Plano de aula: O uso dos Modos Verbais em textos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo

Sobre esta aula: esta é 03 aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a produção de textos dos gêneros notícia, propaganda e poema, utilizando modos verbais que sejam produtivos em cada um deles (Indicativo, Imperativo e Subjuntivo, respectivamente), para que os alunos se apropriem do uso dos Modos em textos nos quais eles são recorrentes.

Materiais necessários: Cartolinas, lápis de cor, canetas coloridas, cola, tesoura, projetor, impressora para imprimir o material complementar

Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda poderão apresentar confusão entre os sentidos dos modos verbais, pois podem ainda não estar bem apropriados do conceito de verbo.

OBS.: É desejável que os alunos já tenham estudado Modos Verbais para que consigam realizar esta aula.

Referências sobre o assunto: CASTILHO, Ataliba T.de. Nova Gramática do português brasileiro. 1a ed. 3a impressão. São Paulo:Contexto, 2014. CEREJA, William R.; COCHAR, Thereza M. Texto e Interação. 2 ed. São Paulo:Saraiva, 2013.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.
  • Nesta aula, os alunos produzirão textos dos gêneros: notícia, propaganda e poema.