Atividade para impressão - Context questions
Plano de Aula
Plano de aula: Sinopse de um filme
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre I And My Surroundings
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Essa é uma aula de leitura na qual os alunos irão explorar a sinopse de um filme provavelmente já conhecido por eles. Ela não faz parte de nenhuma sequência de planos e pode ser utilizada em qualquer momento do ano já que não requer nenhum conhecimento prévio específico.
Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de tecnologia para mostrar aos alunos o texto retirado de um site de filmes. Caso haja dificuldades com internet, o texto pode ser impresso antecipadamente. Alguns slides (Context e Output) contém atividades que devem ser projetadas no quadro para uma melhor visualização. Caso não seja possível utilizar um projetor, escreva as atividades em cartolina ou papel craft antes da aula e as apresente durante a aula. Para a parte do Context, será necessário imprimir ou escrever as respostas às perguntas em pedaços de papel e embrulhá-los um por cima do outro formando uma espécie de “repolho” para que os alunos descasquem e respondam as perguntas. No caso de turmas muito numerosas, deve-se fazer dois kits de perguntas.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos, Do you like movies? Eles provavelmente devem responder Yes ou It depends. Continue perguntando, What kind of movies do you like? Se eles não souberem, sugira drama, comedy, animation, romantic comedy, science fiction. Diga, Very well, today we will read a movie synopsis and identify its purpose (what it is for). Explique ainda que a sinopse é uma espécie de resumo abreviado do filme. Synopsis is like a brief summary of the movie.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente o slide dizendo que esse é um quiz sobre vocabulário utilizado para falar sobre filmes. Peça aos alunos que fiquem de pé em forma de círculo e proceda com a atividade acima que está disponível num documento no link: Context activity. Nessa atividade, os alunos irão relacionar as respostas às perguntas do slide. Leia as instruções e prepare o material da atividade com antecedência já que você, professor, precisará imprimir (ou escrever) as respostas para as perguntas acima e enrolá-las como se fosse um “repolho”, que os alunos irão “descascando” para responder as perguntas.
Material complementar:
Com relação à pergunta sobre a classificação dos filmes, é importante informar aos alunos a classificação dos filmes na língua inglesa. Essa classificação encontra-se no seguinte link: https://qctimes.com/film-ratings/article_21c9ae8c-adb1-11e7-b2be-33830c3af2bc.html
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Realizar a leitura da sinopse do filme Kung Fu Panda 3 e identificar o gênero do filme, bem como os personagens principais e a função do texto.
Expectativa: Que os alunos realizem a leitura da sinopse do filme Kung Fu Panda 3, identifiquem o gênero, decidam se assistiriam a esse filme, bem como percebam a abrangência da língua inglesa.
Orientações:
- Apresente ou imprima copias da sinopse do filme Kung Fu Panda 3 que esta disponível no seguinte link: https://www.fandango.com/kung-fu-panda-3-161126/plot-summary . Peça que os alunos observem a estrutura do texto e pergunte: What type of text is this? (a movie synopsis), explique que sinopse é um breve resumo de um livro ou de um filme. In this case it is a summary of a movie. What movie is this? What was the release date? Release date is the date when the film started being shown in movie theaters. Continue discutindo a estrutura do texto apresentado, apontando e discutindo alguns outros elementos, como: classification, duration, genre and fan ratings. Por fim, pergunte de onde esse texto foi retirado. Esse texto foi retirado de um site chamado Fandango. This is an American company that posts movie reviews and sells movie tickets on its site and through their App. Pergunte se tem no Brasil alguma empresa semelhante.
- Faça a leitura compartilhada da sinopse e esclareça as dúvidas de vocabulário. Por exemplo, algumas palavras que podem gerar dúvidas são: franchise, sweep across, clumsy, brethren, ultimate. As definições dessas palavras encontram-se no seguinte documento: Vocabulary .
- Observe mais uma vez o quesito fan ratings e a quantidade de pessoas que votou. Pergunte aos alunos se faz alguma diferença essa sinopse ter sido escrita em inglês e por quê. Se os alunos não responderem, incentive sua reflexão questionando: How many countries in the world speak English? Besides those countries, English is considered a universal language. Many people choose to learn English as a second language, so do you think that because this text was written in English more people will have access to it?
- Pergunte, qual é o objetivo de uma sinopse. What’s the purpose of a synopsis? It is to give a brief summary of the movie plot and to provide information such as classification, genre and fan rating.
- Por fim, pergunte aos alunos se esse seria um filme que eles escolheriam para assistir. Would you watch this movie? Why? Why not?
Atividades complementares:
- Em um outro momento, você pode conduzir uma pesquisa (survey) com a pergunta: Would you watch Kung Fu Panda 3? E, juntamente com os alunos, tabular ou grafar as respostas e baseado nessa survey, exibir o filme.
- Apresente aos alunos também a sinopse do filme “Pandas” que é um documentário que mostra como cientistas trabalham para reintroduzir os pandas à vida selvagem. Nesse caso a pesquisa pode ser uma votação para decidir qual dos filmes a turma gostaria de assistir. A sinopse deste filme encontra-se no link: https://www.fandango.com/pandas-208828/plot-summary
Material complementar::
Caso haja tempo, você pode mostrar os trailers (previews) dos filmes que se encontram nos seguintes links:
https://www.fandango.com/movie-trailer/kungfupanda3-trailer/161126
https://www.fandango.com/movie-trailer/pandas-trailer/208828
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Verificar a compreensão do texto lido (sinopse), bem como seu objetivo.
Expectativa: Que os alunos registrem aspectos do texto lido e entendam o objetivo desse tipo de texto (sinopse).
Orientações: Apresente o slide aos alunos e explique que eles podem e devem consultar a sinopse para preencher o quadro proposto. Leia todas as perguntas com os alunos antes de iniciar a atividade para esclarecer quaisquer dúvidas que porventura existam. Diga-lhes que marquem no texto (sublinhando ou com marca-texto) as respostas para cada pergunta. Essa atividade pode ser realizada em duplas. Ao final de 5 a 7 minutos proceda para a correção da atividade que pode ser realizada no quadro com alguns alunos vindo à frente para dar a resposta da questão. Para evitar constrangimento, é importante que o professor verifique se o aluno chamado à frente da turma respondeu a atividade de forma correta. Para verificar isso, o professor deve circular pela sala e observar o andamento da atividade, bem como oferecer suporte extra aos alunos que apresentarem dificuldade. Essa atividade está disponível para impressão num documento no seguinte link: Activity - Output
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes adquiridos nessa aula.
Expectativa: Que os alunos percebam os conhecimentos adquiridos nessa aula.
Orientações: Leia o slide com os alunos e aponte tudo o que foi aprendido nesta aula. Em seguida, divida a turma em dois grupos e peça um representante de cada grupo. Divida o quadro ao meio. Um lado para cada time. Diga-lhes que quando você der o sinal, os alunos que estão sentados devem ditar as palavras, relacionadas a filmes, aprendidas na aula de hoje para seu representante escrever no quadro. Mostre rapidamente o slide do Context e lembre que eles podem também usar palavras aprendidas na leitura da sinopse do filme. Eles podem falar ao mesmo tempo. Cabe ao representante escrever o maior número de palavras que conseguir. Durante a atividade, os alunos irão “gritar” as palavras para que os alunos que estão à frente as escrevam no quadro. Pode ser que o representante de um time escute uma palavra do outro time e a escreva no quadro. Não tem problema, o objetivo é ter o maior número possível de palavras escritas no quadro. Dê 1 minuto para o desenvolvimento desta atividade. Ao final, conte as palavras de cada equipe. A equipe com o maior número de palavras escritas no quadro será a vencedora.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING6_07UND05
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2313/sinopse-de-um-filme
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- YouTube
- Navegador de internet (Chrome, Safari, Mozilla etc)
Optativas:
- Plataforma de streaming (Telecine, Netflix, Amazon Prime, Youtube, Vimeo, Dailymotion)
- Zoom, Hangout
- Google Sheets/Mentimeter
Context
Explique aos alunos que irão explorar a sinopse de um filme, e o objetivo é identificar seu propósito.
Antes de entrarem em contato com o texto, sugira que a turma assista ao filme Kung Fu Panda 3 em alguma plataforma de streaming ou em DVD, ou que assistam ao trailer do filme. Peça aos alunos que identifiquem o gênero do filme e levem suas anotações para a aula.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, compartilhe o "Movie Trivia" do slide de Context. Debata os tópicos com a turma, para observar o que os alunos já conhecem sobre o assunto.
Em caso de uma aula assíncrona, você pode enviar estas perguntas através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter, e pedir que os alunos se reúnam em pequenos grupos para discutir os tópicos.
Caso deseje expandir o assunto, compartilhe o link sobre classificação etária com a turma, e converse com eles sobre cada classificação. Você pode apresentar diferentes pôsteres de filmes e pedir para os alunos classificarem de acordo com a idade que acham apropriada, inclusive, e criar um debate sobre o que é adequado e o que não é adequado para diferentes faixas etárias.
Compartilhe a sinopse do filme e siga as instruções do primeiro slide de input. É importante demorar-se na análise dos textos, e ajudar os alunos a extrair as informações de forma eficiente. Para isso, você pode compartilhar sua tela e ler o texto junto com a turma, fazendo as perguntas nos lugares pertinentes e garantindo que todos tenham seu momento de fala.
Em caso de aula assíncrona, você pode dividir a turma em pequenos grupos e pedir que discutam as questões do slide e enviem as respostas.
Output
Divida a turma em pequenos grupos e compartilhe a atividade do output e siga as instruções do slide para que alunos que completem a tarefa. Eles deverão discutir as questões e enviar de volta através de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer a dinâmica sugerida no slide, pedindo aos alunos que escrevam no chat o maior número de palavras relacionadas ao tema da aula que conseguirem. Em uma aula assíncrona, você pode fazer a pergunta "What is Kung Fu Panda 3 about?" e deixar que os alunos enviem a resposta.
Convite às famílias
Você pode pedir às famílias que compartilhem seus filmes preferidos na infância. Peça aos familiares dos alunos que gravem pequenos vídeos resumindo o filme e compartilhe com a turma. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais como o Flipgrid ou o Padlet.
Contents
- INPUT: Reading the synopsis of a movie.
- OUTPUT: Comprehension questions checklist.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI07) Formular hipóteses sobre a finalidade de um texto em língua inglesa, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.
(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Valdelena Nobre Rodriguez
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes