Atividade para impressão - Texto do Input
Plano de Aula
Plano de aula: School in other countries (Costa Rica)
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre I And My Surroundings
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse é um plano que enfatiza a habilidade de leitura no sentido amplo dessa habilidade, como reconhecimento de diferentes tipos textuais e a abrangência da língua inglesa. Esse plano não faz parte de uma sequência específica, embora existam outros planos na mesma unidade abordando as mesmas habilidades.
Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de um projetor para reproduzir o vídeo do Context. Caso essa tecnologia não esteja disponível, a aula poderá ser ministrada de uma forma adaptada, utilizando-se impressões de imagens semelhantes às que aparecem no vídeo e, se possível, com legendas semelhantes (em inglês). Haverá também a necessidade de imprimir o artigo para leitura. Caso não seja possível imprimir uma cópia para cada aluno, eles podem acompanhar a leitura em duplas. Além disso, há algumas atividades de vocabulário que precisam ser impressas ou copiadas em papel craft ou cartolina antes da aula para evitar o desperdício de tempo, bem como a atividade de compreensão (Output) que precisa ser preparada com antecedência para ser aplicada. Como atividade complementar ou atividade de casa, sugere-se uma atividade escrita para a qual fornecemos um template que os alunos podem utilizar como modelo.
Context
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pelo UNICEF. Pergunte-lhes se eles sabem o que é UNICEF. Caso não saibam, explique que UNICEF é o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Que essa organização é a parte da ONU (United Nations) que cuida dos interesses das crianças, incluindo saúde, nutrição e educação. Peça que ao assistir ao vídeo eles pensem nas seguintes perguntas:
- What is the video about?
- One similarity and one difference between the children’s reality in the video and my own reality.
O vídeo (legendado em inglês) pode ser acessado no seguinte link: Video: Unicef.
Após a exibição do vídeo, discuta as perguntas com os alunos. O vídeo é sobre escola, educação, importância de ter uma educação. Uma semelhança é que as crianças do vídeo estão na escola e a diferença é que essas escolas são diferentes da escola que eles frequentam. Continue a discussão perguntando:
- Are schools the same all over the world? (aqui os alunos provavelmente responderão que não).
- What can be different in schools from different countries? (Escreva no quadro as ideias dos alunos. Caso eles não respondam, você pode incentivá-los perguntando: Do all students study the same subjects? Do they all have the same amount of school days?
Diga-lhes que o assunto da aula de hoje é a escola em outros lugares do mundo. Passe para o slide seguinte.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o objetivo da aula para os alunos. Diga-lhes que na aula de hoje eles irão ler um texto e identificar a função e algumas informações específicas no texto lido. Today you will read an informational text and find specific information about schools around the world.
Input
Tempo sugerido: 25 minutos.
Propósito: Realizar a leitura do texto e identificar a funcionalidade do texto, sua ideia principal e informações específicas, bem como o alcance da língua inglesa nesse determinado contexto.
Expectativa: Que os alunos realizem a leitura compartilhada do artigo e identifiquem sua funcionalidade, ideia principal e informações específicas.
Orientações: Apresente o slide aos alunos e diga-lhes que eles lerão um texto do site Pocket Cultures: the world in your pocket. Explique o significado da expressão the world in your pocket (it means that you can access information about the world so easily that it is like the world is literally in your pocket). Diga-lhes que esse é um site australiano independente que tem o intuito de abrir os horizontes das pessoas trazendo informações sobre diferentes assuntos em diferentes partes do mundo. Diga ainda que as postagens são realizadas em inglês por pessoas de diferentes nacionalidades. Inclusive o artigo que eles irão ler hoje foi enviado por uma correspondente da Costa Rica, um país da América Central onde se fala espanhol. Pergunte por que eles acham que o texto foi escrito em inglês. Se os alunos não souberem, explique que provavelmente é para atingir um maior número de pessoas. A autora da postagem chama-se Nuria Villalobos. Ela é da Costa Rica, mas fez intercâmbio nos Estados Unidos e atualmente é professora de inglês em faculdades da Costa Rica.
Input
Tempo Sugerido: Continuação do Input
Propósito: Realizar a leitura compartilhada do texto e identificar a funcionalidade do texto, sua ideia principal e e informações específicas, bem como o alcance da língua inglesa nesse determinado contexto.
Expectativa: Que os alunos realizem a leitura compartilhada do texto e identifiquem sua funcionalidade, ideia principal e informações específicas.
Orientações:
- Distribua o texto impresso aos alunos e faça a leitura do mesmo pedindo aos alunos que assinalem em cada parágrafo alguma informação ou palavra que eles considerem importantes para a compreensão do texto. O texto para impressão pode ser encontrado aqui .
- Durante a leitura, é importante que você faça pausas para checar a compreensão. Por exemplo, leia os parágrafos um e dois e pergunte aos alunos do que trata o artigo e que informações eles já receberam até esse ponto do artigo. Eles podem dizer: sobre as férias. Leia o terceiro parágrafo e pergunte qual é o assunto do mesmo (school uniforms). Em seguida, leia os dois ultimos paragrafos e pergunte do que tratam esses parágrafos (disciplina estudadas nas escolas da Costa Rica e requerimentos para entrar na universidade). Por fim, pergunte aos alunos qual o objetivo de um texto como esse (informar sobre o sistema escolar na Costa Rica). Você pode ainda perguntar que tipo de texto é este: table, infographic, article, letter, poster? Explique que se trata de um artigo (article, which is an individual writing published within a newspaper, magazine or, in this case, a website).
- Após a leitura completa do texto, faça a atividade de vocabulário que está localizada logo abaixo do texto na atividade acima. Corrija a atividade de vocabulário com os alunos e passe para o slide seguinte.
Material complementar: A correção da atividade de vocabulário encontra-se neste link: Correção do vocabulário
Output
Tempo sugerido: 12 minutos.
Propósito: Verificar a compreensão do texto lido buscando no mesmo ou na sua própria memória as respostas às perguntas propostas.
Expectativa: Que os alunos consigam responder a perguntas pontuais sobre o texto verificando assim sua compreensão.
Orientações:
Divida a turma em dois ou mais grupos, dependendo da quantidade de alunos. O ideal é que os grupos tenham no máximo 8 alunos para que todos tenham a oportunidade de responder as perguntas. Em seguida, distribua as perguntas sobre o texto em papeizinhos cortados e dobrados de modo que os alunos não consigam ler as perguntas sem abrir os papéis. Explique que cada aluno terá uma oportunidade para tirar um papelzinho e responder a uma pergunta. Se ele responder corretamente, marca um ponto, se não souber responder, o colega à sua direita deve tentar responder. Se este também não souber, continua passando para o próximo à direita até que alguém responda e ganhe um ponto. Ao final, o vencedor é aquele aluno que obtiver o maior número de pontos. As perguntas de compreensão de texto encontram-se no seguinte documento: Comprehension questions
Atividade complementar: Como tarefa de casa, os alunos podem escrever um pouco sobre sua escola ou sobre as escolas no Brasil utilizando o seguinte template.
Material complementar: As resoluções para as atividades acima se encontram nos seguintes links: Answers Comprehension Questions e Template com respostas
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes adquiridos nessa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam que ao final da aula eles conseguiram adquirir informações e habilidades que eles não possuíam antes.
Orientações: Leia o slide com os alunos e peça-os para darem exemplos de quando aprenderam esse tópicos durante a aula. É importante que eles percebam que todos os momentos da aula tiveram um propósito.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING6_07UND03
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2311/school-in-other-countries-costa-rica
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- Youtube
Optativas:
- FlipGrid/Padlet
- Zoom, Hangout
- Google Sheets/Mentimeter
Context
Explique aos alunos que esta é uma aula sobre como funcionam as escolas de outros países, mais especificamente, na Costa Rica. Para ativar os conhecimentos dos alunos, compartilhe com antecedência o vídeo da UNICEF através de alguma ferramenta de troca de mensagens. Peça aos alunos que prestem atenção no vídeo e respondam às perguntas: "What is this video about? What is similar and what is different from my reality?".
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, volte ao vídeo e converse com a turma sobre o contexto. Você pode passar o vídeo novamente e utilizar as perguntas do slide 2 para guiar a discussão.
Compartilhe o texto do Plano de Aula e siga as instruções do slide de input.
É importante demorar-se na análise dos textos e ajudar os alunos a extrair as informações de forma eficiente. Para isso, você pode compartilhar sua tela e ler o texto junto com a turma, fazendo as perguntas nos lugares pertinentes e garantindo que todos tenham seu momento de fala. Para a atividade de vocabulário, você pode dividir a turma em duplas e pedir que se reúnam para completar o trabalho.
Output
Divida a turma em pequenos grupos, compartilhe a atividade do output e peça aos alunos que completem a tarefa. Eles deverão discutir as questões e enviar de volta através de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.
Para enriquecer ainda mais a aula, você pode pedir aos alunos que preencham a tabela sugerida no Plano de Aula com informações sobre as escolas no Brasil. Esta atividade pode ser feita em duplas ou pequenos grupos, e as respostas podem ser enviadas por formulários no Google Sheets ou Mentimeter.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer diferentes perguntas que apareceram durante a lesson sobre as escolas de Costa Rica e receber uma resposta oral dos alunos. Em uma aula assíncrona, você pode fazer o mesmo pedido, como "Describe your school uniform".
Convite às famílias
Como era a escola no tempo dos seus pais ou avós? Peça aos alunos que entrevistem seus familiares e contem fatos curiosos sobre o tempo deles na escola. Eles podem acrescentar fotos e vídeos para enriquecer o trabalho. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais como o Flipgrid ou o Padlet.
Contents
- INPUT: Reading the text about how school is in Costa Rica.
- OUTPUT: Playing a game to answer comprehension questions.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes