Plano de aula: Identificação de flexões do substantivo em contos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Funções e flexões do substantivo

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as flexões dos substantivos, além dos efeitos de sentido produzidos por estas.

Materiais necessários: Projetor, computador ou pen-drive com imagens, cópias xerografadas do conto “Voltando da escola pra casa” (Ricardo Azevedo); quadro e giz.

Dificuldades antecipadas: A primeira dificuldade que o aluno pode ter é com relação ao conceito de substantivo, adjetivo e verbo. Assim, é importante que o professor retome essas definições antes de trabalhar a ideia de concordância e seus efeitos de sentido.

Referências sobre o assunto: CUNHA, Antônio Sérgio Cavalcante de. A flexão de gêneros do substantivo. Disponível em: <https://docplayer.com.br/68031891-A-flexao-de-genero-dos-substantivos-antonio-sergio-cavalcante-da-cunha-uerj.html>. Acesso em: 6 out. 2018.

KLEIMAN, Ângela B; SEPÚLVEDA, Cida. Oficina de gramática - metalinguagem para principiantes. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

MENDES, Camila Costa Rabello Mendes e VICENTE, Helena da Silva Guerra Vicente. O tratamento do substantivo e do adjetivo em livros didáticos. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/download/2399/2112>. Acesso em: 6 out. 2018.

Tema da aula

Orientações: Mostre o slide aos alunos e diga que este é o tema da aula. Diga-lhes que é preciso, então, recordar o que é um substantivo - palavra que dá nome aos seres - para saber, então, fazer a flexão deles e perceber seu efeito de sentido.