Plano de aula: Impactos Ambientais no Brasil

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE12) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade mencionada neste plano será desenvolvida por meio da análise da comunidade escolar como objeto de transformação e produção econômica que leva a processos de degradação ambiental e acabam justificando a criação de regulamentações de defesa de espaços naturais, tal como o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Materiais necessários:

Papel cartão (várias cores); Canetinhas; Cartolinas; Folhas sulfites; Lápis de cor; Cola; Canetas; Revistas para recorte;

Livros para recorte (aconselhável utilizar livros que seriam descartados pela escola ou que não possuem mais utilidade didática-pedagógica na construção de conceitos).

Material complementar:

Tabela de análise e pesquisa visual (Tema da aula): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H4EQTa6Dp9e5a8kR7mKWvEmmmjHbEdudpRsr9AMucZJJJuEbGzP7DwyUdTrg/geo7-12und01.pdf

Sugestões de layout (Ação propositiva):

Para você saber mais:

A expansão urbano-industrial do Brasil nas últimas décadas, gerou diversos impactos ambientais sobre o território, sobretudo em regiões de grande adensamento populacional, como é o caso das grandes capitais e metrópoles do país. Esse fato decorre de uma política econômica que se moldou a partir da década de 60 sobre os preceitos das indústrias multinacionais, que, sob a tutela do estado começou um processo de exploração da mão de obra e da matéria -prima no Brasil, edificando um modelo urbano que não respeitou os limites ambientais do Brasil.

No entanto, os impactos ambientais do Brasil também podem ser reconhecidos no campo, principalmente com a expansão da política agropecuária sobre diversas fronteiras do território que outrora abrigavam uma grande diversidade biogeográfica e que hoje vem sendo substituída pelo capital.

Sendo assim, a expansão dos impactos ambientais no Brasil acabam se resultando de políticas que valorizam o desenvolvimento econômico agrário-industrial como construção basilar na expansão de uma sociedade urbana, trazendo como consequências de curto e longo prazo, inúmeros problemas ambientais, como poluição, extinção de fauna e flora, elevada densidade demográfica, impermeabilização constante do solo e outros problemas de ordem ambiental que impactam de maneira negativa as sociedades que abrigam esses espaços.

A fim de minimizar os impactos ambientais decorrentes dessa rápida expansão agrária industrial, o governo instituiu sobre a lei 9985/2000 um programa de criação de Unidades de Conservação (UC) que visa estabelecer, dentre vários objetivos, a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais, criando programas de manutenção do espaço ambiental do Brasil.

Tema da aula

Orientações:

A aula será desenvolvida a partir de um breve levantamento de informações de possíveis impactos ambientais na comunidade escolar. Para isso entregue para cada aluno esta atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H4EQTa6Dp9e5a8kR7mKWvEmmmjHbEdudpRsr9AMucZJJJuEbGzP7DwyUdTrg/geo7-12und01.pdf e peça para preencherem a tabela, pois a atividade será utilizada como base de informações para o desenvolvimento dessa aula.

Peça para todos os alunos sentarem no chão e os organize num grande círculo, de tal maneira que todos possam se enxergar e não ficar inibido no compartilhamento da atividade realizada em casa;

Comente com os alunos que nesta aula eles vão reconhecer alguns impactos ambientais que circundam a comunidade escolar através do levantamento realizado na tabela de análise. Depois, eles criarão uma campanha de conscientização para a comunidade escolar acerca das consequências geradas pelos impactos ambientais observados e anotados.

Para você saber mais:

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA