Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas de travessia
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo e elaborando problemas de matemática
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
- Promover a leitura e interpretação de um problema que envolve raciocínio dedutivo e propiciar ao aluno a comunicação do seu pensamento por meio da escrita e da oralidade;
- Ler e interpretar um problema de travessia, buscando estratégias de solução e atendendo as orientações do problema proposto.
- Realizar discussões sobre o problema de travessia proposto, destacando as condições que devem ser obedecidas e o uso da lógica para sua resolução.
Conceito-chave
Problemas de travessia
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
- Copos de 500ml, 200ml e 150ml (opcionais)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Promover a leitura e interpretação de um problema que envolve raciocínio dedutivo e propiciar ao aluno a comunicação do seu pensamento por meio da escrita e da oralidade;
- Ler e interpretar um problema de travessia, buscando estratégias de solução e atendendo as orientações do problema proposto.
- Realizar discussões sobre o problema de travessia proposto, destacando as condições que devem ser obedecidas e o uso da lógica para sua resolução.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo Sugerido: 02 minutos
Orientação: Apresentar para a turma o objeto proposto .
Propósito: Compar tilhar com os alunos o objetivo proposto na aula.
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 05 minutos
Orientação: Promova uma discussão com os alunos a partir das perguntas acima, com o propósito de diagnosticar a ideia de travessia que os alunos possuem, sob o ponto de vista da linguagem e depois relacionar essa ideia com os problemas de travessia propostos na matemática.
Propósito: Discutir com os alunos sobre ideias relacionadas a travessia, buscando a ideia de familiarizar os mesmos com esse tipo de problema.
Discuta com a turma:
- Após discutirmos sobre as ideias relacionadas a travessia, que meios de transporte podem ser utilizados nestes acontecimentos? Só podemos caracterizar problemas de travessia aqueles com meios de transporte?
- Você já realizou travessia em quais locais? De quais maneiras?
- Uma travessia pode ser executada de qualquer forma? O que precisa ser pensado antes de iniciar?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a distribuição do suco e atender a todas as exigências do problema. Se possível, disponibilize um copo de 500ml cheio de água e outros dois vazios, de 200ml e de 150ml, para cada dupla ou trio. Para impressão desta atividade clique aqui e para acessar a resolução desta atividade, clique aqui.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Segue uma lista de Atividades Complementares que podem ser utilizadas durante o desenvolvimento da aula ou em outro momento que julgar necessário. Para acessar a resolução das atividades complementares, clique aqui.
Utilize o Guia de Intervenções que ajudará no desenvolvimento das atividades propostas caso o aluno apresenta alguma dificuldade
Discuta com a turma:
- Qual a ideia apresentada neste problema?
- Qual foi a primeira ideia que você teve para resolver este problema? E ela permitiu achar a resolução?
- Como você descreve o processo de resolução de um problema como esse?
- Materiais complementares:
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Qual sua opinião sobre a fala de Ana? Você concorda? Por quê?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Será que realmente uma terá que tomar mais suco que a outra?
- De que maneira podemos ajudar Ana e Isabe?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Será possível a Ana e Isabel distribuir esse suco em metades, sem ter copos graduados ( com as medidas expressas)?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Você pensou da mesma forma que Ana e Isabel?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Você pensou da mesma forma que Ana e Isabel?
PAINEL DE SOLUÇÕES( SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Você pensou da mesma forma que Ana e Isabel?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Ana e Isabel estão com dificuldades de terminar a distribuição do suco na metade. Você acha que elas irão conseguir?
- Como você poderia ajudá-las? Como você resolveria o problema a partir dai?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Ana e Isabel estão com dificuldades de terminar a distribuição do suco na metade. Você acha que elas irão conseguir?
- Como você poderia ajudá-las? Como você resolveria o problema a partir dai?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Você concorda com a ideia de Ana e Isabel?
PAINEL DE SOLUÇÕES (SLIDES 5 a 14)
Tempo Sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema proposto aos alunos e depois peça que cada aluno busque sua resolução. Depois permita que os mesmos sentem em duplas ou trios e discutam sobre as resoluções obtidas e quais estratégias utilizaram para encontrar uma maneira de realizar a travessia e atender todas as exigências do problema.
Propósito: Propor um problema de travessia para os alunos e verificar o raciocínio utilizado por eles para deduzirem as devidas soluções.
Discuta com a turma:
- Como Ana e Isabel devem fazer a divisão dos copos já com o suco distribuído, para que cada uma tome metade do suco?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
TEMPO SUGERIDO: 03 minutos
Orientação: Professor, encerre este momento fazendo um levantamento de tudo o que foi apresentado na aula de hoje e por fim apresenta sobre o que foi trabalhado. Não um um conceito específico que defina o que são problemas de travessia, mas podemos definir esse tipo de conceito através de suas características.
Propósito: Analisar as perspectivas dos alunos sobre problemas de travessia
Discuta com a turma:
- Já tinha feito algum problema semelhante a este?
- O que você destaca de diferenças e semelhanças na resolução desse tipo de problema em comparação a outros que você já conhecia?
ENCERRAMENTO
TEMPO SUGERIDO: 03 minutos
Orientação: Professor, finalize este momento destacando algumas características deste tipo de problema. Faça uma pergunta para a turma com essa finalidade, para verificar qual ou quais características serão apresentadas pelos alunos.
Propósito: Verificar a compreensão dos alunos quanto a problema de travessia.
RAIO X
Tempo Sugerido: 10 minutos
Orientação: Professor, faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um obtenha individualmente a resolução deste problema e que criem suas estratégias de resolução, respeitando as condições fornecidas pelo problema. Para obter a versão impressa, clique aqui. Para acessar as resoluções propostas, clique aqui.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos, em problemas de travessia
Discuta com a turma:
- É possível apontar semelhanças e diferenças com algum problema já resolvido na aula de hoje?
- Esse problema apresenta alguma restrição?
- A ideia da resolução que você teve no início se manteve durante a resolução, ou foi preciso mudar as estratégias?
- Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_25RDP07
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp
- Opcionais: Google sala de aula
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no primeiro slide da Atividade Principal. Tire uma foto desse slide, disponibilize a imagem para os alunos e oriente-os a resolver o problema proposto. Você poderá usar o meio de comunicação estabelecido com os alunos. Solicite a eles que registrem suas resoluções e estratégias no caderno para que possam retomá-las durante a aula. Incentive os alunos a resolverem a atividade de forma autônoma. Durante a aula vocês irão discutir as soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Organize um painel de soluções. Peça aos alunos que fotografem as suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como Whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Se sua aula for síncrona, estimule os alunos a usar a ferramenta de áudio ou vídeo e falar como pensaram para resolver o problema proposto. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos resolvam problemas que envolvem travessia e elaborem estratégias pessoais de resolução. Sendo assim, explore cada pergunta proposta no item Discuta com a turma, solicitando que eles façam os registros para que possam perceber que há várias possibilidades de organizar as ideias para resolver um mesmo problema. Ao perceberem essas possibilidades, os alunos compreendem que o erro faz parte do processo de aprendizagem.
Convite às famílias
Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
- Promover a leitura e interpretação de um problema que envolve raciocínio dedutivo e propiciar ao aluno a comunicação do seu pensamento por meio da escrita e da oralidade;
- Ler e interpretar um problema de travessia, buscando estratégias de solução e atendendo as orientações do problema proposto.
- Realizar discussões sobre o problema de travessia proposto, destacando as condições que devem ser obedecidas e o uso da lógica para sua resolução.
Conceito-chave
Problemas de travessia
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- Borracha
- Materiais impressos
- Copos de 500ml, 200ml e 150ml (opcionais)