Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Realizando uma investigação
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo e elaborando problemas de matemática
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
HABILIDADE DA BNCC:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Refletir sobre as operações matemáticas e sua utilização na resolução de problemas, introduzindo ideias de investigação numérica.
- Resolver um problema de investigação numérica com mais de uma operação.
Conceito chave: resolução de problemas por meio de investigação numérica.
Recursos necessários
-Lápis,
-papel,
-Borracha
-Materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula: investigação numérica, formalização e argumentação
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo Sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o problema para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 05 minutos.
Orientação: Inicie discutindo sobre os problemas de matemática que são resolvidos com mais de uma operação e depois direcione as discussões, a fim de diagnosticar qual o conhecimento dos alunos sobre problemas de investigação numérica, destacando que são problemas que necessitam do interesse do aluno para ser resolvido e que são resolvidos por meio de argumentação e generalização.
Propósito: Realizar discussões com a turma sobre problemas de investigação numérica e a utilização de mais de uma operação na solução destes problemas.
Discuta com a turma:
- Você já ouviu falar de problemas de investigação numérica?
- Você já resolveu algum problemas desse tipo? Se já resolveu, quais as principais dúvidas e dificuldades que teve ao longo do processo?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientação: Faça a leitura do problema proposto juntamente com os alunos e depois solicite aos mesmos que iniciem a resolução. Esta atividade pode ser desenvolvida em duplas ou trios e depois na hora das discussões, cada grupo apresentará suas estratégias, utilizadas na resolução. Para a versão impressa desta atividade, clique aqui. Para acessar a resolução clique aqui.
Propósito: Propor um problema de investigação numérica que utiliza mais de uma operação matemática e verificar o raciocínio utilizada para obter a solução.
Material complementar:
Resolução da atividade principal
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Como você procederia para resolver este impasse?
- Na sua opinião, quem está certo? Por que?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientação: Professor, este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a fala do garoto? Por que?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Tem sentido a explicação do garoto? Por que?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a frase dita pela menina? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Você chegou a mesma conclusão que a garota?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 15)
Tempo Sugerido: 20 minutos.
Orientação: Este momento deve ser destinado a discussão das estratégias utilizadas pelos alunos e a solução obtida por eles. Permita que os grupos apresentem suas resoluções e discutam com os demais colegas da turma.
Propósito: Realizar as discussões das soluções encontradas e das estratégias utilizadas em um problema de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- O comando da questão fala em estimar o tempo do percurso de Guilherme. O que você entende por estimar? E por que esse comando do problema fala em “estimar o tempo”?
- Quando nos deslocamos de um lugar a outro podemos utilizar quais meios de transporte? E gastamos o mesmo tempo nesses percursos?
- Quais fatores influenciam a duração desses deslocamentos?
ENCERRAMENTO
TEMPO SUGERIDO: 03 minutos.
Orientação: Finalize este momento destacando algumas características deste tipo de problema. Faça uma pergunta para a turma com essa finalidade, para verificar qual ou quais características serão apresentadas pelos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão dos alunos quanto a problemas de investigação numérica.
RAIO X
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema. Para obter a versão impressa, clique aqui. Para acessar as resoluções propostas, clique aqui.
Propósito: Verificar as aprendizagens dos alunos, em problemas de investigação numérica.
Discuta com a turma:
- Como vocês iniciaram a resolução do problema?
- Qual o momento de maior dificuldade durante a busca da resolução deste problema?
- É possível apontar semelhanças e diferenças com algum problema já resolvido na aula de hoje?
- A ideia da resolução que você teve no início se manteve durante o processo, ou foi preciso mudar as estratégias?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_25RDP08
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp
- Opcionais: Google sala de aula, podcast
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade Principal
Professor, inicie essa aula organizando os alunos em quartetos. Explique a eles que deverão fazer uma videochamada de grupo pelo WhatsApp e que eles terão cerca de 10 minutos para resolver o problema proposto. Oriente-os a registrar suas estratégias no caderno para consultarem durante a aula. Combine com eles o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões. Compartilhe com eles o slide da Atividade Principal. Garanta que cada grupo consiga compartilhar suas conclusões. Se sua aula for síncrona, peça aos alunos de cada grupo que acionem seus microfones para explicar suas estratégias. Caso contrário, solicite que enviem um áudio para o grande grupo explicando suas conclusões. Posteriormente, envie um áudio com a devolutiva dessa atividade.
Discussão das soluções
A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar a foto das suas conclusões para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Incentive os alunos a usar ferramentas de áudio ou vídeo para explicar como pensaram para resolver o problema. Você pode convidar um aluno de cada grupo para comentar sua resolução. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Professor, lembre-se que o objetivo dessa aula é que os alunos resolvam problemas de investigação numérica e elaborem estratégias pessoais de resolução. Explore essa atividade com boas perguntas para que eles possam perceber as possíveis interpretações do problema. Garanta que o encerramento seja feito nessa etapa. Caso sua aula não seja síncrona, organize essa proposta pelo WhatsApp, enviando o problema e fazendo a discussão por áudios ou mensagens de texto. Para a devolutiva você pode gravar um áudio ou um podcast e enviar para os alunos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
HABILIDADE DA BNCC:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Refletir sobre as operações matemáticas e sua utilização na resolução de problemas, introduzindo ideias de investigação numérica.
- Resolver um problema de investigação numérica com mais de uma operação.
Conceito chave: resolução de problemas por meio de investigação numérica.
Recursos necessários
-Lápis,
-papel,
-Borracha
-Materiais impressos
Vocabulário que será aprendido nesta aula: investigação numérica, formalização e argumentação