GEO6_02UND02 - Contextualização - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Como as paisagens são modificadas?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Em cada lugar, as paisagens são únicas e se transformam
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. O objetivo desta aula é que os alunos possam compreender as modificações feitas nas paisagens através das sociedades que as habitavam em momentos diferentes da história, com destaque para os povos originários.
Materiais necessários: datashow ou imagens impressas, uma cartolina por grupo, uma folha de sulfite por grupo, cola, tesoura, lápis de cor, canetinha, régua.
É necessário que antes dessa aula, os alunos façam uma pesquisa (em grupos) de imagens de países como Brasil, Peru, México, Colômbia, Venezuela, Guatemala e Argentina. A pesquisa deve mostrar paisagens desses países no passado (quando eram ocupadas pelos povos originários) e nos tempos atuais.
IMPORTANTE: para a pesquisa sugira alguns sites para os alunos pesquisarem e que encontrarão imagens para serem trabalhadas. Alguns exemplos são:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Peru
- https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9xico
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Argentina
- https://www.adventureclub.com.br/blog/dicas-de-viagem/descubra-a-guatemala-o-berco-da-civilizacao-maia/
- http://www.chiledesarrollosustentable.cl/noticias/noticia-pais/camino-del-inca-declarado-patrimonio-de-la-humanidad/
- http://geografiabest704.blogspot.com/2016/04/aula-1-pindorama.html
Material Complementar: as imagens da etapa Contextualização estão disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFvZ4rXgGApEeB8mCFYxuq4ZbqyMmxxZ4NVCwqh6r4Srbdepf8j34e8NNwrp/geo6-02und02-contextualizacao-imagens.pdf
Contextos prévios: é necessário que os alunos tenham uma ideia do povos pré-colombianos, principalmente dos incas.
Para você saber mais:
Fortalezas incas e o mistério de suas construções. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historia-america/fortalezas-incas.htm - Acesso em 26/11/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Comente com os alunos que nesta aula serão discutidas as modificações das paisagens ao longo da história e considerando as técnicas que foram desenvolvidas e utilizadas pelos diferentes povos ao longo do tempo. Diga que as mudanças nas paisagens são comuns, porém algumas características de povos mais antigos continuam marcadas nas paisagens. Através delas podemos compreender como esses povos viviam e se relacionavam com a paisagem. Será dado destaque para a população inca que viveu na América Latina.
Como adequar à sua realidade: Aproxime dos alunos as mudanças na paisagem através de perguntas simples: a cidade que você mora sempre foi assim? Você enxerga uma característica antiga da cidade em algum ponto dela?
Para você saber mais:
O documentário Machu Picchu - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vqObjWK_W_Y
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: As imagens desta etapa mostram duas localidades diferentes, ambas foram povoadas pelos incas. A primeira imagem (no primeiro slide), de Machu Picchu tem como objetivo mostrar como eram as construções incas e a maneira como organizavam a sociedade. Neste momento, converse com os alunos a respeito das construções apresentadas nas imagens e peça para que eles falem o que estão observando. Espera-se que os alunos comentem sobre as construções feitas de rochas, de forma rudimentar, porém com muitos detalhes, e também resistentes. Comente que as construções foram feitas em relevo montanhoso, o que dificultou a construção, mas fez delas muito resistentes. Hoje essas construções nos mostram a capacidade técnica dos incas para a época. O objetivo deste momento, é fazer com que os alunos observem como os incas se organizavam e como isso ficou representado na paisagem.
A segunda imagem mostra a capital do antigo Império Inca atualmente, a cidade de Cuzco. Nessa imagem é possível perceber que muitas características incas se perderam ao longo do tempo, é possível observar casas e ruas, dispostas e construídas de uma maneira bem diferente. Pergunte aos alunos se eles notam algumas diferenças entre a cidade antiga e a nova. Espera-se que os alunos observem que muitas características incas vistas na imagem anterior não aparecem nesta imagem, ou seja, a forma de viver da sociedade atual se sobrepôs à antiga organização e muitas características deram lugar a outras como como prédios novos e construções maiores.
A terceira imagem mostra a fortaleza de Sacsayhuaman, que mais uma vez mostra a construção inca e como esse povo se protegia. Pergunte aos alunos a razão da construção de fortalezas e ressalte com eles a ideia de defesa do grupo e das riquezas.
A quarta imagem mostra a cidade de Cuzco vista a partir da fortaleza para que o aluno consiga notar mais características da cidade de Cuzco, como as construções coloniais, feitas no período de colonização espanhola e destruição das cidades incas. Compare todas as imagens anteriores com esta última imagem e discuta com os alunos como que as características espanholas, chegadas junto com a colonização, mostram um novo modo de organização da sociedade e portanto, as antigas características passam a ser trocadas e novas características, mesmo que não sejam dos povos originários do lugar, passam a prevalecer.
Explique aos alunos que muitas características ainda continuam vivas, mas em número bem reduzido.
Materiais complementares
Imagens disponíveis para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFvZ4rXgGApEeB8mCFYxuq4ZbqyMmxxZ4NVCwqh6r4Srbdepf8j34e8NNwrp/geo6-02und02-contextualizacao-imagens.pdf
As fontes das imagens estão abaixo:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Inca#/media/File:1_pano_machu_picchu_guard_house_river_2014.jpg Acesso: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cusco#/media/File:Cuzco-Pano_edit.jpg Acesso: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Sacsayhuaman#/media/File:Sacsayhuam%C3%A1n,_Cusco,_Per%C3%BA,_2015-07-31,_DD_28-30_PAN.JPG Acesso em: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cusco#/media/File:Cusco-c02.jpg Acesso: 26/11/2018
Como adequar à sua realidade: caso haja ou tenha havido uma aldeia indígena, quilombos ou comunidades tradicionais em seu município, é interessante que imagens sejam mostradas aos alunos para a discussão do espaço e das mudanças. É uma maneira de aproximar o aluno do tema.
Contextualização
Orientações: As imagens desta etapa mostram duas localidades diferentes, ambas foram povoadas pelos incas. A primeira imagem (no primeiro slide), de Machu Picchu tem como objetivo mostrar como eram as construções incas e a maneira como organizavam a sociedade. Neste momento, converse com os alunos a respeito das construções apresentadas nas imagens e peça para que eles falem o que estão observando. Espera-se que os alunos comentem sobre as construções feitas de rochas, de forma rudimentar, porém com muitos detalhes, e também resistentes. Comente que as construções foram feitas em relevo montanhoso, o que dificultou a construção, mas fez delas muito resistentes. Hoje essas construções nos mostram a capacidade técnica dos incas para a época. O objetivo deste momento, é fazer com que os alunos observem como os incas se organizavam e como isso ficou representado na paisagem.
A segunda imagem mostra a capital do antigo Império Inca atualmente, a cidade de Cuzco. Nessa imagem é possível perceber que muitas características incas se perderam ao longo do tempo, é possível observar casas e ruas, dispostas e construídas de uma maneira bem diferente. Pergunte aos alunos se eles notam algumas diferenças entre a cidade antiga e a nova. Espera-se que os alunos observem que muitas características incas vistas na imagem anterior não aparecem nesta imagem, ou seja, a forma de viver da sociedade atual se sobrepôs à antiga organização e muitas características deram lugar a outras como como prédios novos e construções maiores.
A terceira imagem mostra a fortaleza de Sacsayhuaman, que mais uma vez mostra a construção inca e como esse povo se protegia. Pergunte aos alunos a razão da construção de fortalezas e ressalte com eles a ideia de defesa do grupo e das riquezas.
A quarta imagem mostra a cidade de Cuzco vista a partir da fortaleza para que o aluno consiga notar mais características da cidade de Cuzco, como as construções coloniais, feitas no período de colonização espanhola e destruição das cidades incas. Compare todas as imagens anteriores com esta última imagem e discuta com os alunos como que as características espanholas, chegadas junto com a colonização, mostram um novo modo de organização da sociedade e portanto, as antigas características passam a ser trocadas e novas características, mesmo que não sejam dos povos originários do lugar, passam a prevalecer.
Explique aos alunos que muitas características ainda continuam vivas, mas em número bem reduzido.
Materiais complementares
Imagens disponíveis para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFvZ4rXgGApEeB8mCFYxuq4ZbqyMmxxZ4NVCwqh6r4Srbdepf8j34e8NNwrp/geo6-02und02-contextualizacao-imagens.pdf
As fontes das imagens estão abaixo:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Inca#/media/File:1_pano_machu_picchu_guard_house_river_2014.jpg Acesso: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cusco#/media/File:Cuzco-Pano_edit.jpg Acesso: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Sacsayhuaman#/media/File:Sacsayhuam%C3%A1n,_Cusco,_Per%C3%BA,_2015-07-31,_DD_28-30_PAN.JPG Acesso em: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cusco#/media/File:Cusco-c02.jpg Acesso: 26/11/2018
Como adequar à sua realidade: caso haja ou tenha havido uma aldeia indígena, quilombos ou comunidades tradicionais em seu município, é interessante que imagens sejam mostradas aos alunos para a discussão do espaço e das mudanças. É uma maneira de aproximar o aluno do tema.
Contextualização
Orientações: As imagens desta etapa mostram duas localidades diferentes, ambas foram povoadas pelos incas. A primeira imagem (no primeiro slide), de Machu Picchu tem como objetivo mostrar como eram as construções incas e a maneira como organizavam a sociedade. Neste momento, converse com os alunos a respeito das construções apresentadas nas imagens e peça para que eles falem o que estão observando. Espera-se que os alunos comentem sobre as construções feitas de rochas, de forma rudimentar, porém com muitos detalhes, e também resistentes. Comente que as construções foram feitas em relevo montanhoso, o que dificultou a construção, mas fez delas muito resistentes. Hoje essas construções nos mostram a capacidade técnica dos incas para a época. O objetivo deste momento, é fazer com que os alunos observem como os incas se organizavam e como isso ficou representado na paisagem.
A segunda imagem mostra a capital do antigo Império Inca atualmente, a cidade de Cuzco. Nessa imagem é possível perceber que muitas características incas se perderam ao longo do tempo, é possível observar casas e ruas, dispostas e construídas de uma maneira bem diferente. Pergunte aos alunos se eles notam algumas diferenças entre a cidade antiga e a nova. Espera-se que os alunos observem que muitas características incas vistas na imagem anterior não aparecem nesta imagem, ou seja, a forma de viver da sociedade atual se sobrepôs à antiga organização e muitas características deram lugar a outras como como prédios novos e construções maiores.
A terceira imagem mostra a fortaleza de Sacsayhuaman, que mais uma vez mostra a construção inca e como esse povo se protegia. Pergunte aos alunos a razão da construção de fortalezas e ressalte com eles a ideia de defesa do grupo e das riquezas.
A quarta imagem mostra a cidade de Cuzco vista a partir da fortaleza para que o aluno consiga notar mais características da cidade de Cuzco, como as construções coloniais, feitas no período de colonização espanhola e destruição das cidades incas. Compare todas as imagens anteriores com esta última imagem e discuta com os alunos como que as características espanholas, chegadas junto com a colonização, mostram um novo modo de organização da sociedade e portanto, as antigas características passam a ser trocadas e novas características, mesmo que não sejam dos povos originários do lugar, passam a prevalecer.
Explique aos alunos que muitas características ainda continuam vivas, mas em número bem reduzido.
Materiais complementares
Imagens disponíveis para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFvZ4rXgGApEeB8mCFYxuq4ZbqyMmxxZ4NVCwqh6r4Srbdepf8j34e8NNwrp/geo6-02und02-contextualizacao-imagens.pdf
As fontes das imagens estão abaixo:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Inca#/media/File:1_pano_machu_picchu_guard_house_river_2014.jpg Acesso: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cusco#/media/File:Cuzco-Pano_edit.jpg Acesso: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Sacsayhuaman#/media/File:Sacsayhuam%C3%A1n,_Cusco,_Per%C3%BA,_2015-07-31,_DD_28-30_PAN.JPG Acesso em: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cusco#/media/File:Cusco-c02.jpg Acesso: 26/11/2018
Como adequar à sua realidade: caso haja ou tenha havido uma aldeia indígena, quilombos ou comunidades tradicionais em seu município, é interessante que imagens sejam mostradas aos alunos para a discussão do espaço e das mudanças. É uma maneira de aproximar o aluno do tema.
Contextualização
Orientações: As imagens desta etapa mostram duas localidades diferentes, ambas foram povoadas pelos incas. A primeira imagem (no primeiro slide), de Machu Picchu tem como objetivo mostrar como eram as construções incas e a maneira como organizavam a sociedade. Neste momento, converse com os alunos a respeito das construções apresentadas nas imagens e peça para que eles falem o que estão observando. Espera-se que os alunos comentem sobre as construções feitas de rochas, de forma rudimentar, porém com muitos detalhes, e também resistentes. Comente que as construções foram feitas em relevo montanhoso, o que dificultou a construção, mas fez delas muito resistentes. Hoje essas construções nos mostram a capacidade técnica dos incas para a época. O objetivo deste momento, é fazer com que os alunos observem como os incas se organizavam e como isso ficou representado na paisagem.
A segunda imagem mostra a capital do antigo Império Inca atualmente, a cidade de Cuzco. Nessa imagem é possível perceber que muitas características incas se perderam ao longo do tempo, é possível observar casas e ruas, dispostas e construídas de uma maneira bem diferente. Pergunte aos alunos se eles notam algumas diferenças entre a cidade antiga e a nova. Espera-se que os alunos observem que muitas características incas vistas na imagem anterior não aparecem nesta imagem, ou seja, a forma de viver da sociedade atual se sobrepôs à antiga organização e muitas características deram lugar a outras como como prédios novos e construções maiores.
A terceira imagem mostra a fortaleza de Sacsayhuaman, que mais uma vez mostra a construção inca e como esse povo se protegia. Pergunte aos alunos a razão da construção de fortalezas e ressalte com eles a ideia de defesa do grupo e das riquezas.
A quarta imagem mostra a cidade de Cuzco vista a partir da fortaleza para que o aluno consiga notar mais características da cidade de Cuzco, como as construções coloniais, feitas no período de colonização espanhola e destruição das cidades incas. Compare todas as imagens anteriores com esta última imagem e discuta com os alunos como que as características espanholas, chegadas junto com a colonização, mostram um novo modo de organização da sociedade e portanto, as antigas características passam a ser trocadas e novas características, mesmo que não sejam dos povos originários do lugar, passam a prevalecer.
Explique aos alunos que muitas características ainda continuam vivas, mas em número bem reduzido.
Materiais complementares
Imagens disponíveis para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFvZ4rXgGApEeB8mCFYxuq4ZbqyMmxxZ4NVCwqh6r4Srbdepf8j34e8NNwrp/geo6-02und02-contextualizacao-imagens.pdf
As fontes das imagens estão abaixo:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Inca#/media/File:1_pano_machu_picchu_guard_house_river_2014.jpg Acesso: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cusco#/media/File:Cuzco-Pano_edit.jpg Acesso: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Sacsayhuaman#/media/File:Sacsayhuam%C3%A1n,_Cusco,_Per%C3%BA,_2015-07-31,_DD_28-30_PAN.JPG Acesso em: 26/11/2018
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Cusco#/media/File:Cusco-c02.jpg Acesso: 26/11/2018
Como adequar à sua realidade: caso haja ou tenha havido uma aldeia indígena, quilombos ou comunidades tradicionais em seu município, é interessante que imagens sejam mostradas aos alunos para a discussão do espaço e das mudanças. É uma maneira de aproximar o aluno do tema.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Reúna os alunos em grupos de 5 integrantes. Projete ou escreva no quadro a questão apresentada. Peça para o grupo discutir a questão e refletir sobre possíveis respostas. Distribua uma folha de sulfite para cada grupo e eles deverão escrever nesta folha três razões para as mudanças nas paisagens. Para ajudar os alunos na discussão, escreva no quadro as seguintes perguntas que devem servir como direcionamento para a pergunta principal:
- as paisagens serão sempre modificadas, por quê?
- as sociedades adaptam as paisagens de acordo com suas necessidades? Como podemos enxergar essas adaptações?
- as modificações feitas mostram como as sociedades viviam? Quais características você observa?
Dê 4 minutos para a discussão e para a escrita.
Depois de anotarem as principais razões, os grupos fixarão suas ideias no quadro. Em seguida, a sala deverá enumerar as três principais razões encontradas, ou seja, as principais razões podem ser as que mais se repetirem ou as que a sala definir de forma coletiva.
O objetivo desta etapa da aula é que a turma conclua que a paisagem se modifica de acordo com a sociedade que vive nela e principalmente com as novas técnicas que a sociedade adquire, fazendo com que a paisagem tenha represente a sociedade que vive nela no momento. Exemplo: hoje não há mais a necessidade de se construir fortalezas como no passado.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: reúna os alunos nos grupos que realizaram as pesquisas prévias. Cada grupo deve colar em uma cartolina as imagens que pesquisou. A cartolina deve ser dividida em duas partes: uma parte deve ter a imagem do país ocupado pelos povos originários e a outra parte, deve conter a imagem atual do país. Após a colagem, o grupo deve discutir as principais mudanças que observaram e as razões dessas modificações. Neste momento, a discussão deve ficar apenas dentro dos grupos.
Os grupos vão notar que suas respostas estão sempre baseadas na necessidade de adaptar a paisagem à sociedade que a habita. Comente com os alunos que no caso da América Latina é possível observar que a maioria dos países, após a colonização, passaram a ter características europeias e não mais incas, astecas ou maias, pois os europeus passaram a ocupar o território e a adaptar a paisagem de acordo com suas necessidades e cultura.
Para a pesquisa sugira alunos sites para os alunos pesquisarem e que encontrarão imagens boas para serem trabalhadas. Alguns exemplos são:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Peru
- https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9xico
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Argentina
- https://www.adventureclub.com.br/blog/dicas-de-viagem/descubra-a-guatemala-o-berco-da-civilizacao-maia/
- http://www.chiledesarrollosustentable.cl/noticias/noticia-pais/camino-del-inca-declarado-patrimonio-de-la-humanidad/
- http://geografiabest704.blogspot.com/2016/04/aula-1-pindorama.html
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Em uma roda de conversa, os alunos deverão compartilhar com os outros grupos as semelhanças e diferenças que encontraram entre diferentes países apresentados. Procure estabelecer um paralelo entre os países e mostrar aos alunos o que tem em comum entre eles, por exemplo, o que há em comum na Argentina e na Bolívia? Ambos os países perderam muitas características dos povos originários?
Após as apresentações, questione a sala:
- o que você observa que é semelhante nos países: as construções, a cultura, o relevo e sua utilização, o material usado para as construções, há fortalezas?
Dentre as semelhanças, os alunos podem encontrar:
- construções parecidas
- terrenos íngremes
- técnicas avançadas para a época
- após a colonização, as características das construções se tornaram europeias
- mais casas, ruas
- menos áreas verdes
- maior aproveitamento de áreas planas
Dentre as diferenças, os alunos podem encontrar:
- alguns países como México e Argentina, possuem mais prédios que os outros
- alguns países como Peru e Guatemala possuem as características de seus povos originários com mais frequência na paisagem
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: GEO6_02UND02
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, YouTube.
Valor trabalhado
Cidadania
Participação
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem como as sociedades modificam as paisagens ao longo da história por meio da evolução das técnicas e da necessidade que cada uma apresenta. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, comente com os alunos que nesta aula serão discutidas as modificações das paisagens ao longo da história e considerando as técnicas que foram desenvolvidas e utilizadas pelos diferentes povos ao longo do tempo. Diga que as mudanças nas paisagens são comuns, porém algumas características de povos mais antigos continuam marcadas nas paisagens. Através delas podemos compreender como esses povos viviam e se relacionavam com a paisagem. Será dado destaque para a população inca que viveu na América Latina.
Contextualização (45 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
As imagens desta etapa mostram duas localidades diferentes, ambas foram povoadas pelos incas. A primeira imagem (no primeiro slide), de Machu Picchu tem como objetivo mostrar como eram as construções incas e a maneira como organizavam a sociedade. Neste momento, converse com os alunos a respeito das construções apresentadas nas imagens e peça para que eles registrem no caderno o que estão observando.
- Imagens disponíveis para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mFvZ4rXgGApEeB8mCFYxuq4ZbqyMmxxZ4NVCwqh6r4Srbdepf8j34e8NNwrp/geo6-02und02-contextualizacao-imagens.pdf. Acesso em 01/07/2020
Problematização (20 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e leve em consideração as sugestões que constam no plano.
Pergunte e oriente o registro no caderno.
- as paisagens serão sempre modificadas, por quê?
- as sociedades adaptam as paisagens de acordo com suas necessidades? Como podemos enxergar essas adaptações?
- as modificações feitas mostram como as sociedades viviam? Quais características você observa?
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias.
Cada aluno deve colar em uma cartolina as imagens que pesquisou. A cartolina deve ser dividida em duas partes: uma parte deve ter a imagem do país ocupado pelos povos originários e a outra parte, deve conter a imagem atual do país. Após a colagem, eles devem gravar um áudio curto e enviar no WhatsApp, discutindo as principais mudanças que observaram e as razões dessas modificações.
Os alunos vão notar que suas respostas estão sempre baseadas na necessidade de adaptar a paisagem à sociedade que a habita. Comente com os alunos que no caso da América Latina é possível observar que a maioria dos países, após a colonização, passaram a ter características europeias e não mais incas, astecas ou maias, pois os europeus passaram a ocupar o território e a adaptar a paisagem de acordo com suas necessidades e cultura.
Para a pesquisa sugira alunos sites para os alunos pesquisarem e que encontrarão imagens boas para serem trabalhadas. Alguns exemplos são:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Peru
- https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9xico
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Argentina
- https://www.adventureclub.com.br/blog/dicas-de-viagem/descubra-a-guatemala-o-berco-da-civilizacao-maia/
- http://www.chiledesarrollosustentable.cl/noticias/noticia-pais/camino-del-inca-declarado-patrimonio-de-la-humanidad/
- http://geografiabest704.blogspot.com/2016/04/aula-1-pindorama.html
Sistematização (50 minutos- assincronamente)
Os alunos deverão compartilhar suas produções enviado fotos dos cartazes no grupo de WhatsApp da turma.
Oriente que gravem um áudio curto, acompanhando suas produções.
Se preferir, tome como sugestão de sistematização as orientações que constam no plano original.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com os estudantes aos dois vídeos que seguem como sugestão, sendo um dele sum documentário para saber sobre as civilizações.
- Povos Pré-Colombianos - Incas, Astecas e Maias - desenho animado- https://www.youtube.com/watch?v=icjBhHynWsE. Acesso em 30/06/2020
DOCUMENTÁRIO
- Civilizações Secretas - Maias, Astecas e Incas. https://www.youtube.com/watch?v=f0j4O2xJQSY. Acesso em 30/06/2020
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Carrasco
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar como as sociedades modificam as paisagens ao longo da história por meio da evolução das técnicas e da necessidade que cada uma apresenta
Habilidade (s) da Base: (EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
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