Atividade para impressão - Simple Present Review II
Plano de Aula
Plano de aula: Rotinas
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre A Reading Society
Por: Edson José Cortiano
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre Este Plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é parte de uma sequência de 6 planos (ING06_13UN01/02/03/04/05 e 06). Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, pois cada um apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present, as quais os habilitarão a apresentar a si mesmos e a suas famílias, a falar de suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.). Os textos produzidos comporão uma carta a um pen pal (correspondente), caso o professor deseje propor.
As habilidades trabalhadas podem ser usadas imediatamente para correspondência (postcards, letters to penpals) ou mais tarde, na elaboração de currículos / blogs / diários, etc.
Também, há um plano de aula, ING6_02UN02, focado em rotinas, que pode ser utilizado antes deste.
Preparação para a aula: Peça aos alunos que revejam em seus cadernos (ou releiam nos livros didáticos sobre) o Simple Present e os Frequency Adverbs.
Se quiser, para aquecer os alunos para as atividades desta aula, pode usar os exercícios 1 e 2 da Atividade para impressão - Simple Present Review II - ING6_13UN03
OBJECTIVE
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you are going to describe your weekly routine in writing.
CONTEXT
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Mostre a imagem aos alunos (projete ou imprima uma cópia em tamanho grande da imagem).
- Em seguida, faça algumas perguntas (o ideal é que as perguntas mexam com a imaginação da turma. Eles devem adivinhar a idade, o nome personagem, etc.)
a. What can you see in this picture? (Mary’s routine / Alice’s day / A girl / A girl and her routine / what a girl does every day, etc.)
b. How old is she? (She’s 9/ 10/ 11/ 12)
c. What is she doing in picture 1? (getting up / waking up.) Você pode dizer: That’s right! She is getting up. On weekdays, she gets up at 7 o’clock.
d. What is she doing in picture 3? (going to school) Você: Yes! She goes to school at 8 o’clock.
e. What is she doing in picture 5? (eating lunch) Você: Yes! She eats lunch at 12 noon. Etc.
Pensando no contexto geral e no componente comunicativo da aula (que é compartilhar a rotina do aluno com seu pen pal), você pode fazer algumas perguntas que exploram esse aspecto sociocultural da língua. Por exemplo:
a. Do you think weekly routines are different in other countries? (Yes! In the US, classes go until 3pm…)
b. Do some students go to school on weekends? (Yes. Some Japanese schools have classes on Saturday…)
c. Do you and your pen pal have similar / different subjects at school? (In the US they have Language Arts, Reading, Social Studies, Mathematics...)
INPUT
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Ler sobre a rotina escolar de alguns alunos de outros países, observar e praticar o uso do Simple Present, bem como dos Frequency Adverbs para expressar rotinas e reforçar o vocabulário.
Expectativa: Que estes textos estimulem os alunos para o tema de descrever sua rotina escolar. (Eles não precisam compreendê-los na totalidade, mas devem perceber o uso do vocabulário (start, wake up, get up, always, usually etc.)
Orientações: Projete o slide para os alunos lerem as descrições das rotinas de colegas de outros países.
Algumas sugestões de atividades para explorar o texto:
- Pergunte: What kind of texts are these? (Posts / Comments about a post) Explique: These are comments of routines of students from different countries. The comments are from the website British Council for practicing English. This website is for practicing and studying English online. Do you visit websites for studying English?
- Leia os textos em voz alto como modelo. Em seguida peça a um aluno para ler uma sentença, outro lerá a próxima e assim por diante;
- Peça que destaquem, verbalmente, os verbos (get up, wake up, start, go, brush, wash, have breakfast, etc) e os advérbios de frequência (always, usually).
- About the first text, ask:
What’s her name? (Susan / Sueli / Sandra…)
When does she get up? (At 6 am)
What time does the bus pick her up? (At 6:30)
When does her school start? (At 8:30), etc
- About the second text, ask:
What’s her name? (Martha / Susan…)
When does she wake up? (At 7:30 am)
When does her school start? (At 8:30), etc
- Fonte da ilustração do slide: British Council. Daily Routines. (Comments from Users). https://learnenglishteens.britishcouncil.org/vocabulary/beginner-vocabulary/daily-routine
INPUT
Propósito: Praticar o uso dos adverbs of frequency para expressar rotinas.
Expectativa: Que os alunos escrevam na folha de exercícios sobre rotinas diárias, usando os advérbios apresentados.
Orientações:
- Projete o slide ou escreva no quadro as orientações para esta atividade.
- Revise ou apresente os Adverbs of Frequency: always / never / sometimes, etc, bem como a expressão How often? Para ajudar a eles a entender melhor o uso dos adverbs of frequency. Você pode desenhar o Frequency Thermometer no quadro ou imprimir esta ilustração: AQUI
- Em seguida, dar mais alguns exemplos, como: 100% of the times = always = I always help my mother do the dishes. / 60-85% = frequently / often = I frequently study in the afternoon … 0% = never = I never go to school on Sunday ou pergunte: What do you always do in the morning? What do you sometimes do? etc.
- Diga aos alunos que escrevam e resolvam nos cadernos ou na própria folha de exercícios as questões apresentadas no slide com suas próprias informações e compartilhem em duplas
- Corrija coletivamente a atividade no quadro
Se houver tempo, passe também o exercício do slide 6, que pode ser feito rapidamente no quadro com ajuda da turma.
- Há uma folha de exercícios pronta para esta atividade, eis o link.
Material complementar:
- Obs.: O site do British Council, LearnEnglish Kids traz algumas atividades muito interessantes também (http://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/grammar-practice/adverbs-frequency)
INPUT
Propósito: Praticar o uso dos adverbs of frequency para expressar rotinas.
Expectativa: Que os alunos ajudem o professor a escrever as palavras na ordem correta.
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro as orientações para esta atividade e explique o exemplo.
Em seguida, com ajuda da turma, ordena as frases e escreva no quadro:
a. She never gets up at seven on the weekends.
b. I always play soccer in the afternoon.
c. Adao usually goes to school at 8 o´clock.
d. I sometimes read a book and go to bed at 9pm. / At 9pm I read a book and go to bed. / I read a book and go to bed at 9pm.
Material Complementar:
- Caso você tenha tempo, pode fazer esta atividade: organizados em pequenos grupos (o número de alunos em cada grupo será o mesmo número de palavras em cada frase), cada aluno irá escrever uma das palavras da frase em uma folha de caderno. O grupo fica em pé e os alunos se organizam de modo que as palavras fiquem na ordem correta para formar a frase.
OUTPUT
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: O aluno produzirá um pequeno parágrafo, contando ao seu pen pal sua rotina semanal.
Orientações:
1) Projete novamente o slide 4 ou escreva no quadro o texto do primeiro comment, como exemplo:
“I always get up at 6 o'clock every weekday. Then I start to prepare to go to school. My first daily routine after I get up is brushing my teeth and washing my face; Then I have breakfast with my mom around half past six by watching morning news. After my breakfast, l put on my school uniform prepared by my mom. At the last step, I go to school by school bus around fifteen past seven. My school starts at 8:30 am. l need to take almost one and a half hour to go to school.”
2) Os alunos leem o exemplo de novo.
3) Lembre-os do que é um pen-pal. A friend from a different place that we write to by email or letter.
4) Lembre-os de que eles vão escrever o parágrafo como parte de uma carta a um pen pal de outro país, ao final de seis aulas.
5) Depois de terminarem, você pode circular nos textos possíveis desvios no uso do simple present e pedir que revisem e corrijam.
6) Também é possível pedir que leiam seus parágrafos para a turma.
? Material complementar:
Uma alternativa de output para esta aula, além do parágrafo sobre a rotina semanal, é incentivar o hábito de journaling entre os alunos. Por enquanto, podem escrever sobre seus hábitos. Mais tarde, quando trabalharmos o simple past, podem narrar o que aconteceu no dia.
Feedback
Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas serve para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum feedback.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado e sistematizar a gramática.
Orientações: Você poderá avaliar as crianças observando a participação delas nas diversas fases da aula. Por exemplo, na fase de observar a ilustração e dar nome / descrever o que faz o personagem, etc.
Pode também dar um visto nos cadernos com o parágrafo sobre suas rotinas semanais, ou ainda avaliar as atividades realizadas na folha de exercícios, caso a tenha usado.
Por último, pode revisar rapidamente o present simple e os frequency adverbs.
Resumindo: Nesta aula
- aprendemos / revisamos o simple present de vários verbos úteis, como have, go, help, etc.
- aprendemos / revisamos a expressão How often?
- aprendemos / revisamos alguns adverbs of frequency, como always, never, sometimes.
- Continuamos a série de atividades que culminarão com a escrita de uma carta a um pen pal.
Feedback
Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado e sistematizar a gramática.
Resumindo: Nesta aula:
- aprendemos / revisamos o simple present para expressar rotinas.
- aprendemos / revisamos adverbs of frequency.
- continuamos a série de atividades que resultarão na produção de uma carta a um pen pal.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook etc.);
- YouTube.
Optativas:
- FlipGrid;
- Zoom ou Google Meet;
- Google Sheets ou Mentimeter;
- Padlet.
Context
Explique aos alunos que esta aula será dedicada a descrever sua rotina diária.
Para ativar os conhecimentos dos alunos, compartilhe com antecedência o vídeo Daily Routine, disponível aqui. Peça aos alunos que assistam ao vídeo e anotem as atividades diárias do menino. Eles podem enviar suas respostas pelo Google Sheets ou Mentimeter, ou levá-las para um encontro síncrono.
Envie também o worksheet disponível aqui, com exercícios iniciais sobre rotinas, para que os conhecimentos das estruturas gramaticais sejam ativados para a aula síncrona.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, do WhatsApp ou do Google Meet, reveja o vídeo do context e discuta as respostas dos alunos aos exercícios. Em seguida, compartilhe o link da atividade no slide, disponível aqui, e siga as instruções para explorá-la com os alunos. Cada aluno pode abrir o site em sua casa, ou você pode compartilhar sua tela e explorá-lo junto com os alunos.
Em seguida, compartilhe o Frequency Thermomether, disponível no slide e explique aos alunos os advérbios. Você pode fazer perguntas oralmente utilizando a estrutura “how often do you ______?”, e pedir aos alunos que respondam com o advérbio de frequência que acharem pertinente.
Converse com a turma sobre como a rotina de cada um mudou durante a quarentena: o que faziam e não fazem mais, quais hábitos melhoraram, do que sentem falta, que talento novo descobriram etc. Mantenha o otimismo da turma e encoraje-os a criar novas maneiras de se manterem entretidos durante a quarentena.
Você pode compartilhar a atividade do slide 6 com a turma e pedir que a resolvam offline e entreguem por e-mail, pelas redes ou pelo Google Sheets/Mentimeter, ou combinem de corrigi-la em um novo encontro síncrono.
Output
Compartilhe o primeiro comentário do input do slide 4 e analise-o com os alunos. Para realizar o exercício, eles podem consultar as estruturas e o vocabulário aprendidos durante a lesson para escrever sobre suas rotinas. Você pode compartilhar vídeos de rotinas de adolescentes na quarentena, como o disponível aqui, para ajudá-los com o vocabulário e as estruturas. Eles devem enviar suas produções por meio de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês. Você também pode criar um mural no Padlet ou no Flipgrid para exibir os trabalhos dos alunos.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode pedir aos alunos que leiam sobre suas rotinas. Em uma aula assíncrona, você pode pedir aos alunos que respondam à pergunta: What do you do at_______? Eles podem enviar suas respostas por áudio, vídeo ou por escrito.
Convite às famílias
A criança pode criar vídeos ou fazer fotos de sua rotina, e convidar os familiares a participar do processo. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais virtuais, como o Flipgrid ou o Padlet.
Contents
- INPUT: Illustrations of routine activities.
- OUTPUT: Students will write a paragraph about their weekly routines.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verb to be) e descrever rotinas diárias.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Edson José Cortiano
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes