Atividade para impressão - Bruxas não existem
Plano de Aula
Plano de aula: Flexões do substantivo em contos - revisão
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Funções e flexões do substantivo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é descobrir palavras de um conto, considerando o contexto em que são utilizadas, observando as flexões dos substantivos e seus efeitos de sentido.
Materiais necessários: Bola de meia (pode ser substituída por bolinha plástica, dessas que se encontram em piscinas de bolinhas), projetor, folhas impressas com exercício.
Dificuldades antecipadas: Na atividade de introdução, os alunos podem citar palavras que não se classifiquem como pedido. Caso isso ocorra, peça ajuda à turma para analisar a palavra citada e ajudar a orientar o aluno que não soube dizer a palavra adequada. Faça isso com questionamentos, como “Essa palavra indica uma ação ou um estado?” “Vou lhe falar um adjetivo e, então, você vai me falar outro, certo? Bonito, por exemplo”. Não necessariamente as palavras que os alunos usarem no exercício serão as mesmas presentes no texto original. Não veja isso como uma dificuldade. O importante é que as regras de concordância sejam observadas.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Antônio Sérgio Cavalcante de. A flexão de gêneros do substantivo. Disponível em: <https://docplayer.com.br/68031891-A-flexao-de-genero-dos-substantivos-antonio-sergio-cavalcante-da-cunha-uerj.html>. Acesso em: 6 out. 2018.
KLEIMAN, Ângela B; SEPÚLVEDA, Cida. Oficina de gramática - metalinguagem para principiantes. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
MENDES, Camila Costa Rabello Mendes e VICENTE, Helena da Silva Guerra Vicente. O tratamento do substantivo e do adjetivo em livros didáticos. Disponível em: <https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/universitashumanas/article/download/2399/2112>. Acesso em: 6 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Mostre o slide à turma e diga que o objetivo da aula é flexionar o substantivo e que, para isso, eles terão pistas. Pergunte que pistas eles acham que podem ajudar nessa tarefa. (Observação do gênero e do número dos adjetivos e da pessoa exigida pelo verbo.) Se não souberem responder, diga que, durante a aula, saberão encontrá-las.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO