Plano de aula: Uso dos modos verbais em brincadeiras populares

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno perceba que o verbo pode exprimir certeza, possibilidade ou ordem, por meio de brincadeiras populares.

Materiais necessários:

• Projetor de slides (caso não o tenha, imprimir ou colocar no quadro).
  • Cópias das brincadeiras que estão nos materiais complementares.
  • Cronômetro.
  • Cartolina.
  • Coroa de papel.
  • Pedaço de tecido TNT para ser utilizado como manto do rei.
  • Garrafa de PET.

Dificuldades antecipadas: uma das dificuldades que os alunos poderão apresentar é entender os efeitos de sentido do modo indicativo, limitando-se a identificar algumas funções e suas marcas temporais e pessoais.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo. Contexto, 2014.

Tema da aula

Orientações: Conte para a turma qual será a proposta de aula do dia. Os modos verbais referem-se à maneira como o falante se expressa nos atos comunicativos, de acordo com suas intenções e seus interlocutores.