Plano de aula: School in other countries (Costa Rica)

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre I And My Surroundings

Sobre esta aula: Esse é um plano que enfatiza a habilidade de leitura no sentido amplo dessa habilidade, como reconhecimento de diferentes tipos textuais e a abrangência da língua inglesa. Esse plano não faz parte de uma sequência específica, embora existam outros planos na mesma unidade abordando as mesmas habilidades.

Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de um projetor para reproduzir o vídeo do Context. Caso essa tecnologia não esteja disponível, a aula poderá ser ministrada de uma forma adaptada, utilizando-se impressões de imagens semelhantes às que aparecem no vídeo e, se possível, com legendas semelhantes (em inglês). Haverá também a necessidade de imprimir o artigo para leitura. Caso não seja possível imprimir uma cópia para cada aluno, eles podem acompanhar a leitura em duplas. Além disso, há algumas atividades de vocabulário que precisam ser impressas ou copiadas em papel craft ou cartolina antes da aula para evitar o desperdício de tempo, bem como a atividade de compreensão (Output) que precisa ser preparada com antecedência para ser aplicada. Como atividade complementar ou atividade de casa, sugere-se uma atividade escrita para a qual fornecemos um template que os alunos podem utilizar como modelo.

Context

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Diga aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pelo UNICEF. Pergunte-lhes se eles sabem o que é UNICEF. Caso não saibam, explique que UNICEF é o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Que essa organização é a parte da ONU (United Nations) que cuida dos interesses das crianças, incluindo saúde, nutrição e educação. Peça que ao assistir ao vídeo eles pensem nas seguintes perguntas:

• What is the video about?
  • One similarity and one difference between the children’s reality in the video and my own reality.

O vídeo (legendado em inglês) pode ser acessado no seguinte link: Video: Unicef.

Após a exibição do vídeo, discuta as perguntas com os alunos. O vídeo é sobre escola, educação, importância de ter uma educação. Uma semelhança é que as crianças do vídeo estão na escola e a diferença é que essas escolas são diferentes da escola que eles frequentam. Continue a discussão perguntando:

• Are schools the same all over the world? (aqui os alunos provavelmente responderão que não).
  • What can be different in schools from different countries? (Escreva no quadro as ideias dos alunos. Caso eles não respondam, você pode incentivá-los perguntando: Do all students study the same subjects? Do they all have the same amount of school days?

Diga-lhes que o assunto da aula de hoje é a escola em outros lugares do mundo. Passe para o slide seguinte.