Plano de Aula

Plano de aula: Exercitação dos Modos Verbais em textos do cotidiano

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é, partindo de textos do cotidiano, propor uma análise das funções assumidas pelos verbos na estrutura de um texto. Espera-se que os alunos, por meio das atividades aqui planejadas, exercitem em textos a identificação de verbos e dos Modos Verbais, desafiando-os a perceber as diferenças de intencionalidade no uso do Imperativo, do Subjuntivo e do Indicativo.

Materiais necessários:

  • Textos impressos: notícia, propaganda, poema.
  • Lápis colorido.
  • Lápis preto.
  • Quadro ou projetor para apresentar os slides.

Dificuldades antecipadas: os alunos poderão confundir verbos com outras classes gramaticais, tais como substantivo, adjetivo ou advérbios, por ainda não terem o domínio da diferença entre elas.

Referências sobre o assunto:

CASTILHO, Ataliba T.de. Nova Gramática do português brasileiro. 1ª ed., 3a impressão. São Paulo: Contexto, 2014.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO