Plano de aula: Todas as paisagens são iguais?

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Embora pareça estática, assim como o espaço, paisagem é dinâmica.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para esta aula você pode inicialmente agrupar os alunos em duplas. Ao final, na sistematização, reúna-os em uma roda de conversa.

Materiais necessários: Quadro, lápis para quadro, papel, caneta, projetor multimídia, letra da canção impressa (caso não possa projetar).

Material complementar:

Link com a letra da canção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x8NHp3NdSj4sRuX8FKRmk8ee9QEzSkXj57nJ3c4uEXagcw7Q7QkJTXyT2w9d/geo3-04und01-problematizacao-trecho-da-cancao.pdf

Tema da aula

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão a respeito das paisagens e de como elas podem se apresentar no nosso cotidiano, possuindo características diversas, de acordo com o lugar de onde sejam vistas.

Como adequar à sua realidade: A depender da localidade onde esteja inserido, você pode abordar de maneira mais enfática as paisagens as quais seus alunos estão acostumados a observar, especialmente no trajeto entre a casa e a escola. Para tanto, busque ressaltar elementos que fazem parte das paisagens locais, seja um rio, uma aldeia, uma ponte, uma reserva floresta, etc.

Para você saber mais:

Esta aula foi pensada tomando como base o conceito de Paisagem, que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Geografia (BRASIL, 1998, p. 28), “é definida como sendo uma unidade visível do território, que possui identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos; o passado e o presente. A paisagem é o velho no novo e o novo no velho”. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf Acesso em 23 de janeiro de 2019.

Da mesma maneira, a paisagem é compreendida e conceituada por Milton Santos, no livro Metamorfoses do Espaço Habitado (2008, p. 40) como “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc. [...] A paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço”.

Dessa forma, é importante considerar que a paisagem não se resume apenas ao que podemos enxergar, mas também ao que os nossos outros sentidos são capazes de construir no cotidiano, tais como os cheiros, os sons, bem como as memórias e percepções. Assim também, as paisagens se caracterizam por reunirem elementos tanto naturais quanto culturais (artificiais) e, portanto, não são estáticas ou iguais umas às outras.

Contextos Prévios: Para esta aula, é importante que os alunos já tenham iniciado o trabalho com paisagens, especialmente a sua significação e relação com a vida cotidiana.

Fonte das Imagens: Banco de Imagens Nova Escola.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA