Plano de Aula

Plano de aula: Entre substantivos e verbos.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Entre substantivos e verbos

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a função do verbo e do substantivo exercitando o uso. Compreender a relação de concordância que existe entre substantivo e verbo. Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras.

Materiais necessários: Atividade em folha, cartaz (pode ser papel pardo ou color set), caderno, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador on-line ou outro equipamento que possa projetar.

Dificuldades antecipadas: Levar em consideração o nível de apropriação em que os alunos se encontram em relação ao sistema alfabético de escrita. Por esse motivo os alunos podem encontrar dificuldade em identificar as normas que estão diretamente ligadas ao domínio da escrita, outra dificuldade é a variedade linguística que reflete na forma que escrevemos. Tais apontamentos devem ser monitorados.

Referências sobre o assunto:

Fonte da Vinhaça. Folha de S. Paulo. Disponível em: <http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/cantadas/126-fonte-da-vinhaca>. Acesso em: 08 nov.2018.

ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Formação de Palavras. Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/formacao-de-palavras>. Acesso em 08 de nov. de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. São Paulo : SME/ DOT, 2011. 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>. Acesso em: 08 de nov. de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é perceber a função dos substantivos e dos verbos nas frases e nos textos. Projete ou escreva no quadro o tema da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA