Plano de Aula

Plano de aula: Escrita cuneiforme

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de registro das sociedades antigas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI07 Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: 50 gramas de argila por aluno, um palito de dente por aluno, caderno, lápis, caneta, borracha e dicionário. Material complementar impresso ou projetor multimídia.

Material complementar:

Imagem, tábua suméria

https://docs.google.com/document/d/1nREN1r441f47kPuuKWX2BKXREP5t8t6f2VrfrPuH-PM/edit

Imagem, dispositivo eletrônico tablet

https://docs.google.com/document/d/1VfeTJh4LGexJFtTjKUTK4OHnbeCpTibN8emewdPs8fM/edit

Texto sobre escrita cuneiforme

https://docs.google.com/document/d/1RFnRBuU_AAzwxMMWBJDSEqfOcQ8qoOx1zVwLlY706T4/edit

Quadro evolução da escrita cuneiforme

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6vASr3MqRsDPyVAa7DRNPvXqbSmxaPFYj8dcYCPA4kRjkq7XxBtzSK8Qqk2h/his6-07und03-quadro-evolucao-da-escrita-cuneiforme.pdf

Tabela de números suméricos em escrita cuneiforme

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PfnxAKsQ4ykavfWj5uFde7hEz94xpwUbsG8HDCZk88vv6Bu3vbSthkfuSMNa/his6-07und03-tabela-de-numeros-sumericos-em-escrita-cuneiforme.pdf

Texto - A origem da escrita

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nu44bxu4pf8vZpVcw3GfQdyNnAn8EKqfTqPd6mrsWUxue48nRBXatcqscgcE/his6-07und03-texto-origem-da-escrita.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais: A escrita cuneiforme foi desenvolvida na Antiga Mesopotâmia entre os anos 3500 a.C. e 3000 a.C., provavelmente pelos sumérios. A escrita cuneiforme teve grande uso em toda região da Mesopotâmia por milhares de anos, sendo utilizada por diversos povos. A escola suméria de escrita era chamada, em sumério, de “e.dub.ba” e “bit Yuppi” em acádico, literalmente traduzido por “casa dos tabletes” nas duas línguas. Acredita-se que a escrita cuneiforme não foi uma escrita popular, sendo restrita a um pequeno grupo de pessoas. Por volta do século VI a.C., a escrita cuneiforme não foi mais utilizada, sendo substituída pelo sistema alfabético. A escrita cuneiforme era fonética, a palavra “solar”, por exemplo, seria escrita com dois símbolos diferentes, “Sol” e “Ar’. Com isto, a escrita cuneiforme utilizava menos símbolos do que a escrita pictográfica.

POZZER, Katia Maria Paim. Escritas e escribas: o cuneiforme no antigo Oriente Próximo. Universidade Luterana do Brasil, 1999. Disponível em https://revista.classica.org.br/classica/article/download/449/389 Acesso em: 7 de fevereiro de 2019.

GONÇALVES, Carlos. Introdução à escrita cuneiforme e oficina de tabletes. Programa de pós-graduação em estudos culturais, EACH-USP. Disponível em https://www.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/26/2017/07/Minicurso_Carlos_Matematica_Cuneiforme_e_Oficina_de_Tabletes.pdf Acesso em: 7 de janeiro de 2019.

Documentário Ecce Homo - A escrita. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=TOHP71q_VDU Acesso em: 30 de janeiro de 2019.
Série de documentários produzidos no Canadá pela Conscient Productions que aborda diversas características do ser humano. Neste episódio,
o documentário analisa a escrita.

QUEIROZ, Rita de C. R. A informação escrita, do manuscrito ao texto virtual. UFRS, 2016. Disponível em http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/a_info_escrita.pdf Acesso em: 30 de janeiro de 2019.

Documentário A História da palavra (sistema cuneiforme). Documentário aborda a evolução da escrita pictográfica até a escrita cuneiforme. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-dLe5d0FUIc Acesso em: 7 de fevereiro de 2019.

Vídeo Escrita cuneiforme. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=SifMwht0Z6g Acesso em: 7 de fevereiro de 2019. O vídeo mostra a técnica para escrever em cuneiforme em tabletes de argila.

Vídeo Escrita cuneiforme. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=09YTGi_0GKI Acesso em: 7 de fevereiro de 2019. O vídeo mostra a técnica para escrever em cuneiforme em tabletes de argila.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Em seguida, solicite que os alunos pesquisem no dicionário o significado da palavra “cuneiforme”. Segundo a definição do Dicionário Aurélio Online apresenta duas definições “Que tem a forma de cunha.
Diz-se de uma antiga escrita (dos sumérios, assírios, persas e medos) em forma de cunhas. V. ESCRITA CUNEIFORME”. Disponível em https://www.dicio.com.br/cuneiforme/ Acesso em: 2 de fevereiro de 2019.

É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados