Plano de Aula

Plano de aula: Identificar Pessoas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre A Reading Society

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre Este Plano
Sobre Este Plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:

  • Esse plano é parte de uma sequência de 6 planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06).
  • Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, pois cada um apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present nas primeiras 4 aulas, as quais os habilitarão a apresentar a si mesmos e suas famílias, a falar de suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.). Nas próximas 2, será trabalhado o present continuous para descrever ações que acontecem enquanto se fala delas. Os textos produzidos comporão uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.
  • As habilidades trabalhadas podem ser usadas imediatamente para correspondência (postcards, letters to penpals) ou mais tarde, na elaboração de currículos / blogs / diários, etc. Haverá pelo menos um plano de aula para cada uma dessas atividades. Por exemplo, para escrever um blog, há o plano ING6_10UN03.
  • Também, há um plano de aula, ING6_02UN01, focado em apresentações pessoais orais, que pode ser utilizado antes deste.

Preparação para a aula:

  • Reserve um computador e projetor. Se não estiverem disponíveis, leia os workarounds (soluções alternativas) nas notas do slide INPUT.
  • Seria interessante também sugerir que os alunos comecem a buscar endereços (físicos ou de email) de possíveis correspondentes, preferivelmente de outros países.

Não é necessário que os pen pals sejam falantes nativos de inglês, mas essa é uma possibilidade. Há vários serviços para conseguir pen pals. Eis um exemplo: https://www.viajadora.com/amigos-por-correspondencia-ou-como-viajar-quando-nao-da-para-viajar/

OBJECTIVE
OBJECTIVE

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que um tempo verbal, como o Simple Present, serve para vários propósitos. Você pode dizer:

In this class, we will use the verb to be and the simple present of the verb to live to introduce ourselves and to say where we live.