Plano de Aula

Plano de aula: Diversidade na produção cultural do lugar

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As paisagens se transformam de acordo com seus processos e história locais.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano a habilidade vinculada será contemplada no estudo da diversidade cultural brasileira e local, suas origens históricas, territorialidades e manifestações.

Materiais necessários: folhas de sulfite, folha avulsa pautada, caneta hidrocor ou pincel atômico, cola, lápis, lápis de cor, caneta e papel. Projetor esse conteúdo em pen drive ou em tela compartilhada de um computador ou device.

Você pode também, providenciar uma playlist com músicas brasileiras, dando ênfase às composições locais.

Material complementar:

Link para impressão dos cartões da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUujGtwY4mVzhdrSMr5kN9hpTXfprtGPTmMQhWnHQpzREaEeaj4Wh7xc9FqS/geo6-01und05-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Link para o documento exemplo para a Atividade de Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jSWEqFGGHMKdP9sv34fHAvaxG74v6MdrZ4H93h6UmnPcKYUfrwanMXKatTPS/excluir-geo6-01und05-problematizacao-atividade.pdf .

Link para impressão da imagem da Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2EywvE4VqxrK6tFNH9p8CEpgFy2vDzm8CUXxu3b5yyWFXmP3TH5N6nJN763s/contextualizacao.pdf

Link para o vídeo das brincadeiras

https://www.youtube.com/watch?v=0tOy9E_CdtI&feature=youtu.be

Link para os mapas:

O que você deve saber sobre. População II. Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/364617/ acesso em 01 de fevereiro de 2019.

Fontes das imagens:

1 - Pintura. Autoria gravada na imagem. Faces e Cores do Brasil. Disponívem em: https://facesecoresdobrasil.wordpress.com/ . Acesso em 01 de fevereiro de 2019.

2 - Pessoas de várias cores. Google.com.br. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/355010383108941715/. Acesso em 01 de fevereiro d 2019.

3 - Manifestações culturais. Banco de Imagens Nova Escola, 2019

Fontes:

1 - ARIAS, P. G. (2002). La cultura. Estrategias Conceptuales para comprender a identidad, la diversidad, la alteridad y la diferencia. Escuela de Antropología Aplicada UPS-Quito. Ediciones Abya-yala.

2 - A Importância Das Raízes Culturais Para a Identidade Cultural Do Indivíduo. Susie Barreto da Silva e Rosicléia Lopes Rodrigues Mendes. Disponível: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/artes/a-importancia-das-raizes-culturais-para-identidade-.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2019.

3 - Significados. Artigo. Significado de Diversidade cultural. Disponível em: https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/ . Acesso em 21 de janeiro de 2019.

4 - 3 Formas de Ler Gráficos. wikiHow. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Ler-Gr%C3%A1ficos. Acesso em 02 de fevereiro de 2019.

Contextos prévios: Antes desta aula, é preciso trabalhar a questão da imigração, divisão das cinco grandes regiões do Brasil e uma pesquisa prévia sobre a origem das manifestações culturais para relacionar com as vivências locais.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que nesta aula eles irão aprender sobre a diversidade cultural brasileiras e como ela está presente na sua comunidade e família e como elas se manifestam na paisagem.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA