Plano de Aula

Plano de aula: Terras Indígenas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (inclua o código da habilidade aqui) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade será trabalhada neste plano ampliando a análise de interpretação dos alunos acerca de uma reserva ambiental apenas como um elemento de manutenção da biodiversidade. A habilidade proposta no plano vai ser edificada a partir do reconhecimento da manutenção da cultura indígena como agente de preservação ambiental. As relações da manutenção de terras indígenas junto as Unidade de Conservação são reconhecidas no site do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).

Materiais necessários: Projetor e cadernos.

Material complementar:

Mapa Unidades de Conservação e terras indígenas (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kyt5WVWagZVctukJh5cmB67fQh2Bu5jaM8sbVhK3K5pFFaHkPJWSnpWQTCFY/geo7-12und05-mapa-uc-e-terras-indigenas.pdf

Para você saber mais:

A demarcação de terras indígenas tem como objetivo reconhecer a cultura dos povos indígenas para valorizar, sobretudo, as tradições que possuem caráter singular de cada grupo social indígena. O reconhecimento da identidade local, por parte do poder público, demonstra a formação de diversos espaços geográficos do Brasil, evidenciando a grande miscigenação presente em nosso território.

As terras indígenas além de reconhecer comunidades acerca da manutenção de sua cultura, traz consigo também uma grande preservação da biodiversidade da fauna e flora dos espaços demarcados.

Material didático:

Indígenas. IBGE. Disponível em: <https://indigenas.ibge.gov.br/>. Acesso em: 12 mar 2019.

Terras indígenas: o que é? Funai. Disponível em: <http://www.funai.gov.br/index.php/nossas-acoes/demarcacao-de-terras-indigenas>. Acesso em: 12 mar 2019.

OLIVEIRA, Leandro. Demarcação de terras indígenas. 2016 (4m14s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QcSBv3KcTIQ>. Acesso em: 12 mar 2019.

Quem são? Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Quem_s%C3%A3o>. Acesso em: 12 mar 2019.

Material acadêmico:

GALLOIS, Dominique Tilkin. Terras ocupadas? Territórios? Territorialidades. Disponível em: <https://www.institutoiepe.org.br/media/artigos/doc11.pdf>. Acesso em: 14 mar 2019.

GRUPIONI, Luís Donisete; FISCHMANN, Roseli. Povos Indígenas e Tolerância. São Paulo: Edusp, 2001.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e comente que irão discutir a importância das áreas demarcadas para a manutenção da cultura/identidade do povo indígena.

Mostre o mapa de distribuição das terras indígenas do Brasil, apontando que a maior parte das terras indígenas brasileiras estão localizadas na região Norte e que por isso há um maior cuidado neste espaço pela SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), pois um dos objetivos apontados pelo órgão contempla em promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais, sendo as terras indígenas um dos agentes de maior efetividade no que tange esse objetivo.

Mapa Unidades de Conservação e terras indígenas (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kyt5WVWagZVctukJh5cmB67fQh2Bu5jaM8sbVhK3K5pFFaHkPJWSnpWQTCFY/geo7-12und05-mapa-uc-e-terras-indigenas.pdf

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados