GEO01_01UND03 - Contextualização - Imagens para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo das Pistas Sobre os Lugares de Vivência
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Diferentes lugares de vivência: diferentes relações de identidade e afetividade.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula você irá precisar de papel cartão, folha sulfite ou caderno, lápis de grafite preto, lápis de cor, régua, tesoura, máquina fotográfica ou celular com câmera, plaquinhas com a funções dos alunos (este documento disponível no item “material complementar”, abaixo), giz e quadro.
Material complementar: Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vW9pQAbRUxaqWs99d4fXt2C7C9qrdSWhaRbdJh3VxG3eHU5ZxZsqYmDsp28g/geo01-01und03-contextualizacao-imagens-para-impressao.pdf
Plaquinhas com as funções (a serem usadas na problematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kYndsMFVpKM8MCumq4rr7KpTvjttsTMQPQVzmy2HyRm2vGb99twpNJJVt4De/geo01-01und-03-problematizacao-plaquinhas-com-as-funcoes.pdf
Exemplo de carta do jogo pronta (a serem usadas como exemplo para o final da ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s35mbKndUjW7U8nFHWwpYQkbqGZKCQCKYxTv5ADKXUqJfCjkhfzGKUpY2MRE/geo01-01und03-acao-propositiva-exemplo-de-carta-do-jogo-das-pistas.pdf
Para você saber mais: Para conhecer mais um pouco os conceitos geográficos de ESPAÇO E LUGAR, leia o texto Aprendendo a Ler o Mundo: a Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que está disponível aqui:
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf
Contextos prévios: É recomendável que, para este plano, os alunos já tenham se familiarizado ou conhecido um jogo de cartas e ao menos tido contato com a escrita das regras de um jogo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o título da aula e leia a pergunta para os alunos. Aguarde as respostas e anuncie que hoje eles observarão todos os detalhes da escola para conhecê-la melhor.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA