5wmqWTWMCfrPhSFfFW4Z73/geo7-12und03-acao-propositiva-modelo-de-carta.pdf

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

UC de proteção integral- voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas

UC de uso sustentável- voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

Sistema Nacional de Unidades de Conservação

http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html

Unidades de Conservação no Brasil

https://uc.socioambiental.org/

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para realizar uma aula invertida, os alunos deverão ler o texto sobre Unidades de Conservação em casa e realizar apontamentos no caderno sobre o material: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8Wu2hGgmRyAHmdv26N8NbdyGJnE5zTbqsaVS3pxPkjvXnJWpJDCqy8n9MY8/geo7-12und03-tema-da-aula-texto.pdf

Organize a sala em grupos e projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que eles terão que escrever uma carta para a secretaria do meio ambiente da cidade pedindo autorização para irem a uma unidade de conservação próxima da escola.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA