Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Essa aula é parte de uma unidade sobre Everyday Interactions, a qual busca praticar a oralidade em situações do cotidiano, As aulas da unidade não seguem uma sequência obrigatória e podem ser usadas de acordo com a necessidade da turma e do professor.
Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de data show, especialmente para reproduzir o vídeo proposto. Há também algumas atividades para impressão nas partes de Context, Input e Output. Se os recursos forem limitados, algumas atividades para impressão podem ser reproduzidas no quadro (através do projetor) ou escritas em papel craft. A atividade do Output é um jogo que necessita ser impresso e as peças recortadas com antecedência.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Apresente esse slide aos alunos e proponha a pergunta What do these words / letters mean? Diga-lhes que algumas dessas expressões são populares em redes sociais e mensagens de texto (text messaging), mas que outras são senhas populares utilizadas pelas pessoas para proteger suas contas online.
- Entregue aos alunos a atividade que contém os acrônimos acima para que resolvam e descubram o significado de cada uma. Essa atividade encontra-se no seguinte link: Context
- Dê alguns minutos para que os alunos resolvam a atividade e prossiga para a correção. A resolução dessa atividade encontra-se num documento no seguinte link: Resolução Context
- Passe para o slide seguinte.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o objetivo dessa aula para os alunos e explique que algumas vezes não entendemos tudo o que nos dizem mesmo na nossa língua materna e para isso precisamos pedir esclarecimento. Hoje iremos aprender algumas formas de pedir explicação e esclarecimento em inglês. Today you will learn how to ask clarifying questions. Passe para o slide seguinte.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Compreender as perguntas respondidas pelos entrevistados.
Expectativa: Que os alunos percebam que os entrevistados estão divulgando informações sobre suas senhas ao responderem perguntas pessoais.
Orientações:
- Diga aos alunos que ele irão assistir a um segmento do Jimmy Kimmel Show, um talk show noturno que, além de quadros de entrevistas, apresenta assuntos atuais de uma forma cômica. Nesse segmento, Jimmy menciona o problema de segurança nas senhas criadas por empresas e indivíduos. Geralmente essas senhas não são tão seguras. O video encontra-se no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=opRMrEfAIiI
- Diga aos alunos que durante o vídeo eles devem prestar atenção às seguintes perguntas (escreva as perguntas no quadro):
- What is the most popular password in the US?
- What kinds of names do people use in their passwords?
- Mention one password from the video.
- Após a reprodução do vídeo, discuta as perguntas e respostas com os alunos. Pergunte se essas senhas são realmente fortes e porque. Do you think these are strong passwords? Why? Why not? Aqui eles podem responder que sim porque têm letras e números ou não porque são previsíveis com nomes de animais de estimação de datas de aniversário. Yes, because they contain numbers and letters. Ou No, because the names in these passwords are too predictable, such as pets’ names, family members and birthdays.
- Pergunte o que pode ser considerada uma senha forte. What can be considered a strong password? Espere que os alunos respondam que e uma senha com números, letras e símbolos. It’s a password with numbers, letters and symbols.
- Se houver tempo, reproduza o vídeo mais uma vez a fim de proporcionar exposição a falantes nativos em uma situação real.
- Explique que no vídeo, a entrevistadora fez muitas perguntas até conseguir a informação que ela queria. Nós, às vezes também precisamos fazer muitas perguntas para entender o que as pessoas querem dizer. In this video, the interviewer asked many questions to get the information she wanted. Sometimes we also need to ask many questions to understand what people are trying to say to us. Today, we will practice how to ask clarifying questions.
- Passe para o slide seguinte.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Praticar frases para pedir mais informações ou esclarecimento.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de usar frases e expressões para pedir informação extra ou esclarecimento.
Orientações:
- Apresente o diálogo acima aos alunos e faça a leitura compartilhada explicando cada expressão. Faça leitura em coro duas ou três vezes de modo que os alunos se sintam confortáveis com a s estruturas apresentadas.
- Chame alunos voluntários para fazerem a leitura do diálogo e enfatize a pronúncia e entonação.
- Coloque os alunos em pares e peça que pratiquem o diálogo usando suas próprias informações. Esse modelo encontra-se num documento no seguinte link: Dialogue . Observe a ortografia da palavra dialogue. Existe uma outra forma que é dialog, porém a segunda é utilizada apenas quando se refere a uma dialog box em programas de computador. Caso necessite de mais esclarecimentos sobre isso, visite o site: https://writingexplained.org/dialog-vs-dialogue-difference
- Circule pela sala enquanto os alunos praticam.
Material complementar: Se você, professor, achar necessário aprofundar esse assunto, pode consultar os vídeos abaixo para usar como recurso extra.
https://www.youtube.com/watch?v=vYOHD0AxQ6U
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Praticar as expressões usadas para pedir esclarecimento ou informações extras.
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de usar as expressões apresentadas nas situações adequadas.
Orientações:
Apresente o slide aos alunos e explique que eles irão jogar um jogo da memória (memory game) fazendo pares de perguntas e respostas de acordo com tema estudado. Os templates para o jogo encontram-se num documento no seguinte link: Memory Game . Imprima os cartões do jogo em papel resistente e as recorte de modo que haja 12 (doze) cartões de perguntas e doze cartões de respostas. Imprima uma quantidade de cartões suficientes para que os alunos joguem em duplas ou grupos de quatro. Instrua os alunos para falarem em inglês. Circule pela sala enquanto os alunos jogam para certificar-se de que eles estão falando em inglês e que compreenderam as expressões apresentadas.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes adquiridos na aula de hoje.
Expectativa: Que os alunos percebam o que aprenderam na aula de hoje e como podem aplicar esse conhecimento.
Orientações: Leia o slide com os alunos e lembre-os do conteúdo apresentado na aula do dia. Depois passe para a atividade de revisão.
Divida a turma em dois grupos e decida que grupo iniciará o jogo. Faça a primeira pergunta (a seguir) para o time 1. Caso eles não saibam, podem dizer “Pass” e passar a pergunta para o outro time. Se o outro time responder corretamente, marca um ponto. Caso contrário, continue o jogo fazendo uma nova pergunta ao time 2. Continue alternando perguntas entre os times. Some os pontos ao final do jogo e decida na premiação do time vencedor que pode ser algo como doces e balas, escolha de uma música para tocar na aula seguinte ou uma tarefa de casa mais curta. Algumas perguntas que você pode fazer aos times são:
- How do I say “password” in Portuguese?
- What do you mean by YOLO?
- What is your dog’s name?
- Can you repeat your phone number, please?
- Can you spell your name, please?
- How do I say “endereço” in English?
Material complementar: Para mais ideias de jogos de revisão conteúdo, visite o seguinte site: http://www.teachhub.com/fun-review-activities-classroom-games-do-now