Plano de Aula

Plano de aula: Quipus

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de registro das sociedades antigas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI07 “Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades”, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis, borracha, lápis de cor e dicionário. Dois metros de barbante por aluno, Material complementar impresso ou projetor multimídia.

Material complementar:

Imagem, logotipo do Censo do IBGE 2020

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxzx6QPS2xTXb9uVRmt2b6fCZKJx8v3es8ywqbZXY7v6erDUVHsBn8eF6jTm/his6-07und05-logotipo-censo-ibge-2020.pdf

Imagem, logotipo do SERPRO

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E674hBMxagYXUrSPs2jekeeURTNFPUmmRGQfbQEWfpAQCJhff6XtVZrb48pJ/his6-07und05-logotipo-serpro.pdf

Trecho 1 - Texto sobre quipus

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uj7HvHkktWQ4NcUum3mpFuSpkQ5JHAXCF8AjzZuCNnZVJGE7qfEw5GBrd5Ux/his6-07und05-trecho-1-texto-sobre-quipus.pdf

Trecho 2 - Texto sobre quipus

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nKZ9RYXCzTFc7xCcKsgsSaqMc7QQsWykbPtXGSYK4XhPdtabZEWAtj88vnJy/his6-07und05-trecho-2-texto-sobre-quipus.pdf

Representação de um quipu

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZEh2mpU22t8JUxTeqJZsFEYH9m2rUr3Pt9Qt5TVpYJcGkczGuVzPwpKAfcQ4/his6-07und05-representacao-de-um-quipu.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais: Os incas formaram um grande império na América do Sul que possuía milhões de habitantes. Os incas desenvolveram um sistema de registro de dados chamados “quipus”. Com os quipus os incas faziam registros necessários à existência do império, tais como número de soldados, impostos devidos e recursos gastos. Mensageiros levavam quipus pelas estradas incas, carregando estes registros de um lado para o outro, uma espécie de correio. Existiam bibliotecas onde os quipus eram guardados. Com a chegada dos espanhóis, muitos quipus foram destruídos, restando poucos na atualidade.

SCHMIDT, Paulo and SANTOS, José Luiz dos. O uso dos quipus como ferramenta de controle tributário e de accountability dos incas. Rev. bras. gest. neg. [online]. 2017, vol.19, n.66, pp.613-626. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-48922017000400613&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.

BUENO, Monia Andreia Tomieiro. Código e arte: a etnomatemática inca. UNESP. Disponível em http://etnomatematica.org/articulos/EscrituraInka.pdf Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.

AGUIAR, Nádia dos Santos. A matemática dos quipus na história da sociedade inca. UESB. Disponível em http://periodicos.uesb.br/index.php/cmp/article/viewFile/1843/1666 Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.

BOUSANY, Yonit. Yupanchis, la matemática inca y su incorporácion a la clase. Disponível em https://digitalcollections.sit.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.com/&httpsredir=1&article=1011&context=isp_collection Acesso em: 18 de fevereiro de 2019.

Vídeo Os quipus. Fonte: National Geographic, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AmPyz1kCbOw Acesso em: 18 de fevereiro de 2019. Vídeo de aproximadamente 4 minutos onde é mostrado um quipu com cerca de 600 anos.

Site do Museu de Larco. Fonte: Museu de Larco, disponível em http://www.museolarco.org/ Acesso em: 18 de fevereiro de 2019. O Museu de Larco possui um acervo que conta com alguns quipus pré-coloniais e coloniais.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados