Plano de aula: As manifestações culturais no campo e na cidade

Plano 5 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Noções de elementos culturias da paisagem local.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Tema da aula

Orientações: Projete no quadro ou apresente oralmente o tema da aula para os alunos. Enfatize que nesta aula vocês discutirão sobre as diferentes manifestações culturais que refletem os modos de vida em áreas do campo e da cidade.

Fonte da Imagem 1: Banco de Imagens Nova Escola.

Fonte da Imagem 2: Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/idIjYX-XiPY Acesso em 04 de março de 2019.

Como adequar à sua realidade: Caso seja professor (a) de uma escola localizada no campo, você pode provocar os alunos a pesquisarem manifestações culturais típicas do local de vivência dos alunos.

Para você saber mais: Para fins de aprofundamento no tema sobre paisagem, cultura material e imaterial, recomendamos a leitura de CORREA, Roberto Lobato. ROSENDAHL, Zeny. Paisagem, Imaginário e Espaço: Temas sobre cultura e espaço, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

Sobre o Grafite, recomendamos a leitura do artigo O grafite na sala de aula e fora dela. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6631/o-grafite-na-sala-de-aula-e-fora-dela Acesso em 04 de março de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA