17270
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 6º ano > Lógicas de organização política

Plano de aula - Formas de conquista do Império Romano

Plano de aula de História com atividades para 6º ano do EF sobre Formas de conquista do Império Romano

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Messias Ferreira Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13, “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, canetinhas hidrográficas coloridas, lápis de cor, borracha e dicionário. Uma cartolina branca por grupo e fontes impressas para cada grupo.

Material complementar:

Mapa do Império Romano no ano de 117 d.C.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q94wv5RyqKmqDDWzme49yKthKe5xxq9QYkkRtMuecgzkmHNw55CKxJgqUUdw/his6-13und02-mapa-do-imperio-romano-no-ano-de-117-dc.pdf

Planisfério político do IBGE

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VxAE4z5nNTrVsYxBfkVPKqF82ZFBxpXk4DP5pa67npBXZacFVxFPdpgJzDWZ/his6-13und02-planisferio-politico-do-ibge.pdf

Fontes do Grupo 1 - O Exército romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SD9c9dKj8umqJVdUzAWErR7DFXhdrurjn4RFtQdKQJEXAN6cg9VEpsWjK7kW/his6-13und02-fontes-do-grupo-1-exercito-romano.pdf

Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Md8xUzK8XHKMDDuWBx29YaxtxuHQ6XKaceZ2ZWyUCFuRB4AMrjTD2qShvshh/his6-13und02-fontes-do-grupo-2-estradas-romanas.pdf

Fontes do Grupo 3 - Marinha romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cYyfQaJx37K89uGZyMj5H6xagqpcHUAVcbvGU494GnhEWv4QpCbq2wwY5dc/his6-13und02-fontes-do-grupo-3-marinha-romana.pdf

Fontes do Grupo 4 - Romanização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jbtBkUcAPXkN2dygNRD9GtrrFdYQrbKBwypJefHM3vMbvVcNZ8vSjwKrtSSm/his6-13und02-fontes-do-grupo-4-romanizacao.pdf

Fontes do Grupo 5 - Língua latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qPKkBSbSBPsEj5rQCaBnJnD3V9ZHpgEpTbjZJxvcRZG3TUWh7DGPsEarcn5s/his6-13und02-fontes-do-grupo-5-lingua-latina.pdf

Fontes do Grupo 6 - Expansão romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VEk6axUunUPmAuuWtM8EvTN55NYFZwaQSdNjrS8q8gchEyADSs6PJGgd3K2m/his6-13und02-fontes-do-grupo-6-conquistas-romanas.pdf

Exemplo de mapa mental sobre o Império Romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsF4UJtVQRZFRgHSyVdv5C9mSsGFCQEzcN2aXnFHdfxNNFNeyCt6bGzKpxj3/his6-13und02-exemplo-de-mapa-mental-sobre-o-imperio-romano.pdf

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”. Neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol.9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Preparando a sala: Antes de iniciar a aula, deixe a sala preparada para a prática. Deixar a sala preparada é fundamental para que ela possa acontecer em uma aula. Caso a sala de aula seja pequena ou a turma tenha muitos alunos, tente realizar a aula em um local aberto, como o pátio da escola. Monte seis grupos com as carteiras. Coloque sobre cada grupo um prisma identificando-o, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FNeeUqktETGTh63V4ZjgEbacxKkVP5JcH6V8HdxWJUpTPDbgSejrQeCyMKNQ/his6-13und02-prisma-de-mesa-grupos.pdf Acesso em: 18/3/2019, imprima o arquivo do prisma e cole-o sobre uma cartolina ou papel cartão. Em seguida, coloque as fontes impressas necessárias para cada grupo trabalhar sobre as mesas (abaixo).

Fontes do Grupo 1 - O Exército romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SD9c9dKj8umqJVdUzAWErR7DFXhdrurjn4RFtQdKQJEXAN6cg9VEpsWjK7kW/his6-13und02-fontes-do-grupo-1-exercito-romano.pdf

Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Md8xUzK8XHKMDDuWBx29YaxtxuHQ6XKaceZ2ZWyUCFuRB4AMrjTD2qShvshh/his6-13und02-fontes-do-grupo-2-estradas-romanas.pdf

Fontes do Grupo 3 - Marinha romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cYyfQaJx37K89uGZyMj5H6xagqpcHUAVcbvGU494GnhEWv4QpCbq2wwY5dc/his6-13und02-fontes-do-grupo-3-marinha-romana.pdf

Fontes do Grupo 4 - Romanização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jbtBkUcAPXkN2dygNRD9GtrrFdYQrbKBwypJefHM3vMbvVcNZ8vSjwKrtSSm/his6-13und02-fontes-do-grupo-4-romanizacao.pdf

Fontes do Grupo 5 - Língua latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qPKkBSbSBPsEj5rQCaBnJnD3V9ZHpgEpTbjZJxvcRZG3TUWh7DGPsEarcn5s/his6-13und02-fontes-do-grupo-5-lingua-latina.pdf

Fontes do Grupo 6 - Expansão romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VEk6axUunUPmAuuWtM8EvTN55NYFZwaQSdNjrS8q8gchEyADSs6PJGgd3K2m/his6-13und02-fontes-do-grupo-6-conquistas-romanas.pdf

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo o mapa do Império Romano em 117 d.C., fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano#/media/File:Roman_Empire_Trajan_117AD.png Acesso em: 18/3/2019, e o detalhe do Planisfério, fonte: IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em: 18/3/2019.

Em seguida, passe as perguntas do slide 6 no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após todos os estudantes terminarem os registros, solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas respostas para os demais estudantes da turma.

É esperado que os estudantes observem que o primeiro mapa representa o Império Romano no ano de 117 d.C, século I. O segundo mapa é um detalhe de um planisfério atual, representando a Europa e partes de Ásia e África. É possível que os estudantes levantem diversas hipóteses para tal expansão, a principal delas a guerra e a destruição dos povos conquistados. Deixe que os estudantes construam suas hipóteses. No fim das apresentações, pergunte se a guerra era o único meio de conquista e se o que restava aos conquistados era somente a destruição. Deixe estas questões abertas.

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o Exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, nº 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo o mapa do império romano em 117 d.C., fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano#/media/File:Roman_Empire_Trajan_117AD.png Acesso em: 18/3/2019 e o detalhe do Planisfério, fonte: IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em: 18/3/2019.

Em seguida, passe as perguntas do slide 6 no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após todos os estudantes terminarem os registros, solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas respostas para os demais estudantes da turma.

É esperado que os estudante observem que o primeiro mapa representa o Império Romano no ano de 117 d.C, século I. O segundo mapa é um detalhe de um planisfério atual, representando a Europa e partes de Ásia e África. É possível que os estudantes levantem diversas hipóteses para tal expansão, a principal delas, a guerra e destruição dos povos conquistados. Deixe que os estudantes construam suas hipóteses. No fim das apresentações, pergunte
se a guerra era o único meio de conquista e se o que restava aos conquistados era somente a destruição. Deixe estas questões abertas.

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo o mapa do império romano em 117 d.C., fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano#/media/File:Roman_Empire_Trajan_117AD.png Acesso em: 18/3/2019, e o detalhe
do Planisfério, fonte: IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em: 18/3/2019.

Em seguida, passe as perguntas do slide 6 no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após todos os estudantes terminarem os registros, solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas respostas para os demais estudantes da turma.

É esperado que os estudante observem que o primeiro mapa representa o Império Romano no ano de 117 d.C, século I. O segundo mapa é um detalhe de um planisfério atual, representando a Europa e partes de Ásia e África. É possível que os estudantes levantem diversas hipóteses para tal expansão, a principal delas a guerra e destruição dos povos conquistados. Deixe que os estudantes construam suas hipóteses. No fim das apresentações, pergunte
se a guerra era o único meio de conquista e se o que restava aos conquistados era somente a destruição. Deixe estas questões abertas.

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia, que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Solicite que os estudantes analisem as fontes que seu grupo tem disponível:

Fontes do Grupo 1 - O Exército romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SD9c9dKj8umqJVdUzAWErR7DFXhdrurjn4RFtQdKQJEXAN6cg9VEpsWjK7kW/his6-13und02-fontes-do-grupo-1-exercito-romano.pdf

Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Md8xUzK8XHKMDDuWBx29YaxtxuHQ6XKaceZ2ZWyUCFuRB4AMrjTD2qShvshh/his6-13und02-fontes-do-grupo-2-estradas-romanas.pdf

Fontes do Grupo 3 - Marinha romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cYyfQaJx37K89uGZyMj5H6xagqpcHUAVcbvGU494GnhEWv4QpCbq2wwY5dc/his6-13und02-fontes-do-grupo-3-marinha-romana.pdf

Fontes do Grupo 4 - Romanização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jbtBkUcAPXkN2dygNRD9GtrrFdYQrbKBwypJefHM3vMbvVcNZ8vSjwKrtSSm/his6-13und02-fontes-do-grupo-4-romanizacao.pdf

Fontes do Grupo 5 - Língua latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qPKkBSbSBPsEj5rQCaBnJnD3V9ZHpgEpTbjZJxvcRZG3TUWh7DGPsEarcn5s/his6-13und02-fontes-do-grupo-5-lingua-latina.pdf

Fontes do Grupo 6 - Expansão romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VEk6axUunUPmAuuWtM8EvTN55NYFZwaQSdNjrS8q8gchEyADSs6PJGgd3K2m/his6-13und02-fontes-do-grupo-6-conquistas-romanas.pdf

Explique que cada grupo tem à disposição algumas fontes relacionadas ao tema do qual o grupo deverá produzir sua apresentação e algumas questões norteadoras para a produção da apresentação.

Em seguida, informe que os grupos terão 10 minutos para analisar as fontes e preparar suas apresentações. Cada apresentação deverá ter, no máximo,
3 minutos. Solicite que os grupos usem as fontes disponíveis em suas apresentações. As questões norteadoras servem para a análise da fonte e para a produção da apresentação, ou seja, as respostas para as perguntas norteadoras devem ser a base da apresentação de cada grupo.

Após 10 minutos, solicite que cada grupo, intercaladamente, faça sua apresentação. Peça para que os estudantes dos grupos que não estão apresentando façam o registro em seus cadernos das apresentações dos colegas.

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo History Channel que mostra a ascensão e a queda do império romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após as apresentações, deixe os alunos sentados em seus respectivos grupos, entregue uma cartolina branca para cada trio e solicite que cada trio produza um mapa mental com o título “Império romano, formas de conquista”.

No vídeo Como fazer um mapa mental passo a passo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M Acesso em: 30/3/2019, você encontra um tutorial de como criar um mapa mental. Apresente o vídeo aos alunos ou explique no quadro como produzir um mapa mental. Para agilizar a produção, escreva no quadro os seis temas apresentados pelos grupos: exército, marinha, estradas, romanização, língua latina e expansão romana.

Solicite que os estudantes, na produção de seus mapas mentais, utilizem as fontes analisadas e o que foi apresentado para os colegas. Solicite que os estudantes estabeleçam relações entre estes temas em suas produções. Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsF4UJtVQRZFRgHSyVdv5C9mSsGFCQEzcN2aXnFHdfxNNFNeyCt6bGzKpxj3/his6-13und02-exemplo-de-mapa-mental-sobre-o-imperio-romano.pdf Acesso em: 30/3/2019, você encontra um modelo de mapa mental sobre o tema “império romano, formas de conquista”. Ele é apenas para você ter uma referência para a produção dos alunos.

Quando os trios terminarem seus mapas, coloque-os no mural da sala para que possam compartilhar suas produções.

O Exército romano e a Marinha foram muito importantes nas conquistas, mas a guerra não foi a única forma de dominar outros povos. Como apresentado nas fontes estudadas, a criação de regiões “clientes” e diversos acordos estabeleciam o domínio romano, muitas vezes sem a necessidades de confrontos bélicos. As estradas romanas eram importantes para o rápido deslocamento de tropas, assim como de riquezas pelo Império Romano. Após a conquista, iniciava-se o processo chamado de “romanização”. Neste processo, os povos conquistados iam absorvendo gradativamente a cultura romana, como o latim, a arquitetura e muitos hábitos romanos. Este parágrafo é para que você tenha uma referência para as possíveis produções dos estudantes. Seja um mediador no processo de produção das redações, deixe que os alunos construam suas teorias e respostas.

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”, a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº.18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI13, “Conceituar “império” no mundo antigo, com vistas à análise das diferentes formas de equilíbrio e desequilíbrio entre as partes envolvidas”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, canetinhas hidrográficas coloridas, lápis de cor, borracha e dicionário. Uma cartolina branca por grupo e fontes impressas para cada grupo.

Material complementar:

Mapa do Império Romano no ano de 117 d.C.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q94wv5RyqKmqDDWzme49yKthKe5xxq9QYkkRtMuecgzkmHNw55CKxJgqUUdw/his6-13und02-mapa-do-imperio-romano-no-ano-de-117-dc.pdf

Planisfério político do IBGE

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VxAE4z5nNTrVsYxBfkVPKqF82ZFBxpXk4DP5pa67npBXZacFVxFPdpgJzDWZ/his6-13und02-planisferio-politico-do-ibge.pdf

Fontes do Grupo 1 - O Exército romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SD9c9dKj8umqJVdUzAWErR7DFXhdrurjn4RFtQdKQJEXAN6cg9VEpsWjK7kW/his6-13und02-fontes-do-grupo-1-exercito-romano.pdf

Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Md8xUzK8XHKMDDuWBx29YaxtxuHQ6XKaceZ2ZWyUCFuRB4AMrjTD2qShvshh/his6-13und02-fontes-do-grupo-2-estradas-romanas.pdf

Fontes do Grupo 3 - Marinha romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cYyfQaJx37K89uGZyMj5H6xagqpcHUAVcbvGU494GnhEWv4QpCbq2wwY5dc/his6-13und02-fontes-do-grupo-3-marinha-romana.pdf

Fontes do Grupo 4 - Romanização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jbtBkUcAPXkN2dygNRD9GtrrFdYQrbKBwypJefHM3vMbvVcNZ8vSjwKrtSSm/his6-13und02-fontes-do-grupo-4-romanizacao.pdf

Fontes do Grupo 5 - Língua latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qPKkBSbSBPsEj5rQCaBnJnD3V9ZHpgEpTbjZJxvcRZG3TUWh7DGPsEarcn5s/his6-13und02-fontes-do-grupo-5-lingua-latina.pdf

Fontes do Grupo 6 - Expansão romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VEk6axUunUPmAuuWtM8EvTN55NYFZwaQSdNjrS8q8gchEyADSs6PJGgd3K2m/his6-13und02-fontes-do-grupo-6-conquistas-romanas.pdf

Exemplo de mapa mental sobre o Império Romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsF4UJtVQRZFRgHSyVdv5C9mSsGFCQEzcN2aXnFHdfxNNFNeyCt6bGzKpxj3/his6-13und02-exemplo-de-mapa-mental-sobre-o-imperio-romano.pdf

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”. Neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol.9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Preparando a sala: Antes de iniciar a aula, deixe a sala preparada para a prática. Deixar a sala preparada é fundamental para que ela possa acontecer em uma aula. Caso a sala de aula seja pequena ou a turma tenha muitos alunos, tente realizar a aula em um local aberto, como o pátio da escola. Monte seis grupos com as carteiras. Coloque sobre cada grupo um prisma identificando-o, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FNeeUqktETGTh63V4ZjgEbacxKkVP5JcH6V8HdxWJUpTPDbgSejrQeCyMKNQ/his6-13und02-prisma-de-mesa-grupos.pdf Acesso em: 18/3/2019, imprima o arquivo do prisma e cole-o sobre uma cartolina ou papel cartão. Em seguida, coloque as fontes impressas necessárias para cada grupo trabalhar sobre as mesas (abaixo).

Fontes do Grupo 1 - O Exército romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SD9c9dKj8umqJVdUzAWErR7DFXhdrurjn4RFtQdKQJEXAN6cg9VEpsWjK7kW/his6-13und02-fontes-do-grupo-1-exercito-romano.pdf

Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Md8xUzK8XHKMDDuWBx29YaxtxuHQ6XKaceZ2ZWyUCFuRB4AMrjTD2qShvshh/his6-13und02-fontes-do-grupo-2-estradas-romanas.pdf

Fontes do Grupo 3 - Marinha romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cYyfQaJx37K89uGZyMj5H6xagqpcHUAVcbvGU494GnhEWv4QpCbq2wwY5dc/his6-13und02-fontes-do-grupo-3-marinha-romana.pdf

Fontes do Grupo 4 - Romanização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jbtBkUcAPXkN2dygNRD9GtrrFdYQrbKBwypJefHM3vMbvVcNZ8vSjwKrtSSm/his6-13und02-fontes-do-grupo-4-romanizacao.pdf

Fontes do Grupo 5 - Língua latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qPKkBSbSBPsEj5rQCaBnJnD3V9ZHpgEpTbjZJxvcRZG3TUWh7DGPsEarcn5s/his6-13und02-fontes-do-grupo-5-lingua-latina.pdf

Fontes do Grupo 6 - Expansão romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VEk6axUunUPmAuuWtM8EvTN55NYFZwaQSdNjrS8q8gchEyADSs6PJGgd3K2m/his6-13und02-fontes-do-grupo-6-conquistas-romanas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo o mapa do Império Romano em 117 d.C., fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano#/media/File:Roman_Empire_Trajan_117AD.png Acesso em: 18/3/2019, e o detalhe do Planisfério, fonte: IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em: 18/3/2019.

Em seguida, passe as perguntas do slide 6 no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após todos os estudantes terminarem os registros, solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas respostas para os demais estudantes da turma.

É esperado que os estudantes observem que o primeiro mapa representa o Império Romano no ano de 117 d.C, século I. O segundo mapa é um detalhe de um planisfério atual, representando a Europa e partes de Ásia e África. É possível que os estudantes levantem diversas hipóteses para tal expansão, a principal delas a guerra e a destruição dos povos conquistados. Deixe que os estudantes construam suas hipóteses. No fim das apresentações, pergunte se a guerra era o único meio de conquista e se o que restava aos conquistados era somente a destruição. Deixe estas questões abertas.

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o Exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, nº 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo o mapa do império romano em 117 d.C., fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano#/media/File:Roman_Empire_Trajan_117AD.png Acesso em: 18/3/2019 e o detalhe do Planisfério, fonte: IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em: 18/3/2019.

Em seguida, passe as perguntas do slide 6 no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após todos os estudantes terminarem os registros, solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas respostas para os demais estudantes da turma.

É esperado que os estudante observem que o primeiro mapa representa o Império Romano no ano de 117 d.C, século I. O segundo mapa é um detalhe de um planisfério atual, representando a Europa e partes de Ásia e África. É possível que os estudantes levantem diversas hipóteses para tal expansão, a principal delas, a guerra e destruição dos povos conquistados. Deixe que os estudantes construam suas hipóteses. No fim das apresentações, pergunte
se a guerra era o único meio de conquista e se o que restava aos conquistados era somente a destruição. Deixe estas questões abertas.

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Slide Plano Aula

Orientações: Organize a turma em seis grupos. Tente deixar no mesmo grupo alunos que possam se apoiar mutuamente para a realização da atividade. Peça para que cada grupo sente em seu local. Em seguida, entregue para cada grupo o mapa do império romano em 117 d.C., fonte: Wiki Commons, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano#/media/File:Roman_Empire_Trajan_117AD.png Acesso em: 18/3/2019, e o detalhe
do Planisfério, fonte: IBGE, disponível em https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf Acesso em: 18/3/2019.

Em seguida, passe as perguntas do slide 6 no quadro ou projete-as para os estudantes. Deixe que os estudantes construam suas respostas. Após todos os estudantes terminarem os registros, solicite que dois grupos, voluntariamente, exponham suas respostas para os demais estudantes da turma.

É esperado que os estudante observem que o primeiro mapa representa o Império Romano no ano de 117 d.C, século I. O segundo mapa é um detalhe de um planisfério atual, representando a Europa e partes de Ásia e África. É possível que os estudantes levantem diversas hipóteses para tal expansão, a principal delas a guerra e destruição dos povos conquistados. Deixe que os estudantes construam suas hipóteses. No fim das apresentações, pergunte
se a guerra era o único meio de conquista e se o que restava aos conquistados era somente a destruição. Deixe estas questões abertas.

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia, que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: Solicite que os estudantes analisem as fontes que seu grupo tem disponível:

Fontes do Grupo 1 - O Exército romano

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SD9c9dKj8umqJVdUzAWErR7DFXhdrurjn4RFtQdKQJEXAN6cg9VEpsWjK7kW/his6-13und02-fontes-do-grupo-1-exercito-romano.pdf

Fontes do Grupo 2 - Estradas romanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Md8xUzK8XHKMDDuWBx29YaxtxuHQ6XKaceZ2ZWyUCFuRB4AMrjTD2qShvshh/his6-13und02-fontes-do-grupo-2-estradas-romanas.pdf

Fontes do Grupo 3 - Marinha romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7cYyfQaJx37K89uGZyMj5H6xagqpcHUAVcbvGU494GnhEWv4QpCbq2wwY5dc/his6-13und02-fontes-do-grupo-3-marinha-romana.pdf

Fontes do Grupo 4 - Romanização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jbtBkUcAPXkN2dygNRD9GtrrFdYQrbKBwypJefHM3vMbvVcNZ8vSjwKrtSSm/his6-13und02-fontes-do-grupo-4-romanizacao.pdf

Fontes do Grupo 5 - Língua latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qPKkBSbSBPsEj5rQCaBnJnD3V9ZHpgEpTbjZJxvcRZG3TUWh7DGPsEarcn5s/his6-13und02-fontes-do-grupo-5-lingua-latina.pdf

Fontes do Grupo 6 - Expansão romana

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VEk6axUunUPmAuuWtM8EvTN55NYFZwaQSdNjrS8q8gchEyADSs6PJGgd3K2m/his6-13und02-fontes-do-grupo-6-conquistas-romanas.pdf

Explique que cada grupo tem à disposição algumas fontes relacionadas ao tema do qual o grupo deverá produzir sua apresentação e algumas questões norteadoras para a produção da apresentação.

Em seguida, informe que os grupos terão 10 minutos para analisar as fontes e preparar suas apresentações. Cada apresentação deverá ter, no máximo,
3 minutos. Solicite que os grupos usem as fontes disponíveis em suas apresentações. As questões norteadoras servem para a análise da fonte e para a produção da apresentação, ou seja, as respostas para as perguntas norteadoras devem ser a base da apresentação de cada grupo.

Após 10 minutos, solicite que cada grupo, intercaladamente, faça sua apresentação. Peça para que os estudantes dos grupos que não estão apresentando façam o registro em seus cadernos das apresentações dos colegas.

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”: a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº 18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo History Channel que mostra a ascensão e a queda do império romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após as apresentações, deixe os alunos sentados em seus respectivos grupos, entregue uma cartolina branca para cada trio e solicite que cada trio produza um mapa mental com o título “Império romano, formas de conquista”.

No vídeo Como fazer um mapa mental passo a passo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=m1qW0wPJV1M Acesso em: 30/3/2019, você encontra um tutorial de como criar um mapa mental. Apresente o vídeo aos alunos ou explique no quadro como produzir um mapa mental. Para agilizar a produção, escreva no quadro os seis temas apresentados pelos grupos: exército, marinha, estradas, romanização, língua latina e expansão romana.

Solicite que os estudantes, na produção de seus mapas mentais, utilizem as fontes analisadas e o que foi apresentado para os colegas. Solicite que os estudantes estabeleçam relações entre estes temas em suas produções. Neste link, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bsF4UJtVQRZFRgHSyVdv5C9mSsGFCQEzcN2aXnFHdfxNNFNeyCt6bGzKpxj3/his6-13und02-exemplo-de-mapa-mental-sobre-o-imperio-romano.pdf Acesso em: 30/3/2019, você encontra um modelo de mapa mental sobre o tema “império romano, formas de conquista”. Ele é apenas para você ter uma referência para a produção dos alunos.

Quando os trios terminarem seus mapas, coloque-os no mural da sala para que possam compartilhar suas produções.

O Exército romano e a Marinha foram muito importantes nas conquistas, mas a guerra não foi a única forma de dominar outros povos. Como apresentado nas fontes estudadas, a criação de regiões “clientes” e diversos acordos estabeleciam o domínio romano, muitas vezes sem a necessidades de confrontos bélicos. As estradas romanas eram importantes para o rápido deslocamento de tropas, assim como de riquezas pelo Império Romano. Após a conquista, iniciava-se o processo chamado de “romanização”. Neste processo, os povos conquistados iam absorvendo gradativamente a cultura romana, como o latim, a arquitetura e muitos hábitos romanos. Este parágrafo é para que você tenha uma referência para as possíveis produções dos estudantes. Seja um mediador no processo de produção das redações, deixe que os alunos construam suas teorias e respostas.

Para você saber mais: Roma construiu um dos maiores impérios da História, este império se estendeu por boa parte da Europa, o norte da África e regiões da Ásia. Estas conquistas só foram possíveis graças ao Exército e à Marinha romana. As forças de mar e terra do Império Romano estavam entre as melhores do mundo. As estradas, construídas por todo o império, garantiam a rápida movimentação das tropas e das riquezas que eram extraídas das regiões conquistadas. Com a conquista, iniciava-se um processo chamado de “romanização”, neste processo, os povos conquistados iam gradativamente absorvendo costumes e hábitos dos romanos. O latim, língua falada em Roma, é um claro exemplo da “romanização”, a língua foi levada pelos romanos a boa parte das regiões da Europa. Com a expansão europeia que teve início do século XIV, línguas derivadas do latim foram levadas para muitas regiões do planeta, entre elas o Brasil.

PIOTROWSKI, Helton Augusto; VENTURINI, Renata Lopes Biazotto. Roma Victor! Um estudo sobre o exército romano republicano e imperial, Universidade Estadual de Maringá, disponível em http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2008/pdf/c018.pdf Acesso em: 17/3/2019.

FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.

RODRIGUES, Sandra. As estradas romanas do Algarve. Universidade do Algarve, disponível em https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/5908 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco. Império e romanização. Estratégias, dominação e colapso. UFRJ, 2007. Disponível em http://ppg.revistas.uema.br/index.php/brathair/article/viewFile/549/477 Acesso em: 17/3/2019.

MENDES, Norma Musco; CUNHA, Maria da; DAVIDSON, Jorge. A experiência imperialista romana: teorias e práticas, Tempo vol. 9 nº.18 Niterói Jan./Jun. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000100002 Acesso em: 17/3/2019.

FRITSCH, Theodor. O latim vulgar, esboço histórico e linguístico. Revista da USP, disponível em http://www.revistas.usp.br/linguaeliteratura/article/view/115694/113222 Acesso em: 18/3/2019.

Documentário Roma - Ascensão e queda de um império - Parte 1 - A primeira guerra contra os bárbaros (HD). Série de documentários produzidos pelo
History Channel que mostra a ascensão e a queda do Império Romano. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vBPjQk9GDug&t=14s Acesso em: 18/3/2019. No YouTube é possível encontrar os nove episódios da série de documentários.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Lógicas de organização política do 6º ano :

MAIS AULAS DE História do 6º ano:

6º ano / História / História: tempo, espaço e formas de registros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06HI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano