Plano de Aula

Plano de aula: Escrita hieroglífica

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de registro das sociedades antigas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI07 “Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis, borracha, lápis de cor e dicionário. Uma folha sulfite por trio, Material complementar impresso ou projetor multimídia.

Material complementar:

Texto “A Pedra de Roseta”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UNEVWMFyk7UF9EzH2Z9pMfytppusMK8KVGVREnDqn5qAAw8kurNCkmtykMcW/his6-07und04-texto-a-pedra-de-roseta.pdf

Texto “A palavra divina”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Xn3nbQV9auPtW4xddn2KTEwGvgJhGWzqHQ8pg2eUH2YXPembG2sA7sWxanDE/his6-07und04-texto-a-palavra-divina.pdf

Tabela para análise das fontes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EMFYypPhHztG4aUUxGBXeFDzZD6eytWhybkDKRh7TA4j9eN4kc8tbmx4UqR/his6-07und04-tabela-para-analise-das-fontes.pdf

Resolução da tabela para análise das fontes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VjwKtcFhFthW3rrN8aUGrk4REg4cxYYmMY7KxVCsFgrpqAQk5GcbNadWMsMN/his6-07und04-resolucao-da-tabela-para-analise-das-fontes.pdf

Quadro de hieróglifos e suas letras correspondentes

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUJw5U4KMCYRYdWERP6bYJgVv3FZqDRc6ZAx5Z6suQWnb5NqQYR9ugkaH5Ta/his6-07und04-quadro-de-hieroglifos-e-suas-letras-correspondentes.pdf

Imagem Pedra de Roseta, detalhe e legenda

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yhyqSKSFUCPp7KzMkzGAzyNjaWgcydyq7tjyxEVRbzwV3qYerdbP5744b2nn/his6-07und04-imagem-pedra-de-roseta-detalhe-e-legenda.pdf

Imagem do escriba sentado

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EP8qNR3J4HAvY5eBWXXyWEnbKmbucdvP8BuXJ4uJRg55F9RhGuGw4Qh8Hhkv/his6-07und04-imagem-do-escriba-sentado.pdf

Imagem da Estela de Mentuwoser

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4MWrJReRDDrJDGYdmpa2KR6fEnZx2QeaA3PPkgfxYTNuvWuSuhEN9rk48qDm/his6-07und04-imagem-da-estela-de-mentuwoser.pdf

Texto “Escribas”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6V73HzE7y9xN3VuqZWBFHrghJ4FH3c582zmNjQpM8mSqj2KPeS2QkTYbFfXd/his6-07und04-texto-escribas.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais: Hieróglifo é uma palavra grega que significa “escrita sagrada”, a antiga palavra egípcia para os hieróglifos tinha o mesmo sentido que a palavra grega. Os hieróglifos mais antigos descobertos até hoje foram encontrados no sítio arqueológico de El Khawy, datado em 3.200 a.C., aproximadamente. Poucos escribas dominavam a arte da escrita em hieróglifos no Antigo Egito. Esta escrita era geralmente utilizada em pirâmides, outros túmulos e obras públicas. Para o cotidiano era utilizado outro sistema de escrita, com hieróglifos simplificados, chamada de escrita hierática.

SOUSA, Rogério. Os hieróglifos: a escrita da vida. Universidade do Porto. Disponível em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11438.pdf Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.

BAKOS, Margaret Marchiori. Hieróglifos: imagens, sons e egiptomania. UFRJ, disponível em http://phoinix.historia.ufrj.br/media/uploads/artigos/12_Hieroglifos_imagens_sons_e_egiptomania_Margaret_Bakos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.

COELHO, Liliane Cristina. Hieróglifos e aula de História: uma análise da escrita antiga egípcia nos livros paradidáticos. Revista Mundo Antigo – Ano I – Volume I – Junho – 2012 ISSN 2238-8788, disponível em http://www.nehmaat.uff.br/revista/2012-1/artigo09-2012-1.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.

FARIA, Luísa Barbosa. Os hieróglifos antes de Champollion. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/hieroglifos.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.

LEAL, Pedro Germano. Os espelhos dos hieróglifos: da ruína das letras egípcias à sua reinvenção quimérica entre os séculos XV e XVII. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16148/1/PedroGL.pdf Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.

Documentário. Trecho da série Cosmos onde é mostrada a Pedra de Roseta e o trabalho de Champollion na decifração dos hieróglifos egípcios. Disponível em

https://www.youtube.com/watch?v=dX8HPREpSlY Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.

Matéria jornalística sobre o papiro mais antigo (de aproximadamente 2.500 a.C.) com escrita hieroglífica. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lfiEWP_PuZI Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.

Matéria da revista Superinteressante, “O que significam os hieróglifos do Egito Antigo?”, disponível em https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-significavam-os-hieroglifos-do-egito-antigo/ Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Em seguida, solicite que os alunos pesquisem no dicionário o significado da palavra “hieróglifo”. Segundo a definição do Dicionário Priberam Online, “Nome dado aos caracteres da escrita dos antigos egípcios”, disponível em https://dicionario.priberam.org/hier%C3%B3glifo Acesso em: 9 de fevereiro de 2019.

É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados