Plano de Aula

Plano de aula: Uso dos modos verbais em brincadeiras populares

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno perceba que o verbo pode exprimir certeza, possibilidade ou ordem, por meio de brincadeiras populares.

Materiais necessários:

  • Projetor de slides (caso não o tenha, imprimir ou colocar no quadro).
  • Cópias das brincadeiras que estão nos materiais complementares.
  • Cronômetro.
  • Cartolina.
  • Coroa de papel.
  • Pedaço de tecido TNT para ser utilizado como manto do rei.
  • Garrafa de PET.

Dificuldades antecipadas: uma das dificuldades que os alunos poderão apresentar é entender os efeitos de sentido do modo indicativo, limitando-se a identificar algumas funções e suas marcas temporais e pessoais.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo. Contexto, 2014.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para a turma qual será a proposta de aula do dia. Os modos verbais referem-se à maneira como o falante se expressa nos atos comunicativos, de acordo com suas intenções e seus interlocutores.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO