Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Identificar o uso da língua inglesa no dia a dia
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Texts About Oneself
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é o terceiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som. Não esqueça de imprimir os worksheets disponibilizados no plano para serem entregues durante a aula para os alunos.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Mostre as imagens aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:
- What images can you see in the picture? (Os alunos devem responder: Hamburger, cheese, milkshake, hot dog and cupcake.) Faça a próxima pergunta: Are they common in Brazil? (Os alunos devem responder: Yes!). A seguir questione: Are these words in English or Portuguese? (English/Portuguese/both?) Where can you find these words? (É esperado que os alunos digam algo parecido com: at a fast food restaurant, at a shopping center, at a snack bar etc). As respostas dos alunos podem ir além das sugeridas aqui, pois essas palavras são comuns no cotidiano no Brasil.
- Aproveite a oportunidade para questionar a turma sobre o uso da língua inglesa no dia a dia. Pergunte assim: What other English words do you use in Brazil? Essa pergunta tem como objetivo fazer os alunos refletirem que há muitas palavras que são faladas e escritas no Brazil em inglês sem serem traduzidas. Algumas respostas podem ser essas: e-mail, notebook, smartphone, Facebook, Style, fast food, delivery etc. Faça repetições com a turma com os nomes das imagens fornecidas no slide e das demais palavras que os alunos forem lembrando. Esse é um momento importante de interação com a turma e com a língua.
- Volte às imagens do slide e leia o nome de cada imagem novamente em voz alta para a turma. Certifique-se que eles entendem de fato essas palavras. Proponha um desafio a eles. Faça assim: How do you spell this word? (Aponte para Hamburger). Deve ser fácil para eles realizarem esse desafio uma vez que já tiveram a aula sobre os sons do alfabeto. Eles devem responder: H-a-m-b-u-r-g-e-r . How do we pronounce this word in English? And, in Portuguese? Is the pronunciation the same? (No)
- Continue fazendo perguntas sobre os nomes das imagens dos slides uma por uma. Aponte para as imagens e oriente a percepção dos alunos. A cada participação dos alunos, faça reforços positivos assim: Good! Great! Very Nice!
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO