Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING6_07UND05
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2313/sinopse-de-um-filme
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- YouTube
- Navegador de internet (Chrome, Safari, Mozilla etc)
Optativas:
- Plataforma de streaming (Telecine, Netflix, Amazon Prime, Youtube, Vimeo, Dailymotion)
- Zoom, Hangout
- Google Sheets/Mentimeter
Context
Explique aos alunos que irão explorar a sinopse de um filme, e o objetivo é identificar seu propósito.
Antes de entrarem em contato com o texto, sugira que a turma assista ao filme Kung Fu Panda 3 em alguma plataforma de streaming ou em DVD, ou que assistam ao trailer do filme. Peça aos alunos que identifiquem o gênero do filme e levem suas anotações para a aula.
Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, compartilhe o "Movie Trivia" do slide de Context. Debata os tópicos com a turma, para observar o que os alunos já conhecem sobre o assunto.
Em caso de uma aula assíncrona, você pode enviar estas perguntas através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter, e pedir que os alunos se reúnam em pequenos grupos para discutir os tópicos.
Caso deseje expandir o assunto, compartilhe o link sobre classificação etária com a turma, e converse com eles sobre cada classificação. Você pode apresentar diferentes pôsteres de filmes e pedir para os alunos classificarem de acordo com a idade que acham apropriada, inclusive, e criar um debate sobre o que é adequado e o que não é adequado para diferentes faixas etárias.
Compartilhe a sinopse do filme e siga as instruções do primeiro slide de input. É importante demorar-se na análise dos textos, e ajudar os alunos a extrair as informações de forma eficiente. Para isso, você pode compartilhar sua tela e ler o texto junto com a turma, fazendo as perguntas nos lugares pertinentes e garantindo que todos tenham seu momento de fala.
Em caso de aula assíncrona, você pode dividir a turma em pequenos grupos e pedir que discutam as questões do slide e enviem as respostas.
Output
Divida a turma em pequenos grupos e compartilhe a atividade do output e siga as instruções do slide para que alunos que completem a tarefa. Eles deverão discutir as questões e enviar de volta através de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.
Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode fazer a dinâmica sugerida no slide, pedindo aos alunos que escrevam no chat o maior número de palavras relacionadas ao tema da aula que conseguirem. Em uma aula assíncrona, você pode fazer a pergunta "What is Kung Fu Panda 3 about?" e deixar que os alunos enviem a resposta.
Convite às famílias
Você pode pedir às famílias que compartilhem seus filmes preferidos na infância. Peça aos familiares dos alunos que gravem pequenos vídeos resumindo o filme e compartilhe com a turma. Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais como o Flipgrid ou o Padlet.