Plano de aula: Temporalidade e Usos dos lugares

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As paisagens se transformam de acordo com seus processos e história locais.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

A habilidade EF06GE07 pode ser relacionada a esta aula e ser explorada nas aulas em que se discutir as transformações das paisagens naturais e antrópicas.

Para trabalhar essa habilidade, faremos uso de imagens para interpretar os diferentes usos dos lugares em diferentes épocas e comparar as mudanças ocorridas com as mudanças dos lugares de vivência dos alunos.

Aplicamos a coleta (das fotos), análise, registro e publicação de resultados das atividades em um jornal mural, como técnicas de estudo e divulgação de conhecimento. Serão abordadas as mudanças nos usos do lugar onde está o Porto do Rio, no Rio de Janeiro que ocorreram ao longo do tempo e durante o avanço da urbanização e modernização da sociedade carioca. Depois, os alunos deverão aplicar esse conhecimento na interpretação da paisagem de lugares que eles frequentam (o exemplo utilizado aqui é Presidente Prudente, em São Paulo) e que passaram por reformas e revitalizações há pouco tempo.

Materiais necessários: Metade de uma folha de sulfite por dupla, lápis preto, régua e borracha.

Cópias das imagens apresentadas nos slides e das atividades propostas.

Projetor, pendrive.

Um Jornal mural disponível ou preparado por você com antecedência.

Para você saber mais:O conceito de lugar está ligado à ideia de significação, de afeto e percepção do sujeito, do fenômeno das dinâmicas do espaço geográfico. Baseado nisso, mudanças na arquitetura de praças e espaços de lazer têm sido pensados no sentido de adaptar esses locais à compreensão e percepção das pessoas à ideia que elas tenham de como deve ser seu lugar” (Rodolfo F. Alves Pena).

1 - Confira mais detalhes sobre o conceito de lugar no texto O conceito de lugar para a Geografia, de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-conceito-lugar-para-geografia.htm. Acesso em 16 de novembro de 2018.

2 - Para saber mais sobre os lugares de preferência da população de Presidente Prudente (SP):

Material complementar: Atividade da Ação Propositiva - Tabela para análise das mudanças do lugar onde você vive. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/k6evyxzvGVAwX9ACvp5vVrVXdb4nnabaEbVg9hsV6RR6dak5FQg5auJctAWC/geo6-1und01-atividade-de-sistematizacao.pdf

Fontes das Imagens:

Acesso em 15 de novembro de 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que nessa aula eles irão interpretar mudanças na paisagem dos lugares, identificando seus usos ao longo do tempo através da análise de fotos antigas e atuais de diversos lugares, inclusive do lugar onde vivem. Depois, deverão levantar hipóteses sobre essas mudanças e propor novas adequações ou novos usos para esses lugares. Os estudantes deverão anotar essas informações numa tabela e compartilhar num jornal mural.

Para você saber mais:

-Sobre como usar imagens para ensinar Geografia:

Análise da paisagem local através da leitura de imagens. In: Cadernos PDE, Os desafios da escola pública na perspectiva do professor - PDE: Produções didático-pedagógicas, Pontal do Paraná-PR, vol. II: Secretaria do Estado da Educação, 2013 de Maria Joana Franco Andrade. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_geo_pdp_maria_joana_franco_andrade.pdf Acesso em 15 de novembro de 2018.

Contextos prévios: Para esta aula acontecer, é necessário que os alunos já dominem os conceitos de paisagem, lugar e espaço geográfico.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA