Texto para impressão - Voltando da escola para casa
Plano de Aula
Plano de aula: Identificação de flexões do substantivo em contos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Funções e flexões do substantivo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as flexões dos substantivos, além dos efeitos de sentido produzidos por estas.
Materiais necessários: Projetor, computador ou pen-drive com imagens, cópias xerografadas do conto “Voltando da escola pra casa” (Ricardo Azevedo); quadro e giz.
Dificuldades antecipadas: A primeira dificuldade que o aluno pode ter é com relação ao conceito de substantivo, adjetivo e verbo. Assim, é importante que o professor retome essas definições antes de trabalhar a ideia de concordância e seus efeitos de sentido.
Referências sobre o assunto: CUNHA, Antônio Sérgio Cavalcante de. A flexão de gêneros do substantivo. Disponível em: <https://docplayer.com.br/68031891-A-flexao-de-genero-dos-substantivos-antonio-sergio-cavalcante-da-cunha-uerj.html>. Acesso em: 6 out. 2018.
KLEIMAN, Ângela B; SEPÚLVEDA, Cida. Oficina de gramática - metalinguagem para principiantes. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
MENDES, Camila Costa Rabello Mendes e VICENTE, Helena da Silva Guerra Vicente. O tratamento do substantivo e do adjetivo em livros didáticos. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/download/2399/2112>. Acesso em: 6 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre o slide aos alunos e diga que este é o tema da aula. Diga-lhes que é preciso, então, recordar o que é um substantivo - palavra que dá nome aos seres - para saber, então, fazer a flexão deles e perceber seu efeito de sentido.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO