Plano de Aula

Plano de aula: Unidades de Conservação

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE12) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade contida neste plano será desenvolvida por meio da comparação de diferentes Unidades de Conservação do Brasil junto às suas responsabilidades na preservação da biodiversidade e manutenção de comunidades e povos tradicionais que muito sofrem com o avanço desenfreado do mercado capitalista.

Materiais necessários: Cartolinas; canetinhas; lápis de cor; tesouras; colas e post-its.

Material complementar:

Atividade de antecipação de conteúdo (Tema da Aula): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eP2FsXRnmr3fKjgKqrNnXH8kb2hb48y8nCEvrbQwbNWb35yn3duVgAB5yX5e/geo7-12und04-atividade-tema-de-aula.pdf

Organização da sala (Problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m8kDrRAZz8spAhxzwspvejTDhJfhAF2uDm2YXrPVhE8dwPZndDA7XY6nSH8N/geo7-12und04-organizacao-da-sala-contextualizacao.pdf

Imagens (Contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RXSJdx7uhEKs8TGAHt9rPQyRVWyUfezhaUmFzvuXGAfZzn8h9SdQwKtV3yR2/geo7-12und04-imagens-problematizacao.pdf

Sugestão de organização da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BTyazAdaYMHgtH6Ks9bta5yZHCAfEKehYTEH7Zw7HSGV5R8bXESk2R8C5jpX/geo7-12und04-sugestao-de-organizacao-da-atividade.pdf

Link para os mapas:

Mapa mudo do Brasil: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdWXtsZHXAExcJvvc28QFwjRcdFyGv9TYQBygzgBVZZ4mkK5HUftW8QzreCA/geo7-12und04-mapa-mudo.pdf

Mapa (contextualização):

https://docs.google.com/document/d/1vMMUveiJ9l5uAHpmq_IrBNDcPxIWB8IPOqP0KuFeu60/edit

Para você saber mais:

Unidades de conservação são áreas naturais delimitadas pelo poder público que tem como objetivo preservar os recursos ambientais inseridos dentro do território demarcado, inclusive águas jurisdicionais que estão sob a tutela do Estado. As Unidades de Conservação são reguladas pela lei nº 9.985, de 2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). O SNUC organizou as UC em duas categorias:

  • UC de proteção integral- voltadas para a manutenção integral do território, sendo o acesso apenas voltado para pesquisas;
  • UC de uso sustentável- voltadas para o uso sustentável do espaço. Normalmente estas UC’s são destinadas a comunidades locais e ou atividades educativas.

As Unidades de Conservação além de criar uma dinâmica de manutenção da biodiversidade, institui a preservação de povos e comunidades tradicionais. O decreto de número 6040 reconhece esses povos como elementos de identidade própria que utilizam os espaços florestais do Brasil como bases de sua sobrevivência cultural. Ainda assim eles estão submetidos às regulações do governo federal, podendo explorar apenas as áreas que são demarcadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável.

Material didático:

Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (Mapas). Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/mapas>. Acesso em 20 fev 2019.

Mapas Temáticos e Dados Geoestatísticos das Unidades de Conservação Federais. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/geoprocessamentos/51-menu-servicos/4004-downloads-mapa-tematico-e-dados-geoestatisticos-das-uc-s>. Acesso em 27 fev 2019.

Nova Cartografia Social da Amazônia. Disponível em: <http://novacartografiasocial.com.br/fasciculos/povos-e-comunidades-tradicionais-do-brasil/>. Acesso em 02 mar 2019.

Povos e Comunidades Tradicionais. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/desenvolvimento-rural/terras-ind%C3%ADgenas,-povos-e-comunidades-tradicionais>. Acesso em 27 fev 2019.

Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html>. Acesso em 27 fev 2019.

Material acadêmico

VIANNA, Lucila Pinsard. De invisíveis a protagonistas Disponível em: <http://www.dan.unb.br/images/pdf/anuario_antropologico/Separatas%202002-2003/2002-2003_paullittle.pdf>. Acesso em: 01 mar 2019.

Contextos prévios: Para o pleno desenvolvimento desta aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento sobre a localização dos estados brasileiros e o professor ter trabalhado minimamente Unidades de Conservação, assim como indicado no slide 2.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para a realização desta aula é necessário que os alunos realizem de maneira antecipada a atividade a seguir: https://drive.google.com/file/d/1q6ytGs7z8Vwyfys72wQGFhzW5woZllvv/view?usp=sharing.

A realização da atividade será de extrema importância na condução da aula. A atividade visa valorizar o desenvolvimento prévio do conteúdo por meio de uma antecipação dos estudos.

Projete, escreva no quadro ou comente com os alunos que hoje vocês irão conversar sobre o papel das Unidades de Conservação na preservação de povos e comunidades tradicionais e que irão utilizar a atividade que eles fizeram em casa, por isso todos devem estar com a atividade realizada.

Organize os alunos em trios

Fonte da imagem:

VAN DEN HEUVEL, Maarten. Guayaquil Ecuador. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/zqR4Fpi6Lyo>. Acesso em: 04 mai 2019.

Como adequar à sua realidade: A atividade sugerida para casa compreende alguns povos e comunidades tradicionais do Brasil (ribeirinhos, quebradeiras de coco babaçu,indígenas e seringueiros). No entanto,a fim de contextualizar o conteúdo com a realidade dos alunos e tornar a aula mais significativa, exemplifique na atividade de casa ou peça para os alunos pesquisarem sobre alguma comunidade/povos tradicionais da região.

O site abaixo traz um levantamento de inúmeros povos e comunidades tradicionais espalhados pelo Brasil com material para download: http://novacartografiasocial.com.br/fasciculos/povos-e-comunidades-tradicionais-do-brasil/

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