Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Identificar Pessoas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre A Reading Society
Por: Edson José Cortiano
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre Este Plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula:
- Esse plano é parte de uma sequência de 6 planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06).
- Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, pois cada um apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present nas primeiras 4 aulas, as quais os habilitarão a apresentar a si mesmos e suas famílias, a falar de suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.). Nas próximas 2, será trabalhado o present continuous para descrever ações que acontecem enquanto se fala delas. Os textos produzidos comporão uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.
- As habilidades trabalhadas podem ser usadas imediatamente para correspondência (postcards, letters to penpals) ou mais tarde, na elaboração de currículos / blogs / diários, etc. Haverá pelo menos um plano de aula para cada uma dessas atividades. Por exemplo, para escrever um blog, há o plano ING6_10UN03.
- Também, há um plano de aula, ING6_02UN01, focado em apresentações pessoais orais, que pode ser utilizado antes deste.
Preparação para a aula:
- Reserve um computador e projetor. Se não estiverem disponíveis, leia os workarounds (soluções alternativas) nas notas do slide INPUT.
- Seria interessante também sugerir que os alunos comecem a buscar endereços (físicos ou de email) de possíveis correspondentes, preferivelmente de outros países.
Não é necessário que os pen pals sejam falantes nativos de inglês, mas essa é uma possibilidade. Há vários serviços para conseguir pen pals. Eis um exemplo: https://www.viajadora.com/amigos-por-correspondencia-ou-como-viajar-quando-nao-da-para-viajar/
OBJECTIVE
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que um tempo verbal, como o Simple Present, serve para vários propósitos. Você pode dizer:
In this class, we will use the verb to be and the simple present of the verb to live to introduce ourselves and to say where we live.
CONTEXT
Tempo sugerido: 5 minutos.
Expectativa: Os alunos farão algumas especulações sobre os personagens apresentados, como He’s John / She’s 11, etc.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos e faça algumas perguntas que mexam com a imaginação da turma. Eles devem adivinhar a idade, nacionalidade e até mesmo os nomes dos personagens.
Desde que gramaticalmente corretas, quaisquer respostas podem ser aceitas. O próximo slide é mais específico e confirma ou “corrige” as respostas.
a.What can you see in this picture? (A boy and a girl, two kids, two children, etc.)
b.What is he /she doing? (Saying / telling his / her name.) Você pode sugerir: That’s right! He is saying his name. He is introducing himself. She is introducing herself., etc.
c.What is his / her name? (He’s João / Peter, Paulo, etc. / She’s Maria, Mary, Wendy, etc.)
d. How old is he / she? (He’s 9/ 10/ 11/ 12. She’s 11 / 12/ 13.)
e. Where is he / she from? (He’s from Brazil / the US. She’s from Chile / Brazil.)
f. Where does he / she live? (He lives in Fortaleza / Japan. She lives in Miami / Curitiba.)
CONTEXT
Orientações: Mostre a nova imagem aos alunos e peça que respondam às perguntas baseados nas informações dos balões.
a. What is his / her name? (Os alunos responderão: He’s Marty/ She’s Júlia.)
b. How old is he / she? (He’s 12. She’s 11.)
c. Where is he / she from? (He’s from Canada. She’s from Brazil.)
d. Where does he / she live? (He lives in Japan. She lives in Curitiba.)
INPUT
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Ver e ouvir crianças de várias idades e nacionalidades se apresentando como estímulo para fazer o mesmo por escrito.
Expectativa: Os alunos não precisam entender tudo o que as crianças dizem. Basta que compreendam o básico: a idade, a nacionalidade, de onde são e onde vivem.
Orientações: Acesse o vídeo “Self Introduction | Simple Skits” (clique no link https://www.youtube.com/watch?v=KCZAtgacc7I) em sala ou baixe-o e projete-o para a sala, pelo menos duas vezes.
Peça para que anotem no mínimo três informações sobre cada criança (Name / Age / Country).
Pode tocar o áudio ou o vídeo duas ou três vezes, pausar, etc., de modo que os alunos tenham tempo de anotar as informações. As crianças devem anotar coisas como: Hikaru / 11 / Japan).
Podem anotar usando este worksheet ou anotando em seus cadernos.
?Material complementar:
- Se achar oportuno, faça uma revisão rápida do simple present do verbo to be e do verbo live. Especialmente o que ocorre com os verbos passando da 1a para a 3a pessoa: I live in... -> She / He lives in. Há uma worksheet (folha de exercícios) pronta para esta atividade. Seria bom também revisar ou apresentar a expressão: What about you? que aparecerá no vídeo a seguir. Você também pode pedir alunos aos para se apresentarem, dizer a idade, de onde são e onde moram. Você pode dizer: Tell the class: a) your name; b) how old you are; c) where you are from; d) where you live.
- Se desejar, consulte o documento (Transcript do vídeo - ING6_13UN01) com a transcrição das falas das crianças no vídeo neste link.
- Finalmente, aqui vão algumas sugestões adicionais e workarounds (soluções alternativas):
-No caso de a sala não possuir conexão com a internet, baixe o vídeo usando um dos vários programas existentes para este fim e projete-o a partir do computador.
-Se a escola não dispuser de datashow (projetor), uma possível solução é fazer alguns snapshots (instantâneos) do vídeo e baixar o áudio. Você pode mostrar os snapshots impressos da criança que está falando enquanto toca o áudio correspondente em um aparelho de som. Há vários sites que extraem o áudio de vídeos do YouTube. Após a extração, você pode colocar o áudio em um pendrive e tocá-lo em um computador ou mesmo em um aparelho de som.
OUTPUT
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Conhecer a estrutura de uma carta a um pen pal e escrever o primeiro parágrafo de um esboço da carta a um pen pal.
Expectativa: Os alunos descreverão o que o slide mostra e responderão algumas perguntas sobre ele. Eles devem perceber que se trata de uma carta a um correspondente, que o autor é um menino, seu nome, sua idade, etc. Não é necessário entrar em detalhes, pois esta carta retornará mais vezes nesta série de aulas para ilustrar outros pontos (parts of a letter, questions, punctuation, etc).
Orientações:
1) Mostre a imagem aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande da imagem) e faça algumas perguntas.
a. What can you see in this picture? (A letter.)
b. Who is writing this letter? (João.) That’s right! His name is João. He is introducing himself.
c. What’s the date? (January 31, 2019.)
d. What salutation does João use? (Dear Pen Pal.)
e. How old is he? (He’s 12.)
f. Where is he from? (He’s from Portugal.)
g. Who is he writing to? (His pen pal.)
h. What is a pen pal? (A friend from a different country.) etc.
2) Oriente os alunos a escreverem, em seus cadernos, um parágrafo semelhante ao do início da pen pal letter apresentada. Eles devem incluir as informações que constam no próximo slide.
?Material complementar:
- Não é o objetivo desta aula, mas podem-se usar postcards como destino da atividade de apresentar-se por escrito. Se quiser usar cartões postais impressos, sugerimos que utilize aqueles que ajudam instituições, como os dos pintores sem mãos, ou da Unicef, por exemplo.
- Outra sugestão é solicitar às crianças que criem seus próprios cartões postais usando imagens recortadas de revistas. As imagens podem ser coladas em cartolina, por exemplo. Se esta sugestão for seguida, o professor pode fazer uma exposição dos postais produzidos pela turma (ou dos postais trazidos de casa), em um mural (ou fixados numa parede da sala). Mas, esta etapa não é necessária. Seria apenas outra maneira de contextualizar a atividade se se apresentar por escrito. Haverá outra aula específica para se trabalharem postcards.
- Outra alternativa de output para esta aula, além do sugerido postcard, é um mini book ou foldable book. Ele pode ir sendo construído nessas seis aulas sobre uso do simple present para comunicar informações pessoais e do present continuous para descrever ações em progresso. Exemplo de mini book / foldables: https://www.youtube.com/watch?v=EP5SonqP9Hk
- Há uma cópia da carta, caso queira imprimi-la para os alunos
OUTPUT
Orientações:
1) Projete o slide ou escreva no quadro as informações que constarão no parágrafo.
2) Os alunos leem as informações e escrevem o parágrafo em seus cadernos.
3) Lembre-os de que eles vão escrever o parágrafo como parte de uma carta a um pen pal de outro país, ao final de seis aulas.
4) Depois de terminarem, você pode circular possíveis desvios no uso do simple present e pedir que revisem e corrijam.
5) Também é possível pedir que leiam seus parágrafos para um colega da turma.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado.
Orientações: Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas serve para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum feedback. Você poderá avaliar as crianças observando a participação delas nas diversas fases da aula. Por exemplo, na fase de ver o vídeo e anotar três informações sobre cada criança que se apresenta. Pode também dar um visto nos cadernos com o texto de apresentação ou na folha de exercícios (Simple Present Review Worksheet), caso a tenha usado.
Resumo: Nesta aula
- apresentamos o simple present do verb to be como tempo indicado para passar informações pessoais, como nome, idade e de onde a pessoa provém;
- aprendemos sobre cartas a correspondentes;
- Escrevemos o primeiro parágrafo de nossa carta a um pen pal.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING6_13UND01
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2667/identificar-pessoas
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- YouTube
Optativas:
- FlipGrid
- Zoom, Hangout
- Google Sheets/Mentimeter
- Padlet
Context
Explique aos alunos o objetivo desta aula: criar um parágrafo para fazer uma apresentação pessoal, que será utilizada para apresentar-se a um pen pal.
Para ativar os conhecimentos dos alunos, compartilhe com antecedência o vídeo Self Introduction. Peça aos alunos que ativem as Closed Captions (CC) para compreenderem o vídeo. Peça aos alunos que anotem os nomes das crianças que aparecem, a idade e o país de origem. Eles podem enviar suas respostas pelo Google Sheets ou Mentimeter ou levá-las para um encontro síncrono.
Envie também o worksheet (sem as respostas) com a revisão do Simple Present, para que os conhecimentos das estruturas gramaticais sejam reativados para a aula síncrona.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, reveja a resposta dos alunos aos exercícios do Context. Em seguida, compartilhe a pen pal letter contida no slide e siga as instruções para explorá-la com os alunos. É importante demorar-se na análise dos textos, e ajudar os alunos a extrair as informações de forma eficiente. Para isso, você pode compartilhar sua tela e ler o texto junto com a turma, fazendo as perguntas nos lugares pertinentes e garantindo que todos tenham seu momento de fala. Converse sobre o conceito de pen palling, pergunte se eles têm amigos virtuais, como se conheceram, sobre o que conversam, se já conversaram com pessoas de fora do país. É importante também alertá-los sobre o perigo de perfis fake, de pessoas mal-intencionadas, e reforçar que toda interação deles deve ser monitorada por seus responsáveis.
Output
Compartilhe as perguntas do Output e peça aos alunos que completem a tarefa. Eles podem consultar as estruturas aprendidas durante a lesson para escrever sua introdução. Eles devem enviar suas produções através de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.
Feedback
Utilize o slide de Feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode pedir aos alunos que leiam suas introduções, ou você pode lê-las e os alunos devem adivinhar quem é o colega. Em uma aula assíncrona, você pode pedir aos alunos que gravem vídeos lendo suas produções ou as ilustrem com fotos de seus álbuns de família.
Convite às famílias
A criança pode convidar a família a contar um pouco sobre o aluno. Eles podem pedir uma característica para cada membro da família e criar frases como "My mom thinks I’m __________". Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais como o Flipgrid ou o Padlet.
Contents
- INPUT: YouTube Video about children introducing themselves.
- OUTPUT: Students will write a paragraph telling their names, nationality and where they live.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verb to be) e descrever rotinas diárias.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Edson José Cortiano
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes