Plano de Aula

Plano de aula: Jogo das Pistas Sobre os Lugares de Vivência

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes lugares de vivência: diferentes relações de identidade e afetividade.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para esta aula você irá precisar de papel cartão, folha sulfite ou caderno, lápis de grafite preto, lápis de cor, régua, tesoura, máquina fotográfica ou celular com câmera, plaquinhas com a funções dos alunos (este documento disponível no item “material complementar”, abaixo), giz e quadro.

Material complementar: Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vW9pQAbRUxaqWs99d4fXt2C7C9qrdSWhaRbdJh3VxG3eHU5ZxZsqYmDsp28g/geo01-01und03-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf

Plaquinhas com as funções (a serem usadas na problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kYndsMFVpKM8MCumq4rr7KpTvjttsTMQPQVzmy2HyRm2vGb99twpNJJVt4De/geo01-01und-03-problematizacao-plaquinhas-com-as-funcoes.pdf

Exemplo de carta do jogo pronta (a serem usadas como exemplo para o final da ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s35mbKndUjW7U8nFHWwpYQkbqGZKCQCKYxTv5ADKXUqJfCjkhfzGKUpY2MRE/geo01-01und03-acao-propositiva-exemplo-de-carta-do-jogo-das-pistas.pdf

Para você saber mais: Para conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR, leia o texto Aprendendo a Ler o Mundo: a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que está disponível aqui:

http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf

Contextos prévios: É recomendável que, para este plano, os alunos já tenham se familiarizado ou conhecido um jogo de cartas e ao menos tido contato com a escrita das regras de um jogo.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o título da aula e leia a pergunta para os alunos. Aguarde as respostas e anuncie que hoje eles observarão todos os detalhes da escola para conhecê-la melhor.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA