Plano de Aula

Plano de aula: Aplicando funções e flexões do adjetivo no conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Funções e flexões do adjetivo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é:

  • Aula 1. Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a função e a flexão dos adjetivos; inferir a função dos adjetivos no gênero conto, a partir da escuta do texto A Moça Tecelã.
  • Aula 2. Identificar e reconhecer, no texto, algumas relações entre o adjetivo e o substantivo (caracterização dos seres, objetos, sensações, lugares etc.); construir, coletivamente, o conceito de adjetivo.
  • Aula 3.Empregar adjetivos flexionando-os em gênero, número e grau por meio da reescrita de um trecho do conto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.

Esta aula possibilita o estudo da classe dos adjetivos por meio da aplicação de regularidades linguísticas observadas a partir da leitura do texto “Um Problema Difícil”, do escritor Pedro Bandeira, por meio de atividades discursivas mais complexas.

A abordagem dos aspectos linguísticos e semióticos se fará pela perspectiva enunciativo-discursiva, na qual é dada especial relevância aos efeitos de sentido produzidos pelas práticas de linguagem nos diferentes campos de atuação por meio dos diversos gêneros textuais, conforme sugerido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

“Os conhecimentos sobre a língua, as demais semioses e a norma-padrão não devem ser tomados como uma lista de conteúdos dissociados das práticas de linguagem, mas como propiciadores de reflexão a respeito do funcionamento da língua no contexto dessas práticas. A seleção de habilidades na BNCC está relacionada com aqueles conhecimentos fundamentais para que o estudante possa apropriar-se do sistema linguístico que organiza o português brasileiro.” (BNCC - LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES, cap. 4.1.1.2, p.137 - dez. 2017).

Materiais necessários:

  • Cópias do texto “Um problema difícil”, de Pedro Bandeira.
  • Canetas marca-textos.

Dificuldades antecipadas: Identificar os substantivos e empregar algumas funções e flexões dos adjetivos para caracterizá-los.

Referências sobre o assunto:

BACHI, Lilian Regina Gobbi. A Moça Tecelã: uma análise das interpretações teóricas do conto de Marina Colasanti. In.: Revista Entrelaces, v.2, nº 9, Jan.-Jun. (2017).
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37ª ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1ª ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2016.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

Explique aos alunos que a aula iniciará com a leitura e interpretação do conto “Um problema difícil”, do escritor Pedro Bandeira. Na sequência, eles irão identificar os adjetivos no texto e, por meio de exercícios, compreender as funções e flexões dos adjetivos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO