Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nesta aula, vocês estudarão os modos verbais, mas, para isso, precisarão criar documentos colaborativos e organizar-se em 3 grupos que consigam se comunicar via WhatsApp. Organize essa divisão em grupos com a turma utilizando um sorteador (sugestão disponível aqui) ou deixando que eles lhe digam seus grupos de afinidade. Quando tudo estiver organizado, distribua as atividades da seguinte forma, via WhatsApp, listando os nomes de cada grupo:
Grupo 1: Se eu fosse... eu seria…
Grupo 2: Cãozinho adestrado
Grupo 3: Quem conta um conto, aumenta um ponto
Cada grupo deve criar um Google Doc com estes títulos e os nomes dos componentes do grupo, e colocá-lo em uma pasta no Google Drive específica para essa atividade. Caso não seja possível utilizar o Drive e o Google Docs, utilize os meios virtuais possíveis para a turma.
Desenvolvimento
Encaminhe agora as orientações por escrito. No Google Doc criado pelo Grupo 1, escreva as orientações para fazer a atividade “Se eu fosse.. eu seria...”, para a descoberta do Modo Subjuntivo. Coloque todas as tags sugeridas e peça que o grupo se divida para fazê-las (por exemplo, cada um faz 4 tags). No Google Doc criado pelo Grupo 2, você vai orientá-los a ver 1 minuto do vídeo “Cachorro Adestrado”, do canal Parafernalha no YouTube, disponível aqui, e responder, para a descoberta do Modo Imperativo, ao seguinte: que outras ordens malucas ele poderia dar ao cãozinho? Peça que criem ao menos mais 5 ordens bem criativas. No Google Doc criado pelo Grupo 3, peça que um componente do grupo inicie com a frase “Ontem eu estava indo para casa quando de repente eu vi…” e os demais devem continuá-la, aumentando a história, para a descoberta do Modo Indicativo.
Para os 3 grupos, você pedirá, junto com as demais orientações, que os alunos destaquem os verbos usados. Após as entregas, leia as respostas e escreva comentários positivos nos Docs criados pelos grupos.
Grave um novo áudio pedindo agora que todos os alunos visitem os Docs criados pelos grupos, leiam o que foi produzido e prestem atenção nos verbos destacados. Lance a pergunta que está no slide de Fechamento do plano (“Quais os sentidos dos verbos usados em cada brincadeira/atividade? O que eles estão expressando?”), a ser respondida pelos grupos no mesmo Doc. Acompanhe-os pelos canais de comunicação combinados entre vocês para auxiliá-los. Marque uma data para o retorno dessa pergunta.
Fechamento
Depois de ler as respostas à pergunta feita, grave um novo áudio dando um retorno e explicando mais alguns detalhes sobre os Modos Verbais, aproveitando o que seus alunos escreveram. Utilize também as Orientações do Plano para embasar seu áudio e focar nas características dos Modos Verbais. É importante destacar algumas palavras-chave para identificar o que cada Modo expressa: Indicativo – verdade, fato, certeza; Subjuntivo – possibilidade, desejo; Imperativo – ordem ou pedido. Se houver possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar o feedback, aproveitando para interagir mais com seus alunos.
Convite às famílias
Brincadeiras populares são uma delícia de fazer em casa, em família! Proponha às famílias que façam as brincadeiras “O rei/mestre mandou” e “Quem conta um conto aumenta um ponto” em casa, oralmente, como na origem de toda brincadeira popular. Há uma sugestão bem divertida no YouTube de fazer o “O rei/mestre mandou” em casa, do canal Diário das Gêmeas, disponível aqui. A brincadeira “Quem conta um conto…” pode ser feita da seguinte forma: alguém inicia a história com uma bolinha na mão. Quando quiser parar, passa a bolinha para o próximo continuar e assim por diante. As famílias que quiserem podem compartilhar fotos ou vídeos curtos no WhatsApp da turma.