Passagem da pré-História para a História
Plano de Aula
Plano de aula: Escrita pictográfica
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de registro das sociedades antigas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI07, “Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Tesoura, cola, caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Material complementar impresso ou projetor multimídia.
Material complementar:
Imagem, pictograma de futebol
Imagem, pictograma de rede Wifi
Imagem, pictograma vaga para cadeirante
Texto, Escrita pictográfica
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais: Levis-Jean Calvet, professor de Linguística da Universidade de Sorbonne, afirma que os pictogramas foram as primeiras formas de escrita. A escrita utilizando pictografias surgiu em três lugares diferentes, na antiga Mesopotâmia, com os sumérios; na China e na América Central, provavelmente com os maias. Na Mesopotâmia, os pictogramas evoluíram até dar origem à escrita cuneiforme e, na China, os pictogramas evoluíram até os atuais caracteres do alfabeto chinês.
Documentário Ecce Homo - A escrita. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TOHP71q_VDU Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Série de documentários produzidos no Canadá pela Conscient Productions que aborda diversas características do ser humano. Neste episódio, o documentário analisa a escrita.
COSTA, Rosemeri Claudiano da Costa. A evolução e revolução da escrita: um estudo comparativo. UNIGRANRIO, 2012. Disponível em http://www.filologia.org.br/xvii_cnlf/trab_completos/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20e%20revolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20Escrita%20ROSIMERI.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
QUEIROZ, Rita de C. R. A informação escrita, do manuscrito ao texto virtual. UFRS, 2016. Disponível em http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/a_info_escrita.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
NEVES, João Vasco Matos. Conceber pictogramas. Disponível em https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/2102/1/conceber_pictogramas.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019. Cartilha que define o conceito de pictograma e que expõe algumas técnicas que auxiliam na produção de um pictograma.
DRANKA, Lucas Kitt. Pictogramas: Teoria, desenvolvimento e aplicação The Noun Project: Análise e adaptação ao português, Universidade Federal do Paraná, disponível em http://www.ciclovida.ufpr.br/wp-content/uploads/2013/03/Relat%C3%B3rio-Lucas-K.-Dranka-Pictogramas-Teoria-Desenvolvimento-e-Aplica%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Em seguida, solicite que os alunos pesquisem no dicionário o significado da palavra pictograma. O Dicionário Aurélio Online apresenta duas definições: “Desenho ou signo de uma escrita pictográfica” e “Desenho esquemático normatizado, destinado a significar, especialmente em locais públicos, certas indicações simples (p. ex., direção da saída, interdição de fumar, localização dos banheiros públicos etc.)”. Disponível em https://www.dicio.com.br/pictograma/ Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO