Plano de aula: Sinopse de um filme

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre I And My Surroundings

Sobre esta aula: Essa é uma aula de leitura na qual os alunos irão explorar a sinopse de um filme provavelmente já conhecido por eles. Ela não faz parte de nenhuma sequência de planos e pode ser utilizada em qualquer momento do ano já que não requer nenhum conhecimento prévio específico.

Preparação para a aula: Para essa aula será necessário o uso de tecnologia para mostrar aos alunos o texto retirado de um site de filmes. Caso haja dificuldades com internet, o texto pode ser impresso antecipadamente. Alguns slides (Context e Output) contém atividades que devem ser projetadas no quadro para uma melhor visualização. Caso não seja possível utilizar um projetor, escreva as atividades em cartolina ou papel craft antes da aula e as apresente durante a aula. Para a parte do Context, será necessário imprimir ou escrever as respostas às perguntas em pedaços de papel e embrulhá-los um por cima do outro formando uma espécie de “repolho” para que os alunos descasquem e respondam as perguntas. No caso de turmas muito numerosas, deve-se fazer dois kits de perguntas.

Objective

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos, Do you like movies? Eles provavelmente devem responder Yes ou It depends. Continue perguntando, What kind of movies do you like? Se eles não souberem, sugira drama, comedy, animation, romantic comedy, science fiction. Diga, Very well, today we will read a movie synopsis and identify its purpose (what it is for). Explique ainda que a sinopse é uma espécie de resumo abreviado do filme. Synopsis is like a brief summary of the movie.