Atividade para impressão - Context
Plano de Aula
Plano de aula: Listening for the Main Idea (I)
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Reading Strategies I
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é uma de duas aulas que abordam a habilidade com ênfase na escuta, principalmente na busca de palavras cognatas para compreensão do contexto abordado. Embora as duas aulas desta unidade abordem a mesma habilidade, elas não se complementam entre si, nem precisam ser apresentadas em sequência.
Preparação para a aula: Para essa aula, você precisará de um data show para projetar o vídeo da parte do Input. Há também sugestões de atividades impressas, porém, caso haja dificuldade em imprimir as atividades, estas poderão ser copiadas em papel craft ou cartolina. Em quase todos os slides há sugestões de vídeos extras ou material complementar que pode ser utilizado em outro momento. Reserve um tempinho durante a preparação para a aula para verificar esse material.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia e explique para os alunos que eles irão escutar uma falante nativa e tentar entender do que ela está falando, usando algumas palavras cognatas como pista. We are going to listen to a native speaker talking and try to understand the main idea, using cognate words as clues.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia a definição de cognatos para os alunos, bem como os exemplos de palavras cognatas apresentados no slide. Pergunte se eles sabem o que as palavras significam. Passe para o slide seguinte.
Material complementar: Caso deseje mais informações sobre palavras cognatas, consulte os seguintes links: https://www.esfingles.com/blog/5-cognatos-100-palavras-em-ingles/
http://www.colorincolorado.org/article/using-cognates-develop-comprehension-english
Context
Tempo sugerido: Continuação do Context.
Orientações: Apresente a atividade para os alunos. Peça-lhes que completem as frases usando as palavras cognatas que estão no quadro. Faça a atividade em grupo usando o próprio slide ou use a atividade impressa que está num documento no seguinte link: Atividade de contexto
Material complementar: A resolução desta atividade está disponível num documento através do link: Resolução context
Input
Tempo sugerido: 25 minutos
Propósito: Assistir ao vídeo tentando ouvir as palavras cognatas presentes no mesmo e compreender de forma geral o video.
Expectativa: Que os alunos assistam ao vídeo e percebam que conseguem entender algumas das informações veiculadas devido à presença de palavras cognatas.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles irão assistir a um vídeo produzido pela BBC News, uma empresa jornalística britânica que tem sedes espalhadas pelo mundo. O vídeo de hoje é uma produção da BBC News Africa e conta um pouco da história de uma garota keniana chamada Sheila Sheldon Charles e sua arte.
- Fale um pouco sobre o Quênia. Lembre aos alunos que a África é um vasto continente composto de vários países e que o Quênia é um país africano localizado na parte leste do continente. Sua capital é Nairobi. Tem uma população de aproximadamente 38 milhões de habitantes. As línguas oficiais são o inglês e o swahili, mas existem outras línguas faladas por diferentes grupos étnicos. Nas escolas, a língua oficial é o inglês. O Quênia e um destino turístico muito procurado principalmente para observar animais selvagens.
- Reproduza o vídeo que pode ser encontrado no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=PfSJ8Zq2iP0
- Pergunte aos alunos se eles conseguiram entender as informações oferecidas pela garota Sheillah ou se eles conseguiram ouvir alguma palavra semelhante ao português. Eles provavelmente dirão que não, já que o sotaque africano pode dificultar um pouco a compreensão. Pergunte, então se eles conseguem imaginar sobre o que a menina Sheillah está falando.
- Ouça suas suposições, escreva-as no quadro (em inglês).
- Distribua a atividade de listening que está num documento no seguinte link: Atividade Input . Leia a atividade e diga-lhes que o vídeo será reproduzido novamente e que desta vez eles devem tentar ouvir se as palavras da atividade estão ou não no vídeo. Diga-lhes que circulem as palavras que ouvirem.
- Reproduza o vídeo novamente e em seguida passe para o próximo slide.
Materiais complementares:
- A resolução da atividade encontra-se no documento neste link
- Uma versão deste vídeo com legendas em inglês, encontra-se no seguinte link:
https://www.facebook.com/BBCnewsAfrica/videos/291347724995851/ , porém espere até o final da atividade de Input para passar o vídeo com legendas em inglês.
- Mais informações sobre o país africano Quênia podem ser encontradas nos seguinte links: http://www.kenya-information-guide.com/about-kenya.html e http://www.kenya-information-guide.com/kenya-animals.html
Input
Tempo sugerido: Continuação do Input.
Propósito: Identificar palavras cognatas no vídeo apresentado como ponto de partida para a compreensão da ideia principal.
Expectativa: Que os alunos identifiquem (ouçam) as palavras cognatas, bem como o contexto do vídeo apresentado.
Orientações: Faça a correção coletiva da atividade proposta. Passe para o slide seguinte.
Material complementar:
- A resolução da atividade encontra-se no documento neste link: Resolução Input
- Uma versão deste vídeo com legendas em inglês, encontra-se no seguinte link: https://www.facebook.com/BBCnewsAfrica/videos/291347724995851/
Output
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Compreender as informações principais contidas no vídeo apresentado.
Expectativa: Que os alunos percebam que a partir de palavras semelhantes a língua materna, eles podem compreender as ideias de um falante nativo.
Orientações: Apresente o slide aos alunos e distribua a atividade impressa que encontra-se no seguinte link: Atividade Output. Peça-lhes que respondam à questão 1 desta atividade impressa. Após 3 - 5 minutos, faça a correção da questão 1. Em seguida reproduza o vídeo novamente (pode ser com legendas em inglês), fazendo pausas para que os alunos identifiquem no vídeo as respostas para as perguntas propostas. Por fim, pergunte aos alunos se conseguiram identificar sobre o que a Sheillah estava falando - What is she talking about? Os alunos devem dizer algo relacionado a arte, mãe, leões, etc. Caso eles não respondam, incentive sua participação perguntando: Is she talking about her drawing? Is she talking about politics? Is she talking about painting lions? Is she talking about painting women?
Após essa breve discussão, passe para o slide seguinte.
Material complementar:
- A resolução da atividade encontra-se no documento neste link: Resolução Output
- Caso deseje continuar a explorar o tema de cognatos, pode usar o seguinte vídeo sobre os falsos cognatos mais comuns em portugues: https://www.youtube.com/watch?v=iCrcOuPgibc
Output
Tempo sugerido: 10 minutos..
Expectativa: Que os alunos percebam que podem falar de um tema comum (como fazer um relato pessoal), bem como compreender quando alguém fala de um assunto familiar.
Orientações: Apresente o slide aos alunos e explique que eles irão escrever um resumo do relato pessoal da garota do vídeo. Eles farão isso completando as lacunas da atividade proposta. Dê 4 - 5 minutos para os alunos responderem a atividade. Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala para verificar seu desempenho e esclarecer as dúvidas que possam surgir. Essa atividade encontra-se no seguinte link: Atividade Output. Após a atividade, faça a correção coletiva da mesma.
Material complementar:
- A resolução da atividade encontra-se no documento neste link: Resolução Output
- Caso deseje continuar a explorar esse tema de falar sobre si próprio e perceber os cognatos em português, use o seguinte video: https://www.youtube.com/watch?v=zBj4EbPNWIk
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar os saberes adquiridos nesta aula.
Expectativa: Que os alunos percebam que é possível compreender várias palavras em inglês, bem como expandir seu vocabulário baseado no uso de palavras cognatas.
Orientações: Mostre o slide aos alunos e leia-o com eles relacionando cada tópico a um momento da aula.
Material complementar: Caso haja tempo, mostre o quadro de falso cognatos que está na seguinte página da web: http://inglescomtic.blogspot.com/2010/11/
Atividade complementar: Caso deseje aprofundar a experiência de falar de si próprio, use a seguinte atividade na qual os alunos devem usar as informações das fichas para assumir uma personalidade diferente. Enquanto falam os outros devem ficar atentos para entender o que o colega está falando.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING6_05UND01
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2551/listening-for-the-main-idea-i
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- Youtube
Optativas:
- Zoom, Hangout
- Blog
Context
Explique aos alunos que esta será uma aula para reconhecer palavras cognatas. Compartilhe em alguma plataforma de mensagens (WhatsApp, Messenger, e-mail) com antecedência os slides de context, para que a turma entenda o que são cognatos e realizem o exercício. Você pode recriá-los no Google Sheets ou no Mentimeter para obter as respostas em tempo real.
Compartilhe também o vídeo sobre a história da garota queniana chamada Sheila Sheldon Charles. Peça aos alunos que assistam o vídeo e tentem entender sobre o que a menina está falando. Envie também o worksheet do Plano de Aula para que os alunos procurem identificar palavras que são ditas no vídeo. As respostas podem ser enviadas através do Google Sheets ou do Mentimeter.
Input
Abra o encontro síncrono no Zoom, WhatsApp ou Hangout conversando sobre o vídeo, sobre as impressões dos alunos, sobre as dificuldades encontradas para entender a pronúncia do vídeo. Converse com a turma sobre o Quênia, seguindo as instruções dos slides. Em um encontro assíncrono, você pode gravar um vídeo falando sobre o input e contando um pouco para a turma sobre o Quênia. Você pode também compartilhar imagens e links com os alunos, para que eles aprendam um pouco mais sobre o país.
Em seguida, compartilhe com a turma o primeiro slide do output. Você pode fazer esta parte síncrona ou assincronamente. Peça aos alunos que se dividam em duplas e testem sua compreensão acerca do vídeo. As respostas podem ser compartilhadas pelo Google Sheets ou Mentimeter.
Output
Para esta etapa, compartilhe o exercício do slide 8 e peça para que marquem as respostas corretas individualmente. Para um controle maior das entregas, você pode recriar o exercício em plataformas como o Google Sheets e o Mentimeter.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer diferentes perguntas que apareceram durante a lesson e receber uma resposta oral dos alunos. Em uma aula assíncrona, você pode fazer a mesma pergunta, como "What cognates did you learn in this lesson?", e pedir aos alunos que enviem a resposta por texto, áudio ou vídeo.
Convite às famílias
Os membros da família podem ajudar o aluno a entender o vídeo da aula. Peça para que assistam junto com o aluno, e tentem identificar palavras cognatas na fala de Sheila.
Contents
- INPUT: Video about a nine year old African artist.
- OUTPUT: Answer comprehension questions about the video.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes