Plano de Aula

Plano de aula: Flexões dos substantivos - Trabalhando a coesão e a coerência

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Funções e flexões do substantivo

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber as funções e flexões dos substantivos, além dos efeitos de sentido produzidos por essas flexões.

Materiais necessários:

  • Projetor
  • Quadro e giz.
  • Envelopes (número de alunos dividido por 4)
  • Cartões com palavras que possam formar frases. (Imprima as folhas em n° de alunos dividido por 4. Coloque todos os cartões de cada folha em um envelope)
  • Folhas A4 e caneta hidrocor para a escrita de novas palavras.
  • Fita adesiva para a fixação dos papéis na camisa dos estudantes (altura do peito).

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade na formação de frases, já que estas não foram retiradas de um texto anteriormente conhecido por eles. Caso isso ocorra, chamar a atenção para a inicial maiúscula de uma das palavras e o uso do ponto final após outra.

Referências sobre o assunto: CUNHA, Antônio Sérgio Cavalcante de. A flexão de gêneros do substantivo. Disponível em: <https://docplayer.com.br/68031891-A-flexao-de-genero-dos-substantivos-antonio-sergio-cavalcante-da-cunha-uerj.html>. Acesso em: 6 out. 2018.

KLEIMAN, Ângela B; SEPÚLVEDA, Cida. Oficina de gramática - metalinguagem para principiantes. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.

MENDES, Camila Costa Rabello Mendes e VICENTE, Helena da Silva Guerra Vicente. O tratamento do substantivo e do adjetivo em livros didáticos. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/download/2399/2112>. Acesso em: 6 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide para os alunos, dizendo que o objetivo da aula é estudar de que maneira a flexão do substantivo interfere na compreensão do texto.