Atividade para impressão - Context
Plano de Aula
Plano de aula: Asking clarifying questions
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Spoken Descriptions
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Essa aula é parte de uma unidade sobre Everyday Interactions, a qual busca praticar a oralidade em situações do cotidiano, As aulas da unidade não seguem uma sequência obrigatória e podem ser usadas de acordo com a necessidade da turma e do professor.
Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de data show, especialmente para reproduzir o vídeo proposto. Há também algumas atividades para impressão nas partes de Context, Input e Output. Se os recursos forem limitados, algumas atividades para impressão podem ser reproduzidas no quadro (através do projetor) ou escritas em papel craft. A atividade do Output é um jogo que necessita ser impresso e as peças recortadas com antecedência.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Apresente esse slide aos alunos e proponha a pergunta What do these words / letters mean? Diga-lhes que algumas dessas expressões são populares em redes sociais e mensagens de texto (text messaging), mas que outras são senhas populares utilizadas pelas pessoas para proteger suas contas online.
- Entregue aos alunos a atividade que contém os acrônimos acima para que resolvam e descubram o significado de cada uma. Essa atividade encontra-se no seguinte link: Context
- Dê alguns minutos para que os alunos resolvam a atividade e prossiga para a correção. A resolução dessa atividade encontra-se num documento no seguinte link: Resolução Context
- Passe para o slide seguinte.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o objetivo dessa aula para os alunos e explique que algumas vezes não entendemos tudo o que nos dizem mesmo na nossa língua materna e para isso precisamos pedir esclarecimento. Hoje iremos aprender algumas formas de pedir explicação e esclarecimento em inglês. Today you will learn how to ask clarifying questions. Passe para o slide seguinte.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compreender as perguntas respondidas pelos entrevistados.
Expectativa: Que os alunos percebam que os entrevistados estão divulgando informações sobre suas senhas ao responderem perguntas pessoais.
Orientações:
- Diga aos alunos que ele irão assistir a um segmento do Jimmy Kimmel Show, um talk show noturno que, além de quadros de entrevistas, apresenta assuntos atuais de uma forma cômica. Nesse segmento, Jimmy menciona o problema de segurança nas senhas criadas por empresas e indivíduos. Geralmente essas senhas não são tão seguras. O video encontra-se no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=opRMrEfAIiI
- Diga aos alunos que durante o vídeo eles devem prestar atenção às seguintes perguntas (escreva as perguntas no quadro):
- What is the most popular password in the US?
- What kinds of names do people use in their passwords?
- Mention one password from the video.
- Após a reprodução do vídeo, discuta as perguntas e respostas com os alunos. Pergunte se essas senhas são realmente fortes e porque. Do you think these are strong passwords? Why? Why not? Aqui eles podem responder que sim porque têm letras e números ou não porque são previsíveis com nomes de animais de estimação de datas de aniversário. Yes, because they contain numbers and letters. Ou No, because the names in these passwords are too predictable, such as pets’ names, family members and birthdays.
- Pergunte o que pode ser considerada uma senha forte. What can be considered a strong password? Espere que os alunos respondam que e uma senha com números, letras e símbolos. It’s a password with numbers, letters and symbols.
- Se houver tempo, reproduza o vídeo mais uma vez a fim de proporcionar exposição a falantes nativos em uma situação real.
- Explique que no vídeo, a entrevistadora fez muitas perguntas até conseguir a informação que ela queria. Nós, às vezes também precisamos fazer muitas perguntas para entender o que as pessoas querem dizer. In this video, the interviewer asked many questions to get the information she wanted. Sometimes we also need to ask many questions to understand what people are trying to say to us. Today, we will practice how to ask clarifying questions.
- Passe para o slide seguinte.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Praticar frases para pedir mais informações ou esclarecimento.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de usar frases e expressões para pedir informação extra ou esclarecimento.
Orientações:
- Apresente o diálogo acima aos alunos e faça a leitura compartilhada explicando cada expressão. Faça leitura em coro duas ou três vezes de modo que os alunos se sintam confortáveis com a s estruturas apresentadas.
- Chame alunos voluntários para fazerem a leitura do diálogo e enfatize a pronúncia e entonação.
- Coloque os alunos em pares e peça que pratiquem o diálogo usando suas próprias informações. Esse modelo encontra-se num documento no seguinte link: Dialogue . Observe a ortografia da palavra dialogue. Existe uma outra forma que é dialog, porém a segunda é utilizada apenas quando se refere a uma dialog box em programas de computador. Caso necessite de mais esclarecimentos sobre isso, visite o site: https://writingexplained.org/dialog-vs-dialogue-difference
- Circule pela sala enquanto os alunos praticam.
Material complementar: Se você, professor, achar necessário aprofundar esse assunto, pode consultar os vídeos abaixo para usar como recurso extra.
https://www.youtube.com/watch?v=vYOHD0AxQ6U
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Praticar as expressões usadas para pedir esclarecimento ou informações extras.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de usar as expressões apresentadas nas situações adequadas.
Orientações:
Apresente o slide aos alunos e explique que eles irão jogar um jogo da memória (memory game) fazendo pares de perguntas e respostas de acordo com tema estudado. Os templates para o jogo encontram-se num documento no seguinte link: Memory Game . Imprima os cartões do jogo em papel resistente e as recorte de modo que haja 12 (doze) cartões de perguntas e doze cartões de respostas. Imprima uma quantidade de cartões suficientes para que os alunos joguem em duplas ou grupos de quatro. Instrua os alunos para falarem em inglês. Circule pela sala enquanto os alunos jogam para certificar-se de que eles estão falando em inglês e que compreenderam as expressões apresentadas.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes adquiridos na aula de hoje.
Expectativa: Que os alunos percebam o que aprenderam na aula de hoje e como podem aplicar esse conhecimento.
Orientações: Leia o slide com os alunos e lembre-os do conteúdo apresentado na aula do dia. Depois passe para a atividade de revisão.
Divida a turma em dois grupos e decida que grupo iniciará o jogo. Faça a primeira pergunta (a seguir) para o time 1. Caso eles não saibam, podem dizer “Pass” e passar a pergunta para o outro time. Se o outro time responder corretamente, marca um ponto. Caso contrário, continue o jogo fazendo uma nova pergunta ao time 2. Continue alternando perguntas entre os times. Some os pontos ao final do jogo e decida na premiação do time vencedor que pode ser algo como doces e balas, escolha de uma música para tocar na aula seguinte ou uma tarefa de casa mais curta. Algumas perguntas que você pode fazer aos times são:
- How do I say “password” in Portuguese?
- What do you mean by YOLO?
- What is your dog’s name?
- Can you repeat your phone number, please?
- Can you spell your name, please?
- How do I say “endereço” in English?
Material complementar: Para mais ideias de jogos de revisão conteúdo, visite o seguinte site: http://www.teachhub.com/fun-review-activities-classroom-games-do-now
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING06_04UND02
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2310/asking-clarifying-questions
Ferramentas
Essenciais:
- YouTube, Facebook, WhatsApp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de vídeos e perguntas a serem realizadas nas aulas, e também na fase de output).
Optativas:
- Hangouts, Zoom, Facebook (para momentos síncronos).
Contexto
Explique aos alunos que o objetivo desta aula será: “To ask clarifying questions”. Esta aula pode ser síncrona ou assíncrona de acordo com as suas possibilidades e as dos alunos.
Aulas síncronas: Escreva um post no Facebook ou no WhatsApp explicando que nesta aula os alunos aprenderão sobre “clarifying questions". Eles devem pensar em alguma palavra em português ou procurar algum objeto (em casa ou na internet) e então perguntar (respondendo nos comentários do post ou no WhatsApp) sobre seu significado.
Por exemplo:
1. What is this in English? / How do I say this in English?
(Imagem gratuita de unsplash)
2. How can I say cogumelo in English? / What is cogumelo in English?
Os alunos podem responder as perguntas dos colegas com respostas como, por exemplo: “It is a makeup brush and blush”, “It is mushroom” ou “I don’t know”.
Peça para que participem no mesmo dia que fizerem o context para facilitar a interação.
Essas perguntas criam o contexto das clarifying questions.
Nota: Para aulas síncronas faça uma dinâmica parecida. Peça para que eles procurem algum objeto da casa, mostrem e perguntem a definição.
Input
DICA: Este input é opcional, você pode decidir o usar ou não. Se achar que os alunos precisarão de mais ajuda com as clarifying questions do output, use a perguntas do output como input e dê exemplo das respostas.
Para encontros assíncronos/síncronos compartilhar, poste ou envie o vídeo sobre “Asking for passwords” pelo grupo de WhatsApp, Facebook ou qualquer outra ferramenta que tenha escolhido para o compartilhamento dos materiais de aula. Explique o contexto do vídeo e entregue as perguntas que eles deverão responder sobre o vídeo. Se a aula for síncrona indicamos enviar antes da aula para que os alunos com problemas com a internet possam ter acesso antecipadamente.
Explique que após assistirem ao vídeo, deverão responder às seguintes perguntas:
1. What is a password:
A) my grandmother's name
B) a secret code
C) my email address
2. What do we use passwords for?
A) to enter into our accounts securely
B) to give information
C) to talk about our families.
3. What are some examples of passwords people use? Circle all the correct options.
A) only one number
B) their dog’s name
C) their grandmother’s name
D) their favorite food
E) the year they graduated
F) Jolie061295
As respostas são: 1) b 2) a and 3) b), c), e) and f).
DICA: Você pode criar um formulário com as perguntas usando o Google Forms e enviar o link para que respondam, assim as respostas serão corrigidas no mesmo momento. Outra opção é os alunos enviarem as respostas pelo WhatsApp ou Facebook antes do início da aula.
Em um encontro síncrono, você pode dar exemplos e explicar melhor as palavras e o contexto do vídeo (fazer a introdução).
Output
Para aulas síncronas/assíncronas apresente as clarifying questions do output (neste caso excluímos a última pergunta do plano original). Explique que eles irão praticar essas perguntas e em seguida responder.
Nota: Para aulas assíncronas, os alunos devem enviar suas respostas como comentários no post do Facebook ou no grupo de WhatsApp. Tente enviar um feedback individual dos erros.
Para aulas síncronas, realize a mesma atividade sugerida para aulas assíncronas, e neste caso, forme duplas e peça a participação de cada dupla por vez (ou colocar em grupos nos breakout rooms). Os alunos farão um diálogo usando a mesma proposta do plano original. Depois, se tiver tempo, eles podem conversar de forma mais livre e até trocar de parceiro.
Feedback
Para aulas assíncronas, determine uma data de finalização das atividades e relembre os alunos por meio de um post no Facebook ou mandando um áudio (WhatsApp). Envie um feedback geral com um resumo de tudo aprendido, palavras novas e contribuições dos alunos. Por exemplo: “Great job this week everyone! You learned new words and asked for clarifying questions. You were able to answer personal information questions about yourself and also learned about passwords. What did you learn this week?”.
No encontro síncrono, encerre a aula perguntando: “What have you learned today?". Ouça as contribuições, podendo anotá-las no chat ou em um arquivo do Google Docs. Conclua parabenizando por aquilo que eles fizeram bem, por exemplo, boa participação, boa fluência ou pronúncia.
Convite aos familiares
Peça para os alunos praticarem o diálogo proposto com algum familiar ou amigo que fale pelo menos um pouco de inglês.
Contents
- INPUT: Video “What’s your password?”
- OUTPUT: Play a card game asking questions.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Valdelena Nobre
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes