Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Diversidade na produção cultural do lugar
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As paisagens se transformam de acordo com seus processos e história locais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano a habilidade vinculada será contemplada no estudo da diversidade cultural brasileira e local, suas origens históricas, territorialidades e manifestações.
Materiais necessários: folhas de sulfite, folha avulsa pautada, caneta hidrocor ou pincel atômico, cola, lápis, lápis de cor, caneta e papel. Projetor esse conteúdo em pen drive ou em tela compartilhada de um computador ou device.
Você pode também, providenciar uma playlist com músicas brasileiras, dando ênfase às composições locais.
Material complementar:
Link para impressão dos cartões da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf
Link para o documento exemplo para a Atividade de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jSWEqFGGHMKdP9sv34fHAvaxG74v6MdrZ4H93h6UmnPcKYUfrwanMXKatTPS/excluir-geo6-01und05-problematizacao-atividade.pdf .
Link para impressão da imagem da Contextualização
Link para o vídeo das brincadeiras
https://www.youtube.com/watch?v=0tOy9E_CdtI&feature=youtu.be
Link para os mapas:
O que você deve saber sobre. População II. Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/364617/ acesso em 01 de fevereiro de 2019.
Fontes das imagens:
1 - Pintura. Autoria gravada na imagem. Faces e Cores do Brasil. Disponívem em: https://facesecoresdobrasil.wordpress.com/ . Acesso em 01 de fevereiro de 2019.
2 - Pessoas de várias cores. Google.com.br. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/355010383108941715/. Acesso em 01 de fevereiro d 2019.
3 - Manifestações culturais. Banco de Imagens Nova Escola, 2019
Fontes:
1 - ARIAS, P. G. (2002). La cultura. Estrategias Conceptuales para comprender a identidad, la diversidad, la alteridad y la diferencia. Escuela de Antropología Aplicada UPS-Quito. Ediciones Abya-yala.
2 - A Importância Das Raízes Culturais Para a Identidade Cultural Do Indivíduo. Susie Barreto da Silva e Rosicléia Lopes Rodrigues Mendes. Disponível: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/artes/a-importancia-das-raizes-culturais-para-identidade-.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2019.
3 - Significados. Artigo. Significado de Diversidade cultural. Disponível em: https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/ . Acesso em 21 de janeiro de 2019.
4 - 3 Formas de Ler Gráficos. wikiHow. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Ler-Gr%C3%A1ficos. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.
Contextos prévios: Antes desta aula, é preciso trabalhar a questão da imigração, divisão das cinco grandes regiões do Brasil e uma pesquisa prévia sobre a origem das manifestações culturais para relacionar com as vivências locais.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que nesta aula eles irão aprender sobre a diversidade cultural brasileiras e como ela está presente na sua comunidade e família e como elas se manifestam na paisagem.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Introduza o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto, retomando o que já foi pesquisado por eles em outras aulas.
“Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território”.
O Brasil, por ter um imenso território com paisagens diversas e ter sido ocupado por povos de diferentes continentes - Europa, Ásia, África e povos locais - e que ainda hoje recebe imigrantes do mundo todo, possui uma cultura bastante diversificada. Assim, o brasileiro foi construindo sua identidade e produzindo cultura em função dessa dessa diversidade e da região onde nasceu e/ou vive.
Na “ interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural) Arias (2002, p. 103).
Apresente aos alunos a imagem de indivíduos das matrizes étnico culturais brasileiras e pergunte se conhecem algumas etnias representadas. Chame a atenção para os diferentes tipos humanos mostrados na imagem que representam brancos, negros e indígenas que ocupavam ou passaram a ocupar o território brasileiro.
Pergunte se essa diversidade está presente em suas famílias e comunidade.
Em seguida apresente o mapa que representa a pluralidade cultural brasileira. Apresente os elementos do mapa: o título, a divisão espacial, o tema, a forma de representação dos dados com os gráficos de pizzas sobrepostos à região à qual se relacionam, à legenda e como interpretá-la.
Pergunte se conseguem localizar o lugar onde estão em uma das regiões do mapa e quais os elementos étnicos e culturais que estão representados nela.
Pergunte se esses elementos étnicos e culturais estão representados em suas famílias e comunidade.
Para você saber mais:
3 Formas de Ler Gráficos. wikiHow. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Ler-Gr%C3%A1ficos. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.
Fonte da Imagem: Pintura. Autoria gravada na imagem. Faces e Cores do Brasil. Disponívem em: https://facesecoresdobrasil.wordpress.com/ . Acesso em 01 de fevereiro de 2019.
Contextualização
Orientações: Introduza o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto.
“Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território”.
O Brasil, por ter um imenso território com paisagens diversas e ter sido ocupado por povos de diferentes continentes - Europa, Ásia, África e povos locais - e que ainda hoje recebe imigrantes do mundo todo, possui uma cultura bastante diversificada. Assim, o brasileiro foi construindo sua identidade e produzindo cultura em função dessa dessa diversidade e da região onde nasceu e/ou vive.
Na “ interação social é construído gradativamente símbolos e significados que tem sentido a essas pessoas, e são compartilhados entre elas. A construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural) Arias (2002, p. 103).
Apresente aos alunos a imagem de indivíduos das matrizes étnico culturais brasileiras e pergunte se conhecem algumas etnias representadas. Chame a atenção para os diferentes tipos humanos mostrados na imagem que representam brancos, negros e indígenas que ocupavam ou passaram a ocupar o território brasileiro.
Pergunte se essa diversidade está presente em suas famílias e comunidade.
Em seguida apresente o mapa que representa a pluralidade cultural brasileira. Apresente os elementos do mapa: o título, a divisão espacial, o tema, a forma de representação dos dados com os gráficos de pizzas sobrepostos à região à qual se relacionam, à legenda e como interpretá-la.
Pergunte se conseguem localizar o lugar onde estão em uma das regiões do mapa e quais os elementos étnicos e culturais que estão representados nela.
Pergunte se esses elementos étnicos e culturais estão representados em suas famílias e comunidade.
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente aos alunos imagens de exemplos de atividades e símbolos culturais variados. Alguns estão associadas a uma região específica, outros são observados em todo o país. O Vídeo pode ser acessado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=0tOy9E_CdtI&feature=youtu.be
Diga que enquanto vão aparecendo as imagens, eles deverão dizer se já viram ou realizaram essas atividades ou conhecem esses símbolos e crenças. Caso não conheçam, esperem o próximo e assim por diante. Explique que a seqüência se repete e eles poderão revê-las mais uma vez.
Verifique quais imagens eles não conseguiram identificar e discuta sobre elas para explicar que tipo de manifestação representam.
Em seguida questione-os sobre as atividades culturais que acontecem no lugar de vivência dos alunos e onde elas acontecem. Anote-as no quadro e de forma coletiva peça que indiquem quais delas acontecem nos espaços rurais e quais delas acontecem nos espaços urbanos, ou ainda, se há atividades/manifestações culturais que acontecem em ambos espaços.
Fonte das imagens: Filme. Diversidade Cultural. Edição da autora. Banco de Imagens Nova Escola, 2019
Problematização
Orientações: Apresente aos alunos imagens de exemplos de atividades culturais e símbolos variados. Alguns estão associados a uma região específica, outros são observadas em todo o país.
Diga que enquanto vão aparecendo as imagens, eles deverão dizer se já viram ou realizaram essas atividades ou conhecem esses símbolos e crenças. Caso não conheçam, esperem o próximo e assim por diante. Explique que a seqüência se repete e eles poderão revê-las mais uma vez.
Verifique quais imagens eles não conseguiram identificar e discuta sobre elas para explicar que tipo de manifestação representam.
Em seguida questione-os sobre as atividades culturais e símbolos que ocorrem no lugar de vivência dos alunos e onde elas acontecem (área urbana ou rural). Anote-as no quadro e de forma coletiva peça que indiquem quais delas acontecem nos espaços rurais e quais delas acontecem nos espaços urbanos, ou ainda, se há atividades/manifestações culturais que acontecem em ambos os espaços.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Antes da atividade, oriente os alunos a refletirem um pouco sobre a pesquisa feita em aulas anteriores sobre as origens das manifestações culturais. Isso é fundamental para que eles relacionem a origem das manifestações culturais de uma forma mais ampla, com a vivência cultural de sua localidade. Pergunte aos alunos:
1- Como vocês fizeram a pesquisa sobre as manifestações culturais de nossa localidade?
2- Onde que vocês pesquisaram?
3- Quais temas foram escolhidos por vocês para a pesquisa em nossa localidade?
Abra uma breve conversa levando em conta suas respostas e introduza a atividade com os cartões.
Para esta atividade você deverá elaborar cartões com a descrição de atividades/manifestações culturais conforme indicado no link:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf O número de cartões deverá estar relacionado ao número de alunos da turma, de modo que grupos de alunos recebam a mesma descrição para que possam reunir-se no desenvolvimento da atividade.
Distribua os cartões aleatoriamente e peça que os alunos com os mesmos cartões formem grupos. O conteúdo do cartão representará a atividade/manifestação cultural que deverá ser apresentada para a classe.
Por exemplo: três alunos tiraram o cartão “Dança”, eles deverão apresentar uma dança que conhecem e consideram uma atividade cultural local e qual sua origem étnico-cultural.
O grupo que tirar o cartão “Literatura” deverá apresentar um texto curto: uma lenda, um ditado, um Cordel, uma letra de Rap, Sertanejo, mas que represente o local onde vivem, incluindo sua descrição na letra.
Os alunos que tirarem o cartão “ Artes Plásticas” deverão fazer um desenho mostrando uma atividade que ocorre na paisagem do lugar.
Os alunos que tiraram o cartão “Comidas Típicas” poderão fazer um desenho dos pratos típicos do lugar ou outra atividade que escolherem para demonstrar o tal prato, e assim por diante como descrito nos cartões.
Materiais complementares:
Link para impressão dos cartões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf
Como adequar à sua realidade: as atividades/manifestações culturais presentes nos cartões podem ser editadas pelo professor, ou seja, nem todos os cartões precisam ser utilizados caso o professor considere que a turma não compreenderá. Além disso, atividades específicas do lugar de vivência podem ser inseridas em cartões criados pelo professor.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Cada grupo escolhe um integrante para apresentar, caso a representação precise ser individual, ou apresentam-se de forma coletiva.
Defina e controle o tempo de cada apresentação, de acordo com o número de grupos.
Como adequar à sua realidade: se em sua escola for comum a realização de festas ou eventos culturais, organize-sem com a turma para realizar as apresentações para a comunidade escolar.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_01UND05
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona), software para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Youtube, Google Desenhos, Google Docs, Paint.
Valor trabalhado
Cidadania
Respeito ao ambiente
Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes conheçam diversas manifestações culturais do lugar de vivência, relacionando-os com suas origens e paisagens onde se desenvolvem. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e fale para a turma que nesta aula eles irão aprender sobre a diversidade cultural brasileiras e como ela está presente na sua comunidade e família e como elas se manifestam na paisagem.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Introduza o assunto pedindo aos alunos que falem o que sabem sobre diversidade cultural: significado da palavra, do que se trata, origens, etc. Vá dialogando com a classe levando-os ao conceito proposto, retomando o que já foi pesquisado por eles em outras aulas.
Leia todas as informações complementares, que se encontram no slide do plano original, e pergunte se esses elementos étnicos e culturais estão representados em suas famílias e comunidade.
Problematização (50 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original e apresente aos alunos imagens de exemplos de atividades e símbolos culturais variados. Alguns estão associadas a uma região específica, outros são observados em todo o país.
- O Vídeo pode ser acessado neste link: https://www.youtube.com/watch?v=0tOy9E_CdtI&feature=youtu.be. Acesso em 30/06/2020
Diga que enquanto vão aparecendo as imagens, eles deverão escrever em seus cadernos se já viram ou realizaram essas atividades ou conhecem esses símbolos e crenças.
Questione-os na produção de um segundo vídeo, sobre as atividades culturais que acontecem no lugar de vivência dos alunos e onde elas acontecem. Anote-as no Google Docs., e de forma coletiva peça que indiquem quais delas acontecem nos espaços rurais e quais delas acontecem nos espaços urbanos, ou ainda, se há atividades/manifestações culturais que acontecem em ambos espaços.
Ação propositiva (etapa síncrona e assíncrona)
Primeira etapa: momento síncrono, utilizando o Google Meet (30 minutos).
Pergunte aos alunos:
1- Como vocês fizeram a pesquisa sobre as manifestações culturais de nossa localidade?
2- Onde que vocês pesquisaram?
3- Quais temas foram escolhidos por vocês para a pesquisa em nossa localidade?
As respostas deverão ser feitas por mensagens de texto, ou no Chat do Meet.
Segunda etapa: momento assíncrono (dois dias).
Grave uma videoaula com as orientações necessárias e introduza a atividade com os cartões.
Para esta atividade você deverá elaborar cartões com a descrição de atividades/manifestações culturais conforme indicado no link:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf
O número de cartões deverá estar relacionado ao número de alunos da turma, de modo que grupos de alunos recebam a mesma descrição para que possam reunir-se no desenvolvimento da atividade. Você deve encaminhar esses cartões pelo Google Docs, ou e-mail.
Distribua os cartões aleatoriamente e peça que os alunos com os mesmos cartões o conteúdo do cartão representará a atividade/manifestação cultural que deverá ser apresentada para a classe, por meio de um vídeo que deverá ser construído de forma coletiva por grupos. Como estamos em isolamento social, um estudante ficará responsável por compactar todos os vídeos curtos do grupo, em um só.
- Por exemplo: três alunos tiraram o cartão “Dança”, eles deverão apresentar uma dança que conhecem e consideram uma atividade cultural local e qual sua origem étnico-cultural.
- O grupo que tirar o cartão “Literatura” deverá apresentar um texto curto: uma lenda, um ditado, um Cordel, uma letra de Rap, sertanejo, mas que represente o local onde vivem, incluindo sua descrição na letra.
- Os alunos que tirarem o cartão “Artes Plásticas” deverão fazer um desenho mostrando uma atividade que ocorre na paisagem do lugar.
- Os alunos que tiraram o cartão “Comidas Típicas” poderão fazer um desenho dos pratos típicos do lugar ou outra atividade que escolherem para demonstrar o tal prato, e assim por diante como descrito nos cartões.
Oriente que os desenhos podem ser feitos com o recurso do Paint, ou do Google Desenhos.
Materiais complementares:
- Link para impressão dos cartões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Acesso em 30/06/2020
- Google Desenhos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kj_OLbMpbU4. Acesso em 13/06/2020.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Defina e controle o tempo de cada apresentação, de acordo com o número de grupos.
Os vídeos devem ser enviados no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
As famílias devem auxiliar os estudantes na produção dos vídeos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Catarina D. Pereira
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Conhecer diversas manifestações culturais do lugar de vivência, relacionando-os com suas origens e paisagens onde se desenvolvem.
Habilidade (s) da Base: (EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.