Plano de Aula

Plano de aula: História ou Pré-História?

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de registro das sociedades antigas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI07 “Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Material complementar impresso ou projetor multimídia.

Material complementar:

Texto: Passagem da Pré-História para a História

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dZYQGVKd7YeB83ZgWvgW3KYPsYMQjPqYj2C9yU8annBbAU4p69QrBRPhvbzu/his6-07und01-passagem-da-pre-historia-para-a-historia.pdf

Trechos do poema “Perguntas de um trabalhador que lê”

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vuCHs2QEKRbJvDeNdCQAk4YjdFaDXhpnSxTk2zbWcmRgAYCprxh62WUS9vYd/his6-07und01-trecho-poema-perguntas-de-um-trabalhador-que-le.pdf

Manchete do Jornal O Globo de dezembro de 2017

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AjwS5XAAUKPftZMfGvzCd39qcQB5yZSfGpdnkjYRJzhqgdtbmqGwYDDEnPZ2/his6-07und01-manchete-do-jornal-o-globo-de-dezembro-de-2017.pdf

Fotografia de indígenas isolados

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/z33SF5kdw7VmEJcHcqsXA6CyP4aSVSAhYjtWSNBN44f2WfGuxPCQuAkpNhJd/his6-07und01-fotografia-de-indigenas-isolados.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

DOMINGUES, Petrônio. A periodização da História. Universidade Federal de Sergipe. 2006. Disponível em http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/09302204042012Introducao_a_Historia_Aula_4.pdf Acesso em: 2 de dezembro de 2018. Breve texto que faz algumas discussões sobre periodização.

FONSECA, Célia Freire A. Continuidade, mudança e tempo. O problema da periodização e outros problemas no estudo da História. UFP, 2014. Disponível em http://www.journals.usp.br/revhistoria/article/download/126805/123785/ Acesso em: 2 de janeiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Assim como em toda periodização, há uma discussão entre os historiadores sobre o que marca a passagem da Pré-História para a História.
Muitos historiadores afirmam que a História não deveria ser dividida em Pré-História e História.

Existem três correntes principais, presentes nos livros didáticos da Educação Básica, que tentam demarcar a passagem da Pré-História para a História. A primeira, e mais comum nos livros didáticos, utiliza o desenvolvimento da escrita como marco de passagem da Pré-História para a História. Esta proposta foi desenvolvida no século XIX, no contexto do imperialismo na África e na Ásia. No século XIX somente fontes escritas eram aceitas pelos historiadores. Desta forma, populações que não desenvolveram a escrita foram consideradas atrasadas, “pré-históricas”.

O processo de urbanização e a origem do Estado são outros marcos que aparecem nos livros didáticos como marco de passagem da Pré-História para a História, ambos também desenvolvidos no século XIX e que também serviram para legitimar a conquista europeia sobre outros povos. As três visões apontam a região chamada de “Crescente fértil” como local de nascimento da escrita, urbanização e a origem do Estado. Fonte: SANTOS, Darcivaldo Jose dos; BARBOSA, Elvis Pereira. Abordagens e visões da Pré-História por meio do livro didático de História: uma breve análise em três escolas nos municípios de Itapé, Itacaré e Ilhéus, Bahia. UESC, 2016. Disponível em: http://snh2011.anpuh.org/resources/anais/49/1475007889_ARQUIVO_AbordagensevisoesdaPre-historiaatravesdolivrodidaticodeHistoria-2016.pdf Acesso em: 2 de janeiro de 2019. Mesmo entre os historiadores que defendem a origem da escrita como marco de passagem da Pré-História para a História, não existe uma data definitiva, a escrita nasceu em diferentes locais, em diferentes períodos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados