Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas
Essenciais:
- YouTube, Facebook, WhatsApp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de vídeos e perguntas a serem realizadas nas aulas, também na fase de output).
Optativas:
- Hangouts, Zoom, Facebook (para momentos síncronos).
Context
Explique aos alunos que o objetivo desta aula será: “To order snacks at the movie theater”. Esta aula pode ser síncrona ou assíncrona, de acordo com as suas possibilidades e as dos alunos.
Escreva um post no Facebook ou no WhatsApp e peça aos alunos para responderem a estas perguntas:
1. Do you like going to the movie theater? yes/no
2. Do you like eating snacks at the movie theater? yes/no
3. What snacks do you like to eat? __________.
4. Which of these snacks do you know? Pretzel, nachos, popcorn, chocolate, candy (Podem enviar uma imagem no grupo)
Nota: Em aulas síncronas, mostre o slide do context e peça para os alunos identificarem os snacks para que, dessa forma, eles pratiquem. "I want to order a _____". Peça a participação de 3 ou 4 alunos.

DICA: Você pode criar um formulário com as perguntas usando o Google Forms e enviar o link para que respondam. Assim, as respostas serão corrigidas no mesmo momento. Outra opção é os alunos enviarem as respostas pelo WhatsApp ou Facebook antes do início da aula.
Input
Em encontros assíncronos/síncronos, poste ou envie o vídeo do show de Ellen Degeneres pelo grupo de WhatsApp, Facebook ou por qualquer outra ferramenta que tenha escolhido para o compartilhamento dos materiais da aula. Explique o contexto do vídeo e envie as perguntas que eles deverão responder sobre o conteúdo. Se a aula for síncrona, indicamos que envie o vídeo também antes da aula, para que os alunos com problemas com a internet possam assisti-lo antecipadamente.
Explique que eles deverão assistir e responder às seguintes perguntas:
1. Was the video funny? Why or why not?
a. What kinds of snacks did people buy?
2. What’s a fountain drink?
A soda
A natural juice
Water
3) What is a pretzel?
a. a pizza
b. a bread with salt or sugar on top.
c. chips
4) What kind of toppings can you get with the pretzel?
a. chicken
b. egg
c. butter or cinnamon
DICA: Você pode criar um formulário com as perguntas usando o Google Forms e enviar o link para que respondam. Assim, as respostas serão corrigidas no mesmo momento. Outra opção é os alunos enviarem as respostas pelo WhatsApp ou Facebook antes do início da aula.
Em um encontro síncrono, você pode dar exemplos e explicar melhor as palavras e o contexto do vídeo (faça a introdução).
Output
Em aulas síncronas, apresente o menu de snacks do output. Explique que eles deverão completá-lo com itens e preços. Depois, eles deverão fazer seus pedidos de acordo com a quantidade de dinheiro. Se o nome dele começar com uma letra de A a G, eles terão 20 dólares; de H a N, eles terão 15 dólares, e de O a Z, 10 dólares. Explique que eles vão fazer o pedido por escrito, seguindo um modelo como este: “I would like to order one large soda, a chocolate bar and two bags of chip for a total of $20”. Você pode modificar o menu e as instruções como achar melhor ou mais interessante para seu grupo de alunos.

Nota: Os alunos devem enviar suas respostas como comentários no post do Facebook ou no grupo de WhatsApp. Tente enviar um feedback individual a respeito dos erros.
Em aulas síncronas, pode-se realizar a mesma atividade sugerida para aulas assíncronas, ou, se preferir, realize a atividade de diálogo do plano original, disponível aqui, montando duplas e pedindo a participação de uma dupla de cada vez (ou coloque-os em grupos nos breakout rooms).
Em aulas síncronas, os alunos farão um diálogo usando a mesma proposta do plano original. Depois, se ainda houver tempo, eles podem conversar de forma mais livre e até trocar de parceiro.
Feedback
Em aulas assíncronas, determine uma data de finalização das atividades e relembre a turma, por meio de um post no Facebook ou mandando um áudio por WhatsApp. Também pode optar por gravar um vídeo. Envie um feedback geral com um resumo de tudo que foi aprendido, as palavras novas e as contribuições dos alunos. Outra sugestão é pedir para um aluno enviar um resumo do aprendizado de cada semana (formato: áudio, vídeo ou mensagem).
No encontro síncrono, encerre a aula perguntando: “What have you learned today?” e ouça as contribuições, podendo anotá-las no chat ou em um arquivo do Google Docs. Conclua parabenizando por aquilo que fizeram bem; por exemplo, pela boa participação, fluência ou pronúncia.
Convite aos familiares
Peça aos alunos que procurem a receita de um pretzel, e veja com os pais ou responsáveis se eles conseguem fazê-la em casa e compartilhar um registro do resultado com a turma.