GEO6_1UND01 - Atividade de Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Temporalidade e Usos dos lugares
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As paisagens se transformam de acordo com seus processos e história locais.
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A habilidade EF06GE07 pode ser relacionada a esta aula e ser explorada nas aulas em que se discutir as transformações das paisagens naturais e antrópicas.
Para trabalhar essa habilidade, faremos uso de imagens para interpretar os diferentes usos dos lugares em diferentes épocas e comparar as mudanças ocorridas com as mudanças dos lugares de vivência dos alunos.
Aplicamos a coleta (das fotos), análise, registro e publicação de resultados das atividades em um jornal mural, como técnicas de estudo e divulgação de conhecimento. Serão abordadas as mudanças nos usos do lugar onde está o Porto do Rio, no Rio de Janeiro que ocorreram ao longo do tempo e durante o avanço da urbanização e modernização da sociedade carioca. Depois, os alunos deverão aplicar esse conhecimento na interpretação da paisagem de lugares que eles frequentam (o exemplo utilizado aqui é Presidente Prudente, em São Paulo) e que passaram por reformas e revitalizações há pouco tempo.
Materiais necessários: Metade de uma folha de sulfite por dupla, lápis preto, régua e borracha.
Cópias das imagens apresentadas nos slides e das atividades propostas.
Projetor, pendrive.
Um Jornal mural disponível ou preparado por você com antecedência.
Para você saber mais: “O conceito de lugar está ligado à ideia de significação, de afeto e percepção do sujeito, do fenômeno das dinâmicas do espaço geográfico. Baseado nisso, mudanças na arquitetura de praças e espaços de lazer têm sido pensados no sentido de adaptar esses locais à compreensão e percepção das pessoas à ideia que elas tenham de como deve ser seu lugar” (Rodolfo F. Alves Pena).
1 - Confira mais detalhes sobre o conceito de lugar no texto O conceito de lugar para a Geografia, de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-conceito-lugar-para-geografia.htm. Acesso em 16 de novembro de 2018.
2 - Para saber mais sobre os lugares de preferência da população de Presidente Prudente (SP):
- Requalificação das praças monsenhor sarrion e nove de julho e o novo terminal de integração, de Marcelo Tadeu Mancini, disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/119781/mancini_mt_tcc_prud.pdf?sequence=1. Acesso em 16 de novembro de 2018.
- Práticas sociais adolescentes em um shopping center de Presidente Prudente: espaço, tempo, controle social e consumo, de Nathália Santos Brustelo, disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404600656_ARQUIVO_Artigo_Nathalia_Santos_Brustelo.pdf. Acesso em 16 de novembro de 2018.
Material complementar: Atividade da Ação Propositiva - Tabela para análise das mudanças do lugar onde você vive. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k6evyxzvGVAwX9ACvp5vVrVXdb4nnabaEbVg9hsV6RR6dak5FQg5auJctAWC/geo6-1und01-atividade-de-sistematizacao.pdf
Fontes das Imagens:
- O Rio de Janeiro e a sua orla: história, projetos e identidade carioca. Verena Andreatta; Maria Pace Chiavari; Helena Rego - SMU/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em http://portalgeo.rio.rj.gov.br/estudoscariocas/download/2418_O%20Rio%20de%20Janeiro%20e%20sua%20orla.pdf
Acesso em 15 de novembro de 2018.
- Vista Aérea de Presidente Prudente. Prefeitura Municipal de Presidente Prudente[/caption]. Disponível em http://www.causp.gov.br/?s=presidente+prudente&x=0&y=0 Acesso em 13 de novembro de 2018.
- Vista da Catedral - Década de 1930 - Presidente Prudente - SP: Autor desconhecido. Museu Histórico Municipal Prefeito Antonio Sandoval Netto.
- Catedral São Sebastião, no centro de Presidente Prudente - 2014. Foto: Reprodução/TV Fronteira. Disponível em http://redeglobo.globo.com/sp/tvfronteira/noticia/2014/01/materia-da-tv-fronteira-informa-o-que-abre-e-fecha-no-feriado-em-prudente.html Acesso em 13 de novembro de 2018.
- Antigas IRF Matarazzo - década de 1930. Museu Histórico Municipal Prefeito Antonio Sandoval Netto.
- Centro Cultural Matarazzo. Foto: Nayara Fernandes. Revista Videre. Autores:Gisele Galindo Letícia Pinheiro Lucyanne Castro Nayara Fernandes, disponível em http://tvfacopp.unoeste.br/tvfacopp/online/medias/arquivos/t532008-12-1919-33-21][REVISTA_VIDERE.pdf
- Museu Histórico Municipal Antonio Sandoval Netto.
- Imagem 11 - .Parque do Povo em Presidente Prudente. Autor: LTS LTS, Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_do_Povo_(Presidente_Prudente)#/media/File:Parque_do_Povo_Prudente.JPG Acesso em: 16 de novembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que nessa aula eles irão interpretar mudanças na paisagem dos lugares, identificando seus usos ao longo do tempo através da análise de fotos antigas e atuais de diversos lugares, inclusive do lugar onde vivem. Depois, deverão levantar hipóteses sobre essas mudanças e propor novas adequações ou novos usos para esses lugares. Os estudantes deverão anotar essas informações numa tabela e compartilhar num jornal mural.
Para você saber mais:
-Sobre como usar imagens para ensinar Geografia:
Análise da paisagem local através da leitura de imagens. In: Cadernos PDE, Os desafios da escola pública na perspectiva do professor - PDE: Produções didático-pedagógicas, Pontal do Paraná-PR, vol. II: Secretaria do Estado da Educação, 2013 de Maria Joana Franco Andrade. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_geo_pdp_maria_joana_franco_andrade.pdf Acesso em 15 de novembro de 2018.
Contextos prévios: Para esta aula acontecer, é necessário que os alunos já dominem os conceitos de paisagem, lugar e espaço geográfico.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO