Atividade para impressão - Exercício de reescrita - LP06_10ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Estudando funções e flexões do adjetivo no conto A Moça Tecelã
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Funções e flexões do adjetivo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:
- Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
- Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
- Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.
Esta segunda aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da exercitação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. A aula seguinte propicia aplicar estas regularidades em atividades discursivas mais complexas.
A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação, por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC – LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p.137. Dez. 2017).
Materiais necessários:
- Livro sugerido para a atividade de leitura e escuta (introdução da aula):
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 1ª Ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Global, 2004. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas. - Cópias do texto A Moça Tecelã.
- Marcadores de texto coloridos.
- Tabela de substantivos e adjetivos (disponível em "materiais para impressão").
- Folha de exercícios de reescrita (disponível em "materiais para impressão").
Dificuldades antecipadas: Identificar e distinguir os adjetivos no contexto e estabelecer as relações com os respectivos substantivos.
Referências sobre o assunto:
BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. In.: Revista Entrelaces, v.2, nº 9, Jan.–Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 3ª. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. 1ª ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Global, 2004. ilustrações: Bordados das Irmãs Dummont, Ângela, Marilu e Silva e da mãe Antônia, sobre desenhos de Demóstenes Vargas.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
Explique aos alunos que a aula iniciará com a leitura e interpretação do conto A Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti. Na sequência, irão identificar os adjetivos no texto e, por meio de exercícios, compreender as funções e flexões dos adjetivos no conto.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO