Plano de aula: Identificando adjetivos no conto A Moça Tecelã

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Funções e flexões do adjetivo

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

• Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
  • Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
  • Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Esta primeira aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da descoberta de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. As duas aulas seguintes propiciam, respectivamente, exercitar estas regularidades linguísticas e, posteriormente, aplicá-las em atividades discursivas mais complexas.

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

• Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
    COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo: Global, 2004. 1. Ed., 9ª reimpressão. “Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas”;
  • Cópias do texto “A moça tecelã”.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos encontrem dificuldades em identificar os adjetivos e distingui-los dos substantivos durante a atividade de escuta do texto.

Referências sobre o assunto:

BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. Artigo publicado In.: Revista Entrelaces, V.2, Nº 9 Jan.-Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. – 1. Ed., 4ª reimpressão – São Paulo: Contexto, 2016.
COLASANTI, Marina. - A moça tecelã. - 1. Ed., 9ª reimpressão - São Paulo: Global, 2004. “Bordados das Irmãs Dummont, ngela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas”.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 7. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique aos alunos que a aula iniciará com a leitura de um conto e que eles devem estar atentos para descobrirem a importância de uma certa classe de palavras para esse gênero de texto.