Plano de Aula

Plano de aula: Unidades de Conservação

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade será desenvolvida por meio da elaboração de uma carta de solicitação a prefeitura de uma visita a uma Unidade de Conservação e/ou a visita de um representante legal da secretaria do Meio Ambiente na escola. Para isso a carta será redigida partindo das discussões realizadas acerca das Unidades de Conservação bem como junto a leitura de um texto no estudo antecipado apresentado pelo professor.

Materiais necessários:

Folha sulfite;

Material complementar:

Texto para a leitura em casa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8Wu2hGgmRyAHmdv26N8NbdyGJnE5zTbqsaVS3pxPkjvXnJWpJDCqy8n9MY8/geo7-12und03-tema-da-aula-texto.pdf

Modelo da carta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dCNRVYYq29yrRCYvpAjfPbHzkJVu86AupWJeTv5wmqWTWMCfrPhSFfFW4Z73/geo7-12und03-acao-propositiva-modelo-de-carta.pdf

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

UC de proteção integral- voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas

UC de uso sustentável- voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

Sistema Nacional de Unidades de Conservação

http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html

Unidades de Conservação no Brasil

https://uc.socioambiental.org/

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para realizar uma aula invertida, os alunos deverão ler o texto sobre Unidades de Conservação em casa e realizar apontamentos no caderno sobre o material: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f8Wu2hGgmRyAHmdv26N8NbdyGJnE5zTbqsaVS3pxPkjvXnJWpJDCqy8n9MY8/geo7-12und03-tema-da-aula-texto.pdf

Organize a sala em grupos e projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que eles terão que escrever uma carta para a secretaria do meio ambiente da cidade pedindo autorização para irem a uma unidade de conservação próxima da escola.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO