Plano de Aula

Plano de aula: Temporalidade e Usos dos lugares

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As paisagens se transformam de acordo com seus processos e história locais.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade EF06GE07 pode ser relacionada a esta aula e ser explorada nas aulas em que se discutir as transformações das paisagens naturais e antrópicas.

Para trabalhar essa habilidade, faremos uso de imagens para interpretar os diferentes usos dos lugares em diferentes épocas e comparar as mudanças ocorridas com as mudanças dos lugares de vivência dos alunos.

Aplicamos a coleta (das fotos), análise, registro e publicação de resultados das atividades em um jornal mural, como técnicas de estudo e divulgação de conhecimento. Serão abordadas as mudanças nos usos do lugar onde está o Porto do Rio, no Rio de Janeiro que ocorreram ao longo do tempo e durante o avanço da urbanização e modernização da sociedade carioca. Depois, os alunos deverão aplicar esse conhecimento na interpretação da paisagem de lugares que eles frequentam (o exemplo utilizado aqui é Presidente Prudente, em São Paulo) e que passaram por reformas e revitalizações há pouco tempo.

Materiais necessários: Metade de uma folha de sulfite por dupla, lápis preto, régua e borracha.

Cópias das imagens apresentadas nos slides e das atividades propostas.

Projetor, pendrive.

Um Jornal mural disponível ou preparado por você com antecedência.

Para você saber mais:O conceito de lugar está ligado à ideia de significação, de afeto e percepção do sujeito, do fenômeno das dinâmicas do espaço geográfico. Baseado nisso, mudanças na arquitetura de praças e espaços de lazer têm sido pensados no sentido de adaptar esses locais à compreensão e percepção das pessoas à ideia que elas tenham de como deve ser seu lugar” (Rodolfo F. Alves Pena).

1 - Confira mais detalhes sobre o conceito de lugar no texto O conceito de lugar para a Geografia, de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-conceito-lugar-para-geografia.htm. Acesso em 16 de novembro de 2018.

2 - Para saber mais sobre os lugares de preferência da população de Presidente Prudente (SP):

Material complementar: Atividade da Ação Propositiva - Tabela para análise das mudanças do lugar onde você vive. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k6evyxzvGVAwX9ACvp5vVrVXdb4nnabaEbVg9hsV6RR6dak5FQg5auJctAWC/geo6-1und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Fontes das Imagens:

Acesso em 15 de novembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que nessa aula eles irão interpretar mudanças na paisagem dos lugares, identificando seus usos ao longo do tempo através da análise de fotos antigas e atuais de diversos lugares, inclusive do lugar onde vivem. Depois, deverão levantar hipóteses sobre essas mudanças e propor novas adequações ou novos usos para esses lugares. Os estudantes deverão anotar essas informações numa tabela e compartilhar num jornal mural.

Para você saber mais:

-Sobre como usar imagens para ensinar Geografia:

Análise da paisagem local através da leitura de imagens. In: Cadernos PDE, Os desafios da escola pública na perspectiva do professor - PDE: Produções didático-pedagógicas, Pontal do Paraná-PR, vol. II: Secretaria do Estado da Educação, 2013 de Maria Joana Franco Andrade. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_geo_pdp_maria_joana_franco_andrade.pdf Acesso em 15 de novembro de 2018.

Contextos prévios: Para esta aula acontecer, é necessário que os alunos já dominem os conceitos de paisagem, lugar e espaço geográfico.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados