Atividade para impressão - Texto do Input
Plano de Aula
Plano de aula: School in other countries (Costa Rica)
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre I And My Surroundings
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse é um plano que enfatiza a habilidade de leitura no sentido amplo dessa habilidade, como reconhecimento de diferentes tipos textuais e a abrangência da língua inglesa. Esse plano não faz parte de uma sequência específica, embora existam outros planos na mesma unidade abordando as mesmas habilidades.
Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de um projetor para reproduzir o vídeo do Context. Caso essa tecnologia não esteja disponível, a aula poderá ser ministrada de uma forma adaptada, utilizando-se impressões de imagens semelhantes às que aparecem no vídeo e, se possível, com legendas semelhantes (em inglês). Haverá também a necessidade de imprimir o artigo para leitura. Caso não seja possível imprimir uma cópia para cada aluno, eles podem acompanhar a leitura em duplas. Além disso, há algumas atividades de vocabulário que precisam ser impressas ou copiadas em papel craft ou cartolina antes da aula para evitar o desperdício de tempo, bem como a atividade de compreensão (Output) que precisa ser preparada com antecedência para ser aplicada. Como atividade complementar ou atividade de casa, sugere-se uma atividade escrita para a qual fornecemos um template que os alunos podem utilizar como modelo.
Context
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pelo UNICEF. Pergunte-lhes se eles sabem o que é UNICEF. Caso não saibam, explique que UNICEF é o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Que essa organização é a parte da ONU (United Nations) que cuida dos interesses das crianças, incluindo saúde, nutrição e educação. Peça que ao assistir ao vídeo eles pensem nas seguintes perguntas:
- What is the video about?
- One similarity and one difference between the children’s reality in the video and my own reality.
O vídeo (legendado em inglês) pode ser acessado no seguinte link: Video: Unicef.
Após a exibição do vídeo, discuta as perguntas com os alunos. O vídeo é sobre escola, educação, importância de ter uma educação. Uma semelhança é que as crianças do vídeo estão na escola e a diferença é que essas escolas são diferentes da escola que eles frequentam. Continue a discussão perguntando:
- Are schools the same all over the world? (aqui os alunos provavelmente responderão que não).
- What can be different in schools from different countries? (Escreva no quadro as ideias dos alunos. Caso eles não respondam, você pode incentivá-los perguntando: Do all students study the same subjects? Do they all have the same amount of school days?
Diga-lhes que o assunto da aula de hoje é a escola em outros lugares do mundo. Passe para o slide seguinte.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO