Atividade para impressão - Texto do Input
Plano de Aula
Plano de aula: School in other countries (Costa Rica)
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre I And My Surroundings
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse é um plano que enfatiza a habilidade de leitura no sentido amplo dessa habilidade, como reconhecimento de diferentes tipos textuais e a abrangência da língua inglesa. Esse plano não faz parte de uma sequência específica, embora existam outros planos na mesma unidade abordando as mesmas habilidades.
Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de um projetor para reproduzir o vídeo do Context. Caso essa tecnologia não esteja disponível, a aula poderá ser ministrada de uma forma adaptada, utilizando-se impressões de imagens semelhantes às que aparecem no vídeo e, se possível, com legendas semelhantes (em inglês). Haverá também a necessidade de imprimir o artigo para leitura. Caso não seja possível imprimir uma cópia para cada aluno, eles podem acompanhar a leitura em duplas. Além disso, há algumas atividades de vocabulário que precisam ser impressas ou copiadas em papel craft ou cartolina antes da aula para evitar o desperdício de tempo, bem como a atividade de compreensão (Output) que precisa ser preparada com antecedência para ser aplicada. Como atividade complementar ou atividade de casa, sugere-se uma atividade escrita para a qual fornecemos um template que os alunos podem utilizar como modelo.
Context
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pelo UNICEF. Pergunte-lhes se eles sabem o que é UNICEF. Caso não saibam, explique que UNICEF é o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Que essa organização é a parte da ONU (United Nations) que cuida dos interesses das crianças, incluindo saúde, nutrição e educação. Peça que ao assistir ao vídeo eles pensem nas seguintes perguntas:
- What is the video about?
- One similarity and one difference between the children’s reality in the video and my own reality.
O vídeo (legendado em inglês) pode ser acessado no seguinte link: Video: Unicef.
Após a exibição do vídeo, discuta as perguntas com os alunos. O vídeo é sobre escola, educação, importância de ter uma educação. Uma semelhança é que as crianças do vídeo estão na escola e a diferença é que essas escolas são diferentes da escola que eles frequentam. Continue a discussão perguntando:
- Are schools the same all over the world? (aqui os alunos provavelmente responderão que não).
- What can be different in schools from different countries? (Escreva no quadro as ideias dos alunos. Caso eles não respondam, você pode incentivá-los perguntando: Do all students study the same subjects? Do they all have the same amount of school days?
Diga-lhes que o assunto da aula de hoje é a escola em outros lugares do mundo. Passe para o slide seguinte.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO