Plano de aula: Identificar o uso da língua inglesa no dia a dia

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Texts About Oneself

Sobre esta aula: Este plano de aula é o terceiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som. Não esqueça de imprimir os worksheets disponibilizados no plano para serem entregues durante a aula para os alunos.

Context

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Mostre as imagens aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

• What images can you see in the picture? (Os alunos devem responder: Hamburger, cheese, milkshake, hot dog and cupcake.) Faça a próxima pergunta: Are they common in Brazil? (Os alunos devem responder: Yes!). A seguir questione: Are these words in English or Portuguese? (English/Portuguese/both?) Where can you find these words? (É esperado que os alunos digam algo parecido com: at a fast food restaurant, at a shopping center, at a snack bar etc). As respostas dos alunos podem ir além das sugeridas aqui, pois essas palavras são comuns no cotidiano no Brasil.
  • Aproveite a oportunidade para questionar a turma sobre o uso da língua inglesa no dia a dia. Pergunte assim: What other English words do you use in Brazil? Essa pergunta tem como objetivo fazer os alunos refletirem que há muitas palavras que são faladas e escritas no Brazil em inglês sem serem traduzidas. Algumas respostas podem ser essas: e-mail, notebook, smartphone, Facebook, Style, fast food, delivery etc. Faça repetições com a turma com os nomes das imagens fornecidas no slide e das demais palavras que os alunos forem lembrando. Esse é um momento importante de interação com a turma e com a língua.
  • Volte às imagens do slide e leia o nome de cada imagem novamente em voz alta para a turma. Certifique-se que eles entendem de fato essas palavras. Proponha um desafio a eles. Faça assim: How do you spell this word? (Aponte para Hamburger). Deve ser fácil para eles realizarem esse desafio uma vez que já tiveram a aula sobre os sons do alfabeto. Eles devem responder: H-a-m-b-u-r-g-e-r . How do we pronounce this word in English? And, in Portuguese? Is the pronunciation the same? (No)
  • Continue fazendo perguntas sobre os nomes das imagens dos slides uma por uma. Aponte para as imagens e oriente a percepção dos alunos. A cada participação dos alunos, faça reforços positivos assim: Good! Great! Very Nice!