Atividade para impressão – Tags para a brincadeira "Se eu fosse..."
Plano de Aula
Plano de aula: Uso dos modos verbais em brincadeiras populares
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno perceba que o verbo pode exprimir certeza, possibilidade ou ordem, por meio de brincadeiras populares.
Materiais necessários:
- Projetor de slides (caso não o tenha, imprimir ou colocar no quadro).
- Cópias das brincadeiras que estão nos materiais complementares.
- Cronômetro.
- Cartolina.
- Coroa de papel.
- Pedaço de tecido TNT para ser utilizado como manto do rei.
- Garrafa de PET.
Dificuldades antecipadas: uma das dificuldades que os alunos poderão apresentar é entender os efeitos de sentido do modo indicativo, limitando-se a identificar algumas funções e suas marcas temporais e pessoais.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo. Contexto, 2014.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Conte para a turma qual será a proposta de aula do dia. Os modos verbais referem-se à maneira como o falante se expressa nos atos comunicativos, de acordo com suas intenções e seus interlocutores.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO