Plano de Aula

Plano de aula: Exercitação dos Modos Verbais em textos do cotidiano

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é, partindo de textos do cotidiano, propor uma análise das funções assumidas pelos verbos na estrutura de um texto. Espera-se que os alunos, por meio das atividades aqui planejadas, exercitem em textos a identificação de verbos e dos Modos Verbais, desafiando-os a perceber as diferenças de intencionalidade no uso do Imperativo, do Subjuntivo e do Indicativo.

Materiais necessários:

  • Textos impressos: notícia, propaganda, poema.
  • Lápis colorido.
  • Lápis preto.
  • Quadro ou projetor para apresentar os slides.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão confundir verbos com outras classes gramaticais, tais como substantivo, adjetivo ou advérbios, por ainda não terem o domínio da diferença entre elas.

Referências sobre o assunto:

CASTILHO, Ataliba T.de. Nova Gramática do português brasileiro. 1ª ed., 3a impressão. São Paulo: Contexto, 2014.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO