GEO_01UND02 - Atividade da Ação Propositiva - Roteiro para reflexão
Plano de Aula
Plano de aula: Paisagem local/paisagem mundial: o caminho de casa até a escola
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As paisagens se transformam de acordo com seus processos e história locais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Essa habilidade traz aspectos das mudanças e usos na paisagem em diferentes lugares (urbanas, rurais, industriais, culturais, naturais - planícies, montanhas, vales.). Aqui abordaremos diferenças e semelhanças entre paisagens de diferentes lugares do globo terrestre, possibilitando ao aluno comparar com o seu lugar de vivência, estabelecer vínculos de identidade cultural e comunicar-se com alunos de outros povos.
Esse processo contínuo e/ou disruptivo, contribui para a formação da sua personalidade e identidade sociocultural. Também pode ser relacionada às habilidades EF06GE02 para analisar paisagens com destaque para os povos originários, e a (EF02GE09) para “identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua)”.
Para trabalhar essa habilidade, utilizaremos vídeos curtos e fotografia de instituições nacionais e supranacionais como a ONU e UNICEF e um vídeo sobre enchente feito por um cidadão comum e postado nas redes sociais. Eles trazem histórias cotidianas de alunos de vários pontos do planeta no percurso para a escola.
Havendo a possibilidade, crie um blog sobre o trabalho da turma com o conceito de paisagem para que possa publicar atividades realizadas, sobretudo a que está contemplada neste plano de aula. Caso não seja possível a criação do blog para uso coletivo, peça que elaborem uma mensagem, deixando clara a proposta de que ela deve ser pensada para comunicar a outros estudantes, a forma como vão para a escola.
Procure no Google Search digitando as palavras "escola secundária+portugal", “escola b+c" para escola de Portugal, eles têm ótimos programas de desenvolvimento de habilidades digitais.
Materiais necessários: Papel, lápis, borracha e caneta. Um datashow, TV/DVD ou sala de informática com este arquivo em pendrive.
Material complementar:
1 - Mapa Mundi para impressão: disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FMAJQSyWMaA5zjAmSJquveb24pPSUSFMekrnE5vj9JYtxwgYnZ7mQSZHkDQg/geo6-01und02-atividade-de-problematizacao-mapa-mundi.pdf
2 - Atividade da Ação Propositiva: disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Utg6vqmGMmwarTJfc4Ksw9eC3mQgUdeTAngNt62VNHaY6e9x5KA82g8dc6sK/geo-01und02-atividade-da-acao-propositiva-roteiro-para-reflexao.pdf
3 - Atividade de Sistematização: disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZZ5kk8UUpcYDJSgB3Czw3T8MmGWaqXkMam8uhtJbTaBS6pa57vNTsKyzHnT/geo6-01und02-atividade-de-sistematizacao.pdf
1 - Imagem ilustrativa. Banco de Imagens Multimeios. Disponível em: http://multimeios.seed.pr.gov.br/resourcespace-seed/pages/view.php?ref=20300&search=ilustra%C3%A7%C3%A3o&order_by=relevance&sort=DESC&offset=0&archive=0&k=&curpos=20&restypes=1%2C3%2C4 . Acesso em 04 de dezembro de 2018.
Mapas:
1 - Mapa Mundi. Disponível em: https://mapamundiparaimprimir.com/continentes/. Acesso em 03 de dezembro de 2018.
Vídeos:
1 - Crianças do Vilarejo Atule’er - Sichuan - China.
Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/tortuoso-trajeto-das-criancas-chinesas-ate-escola-china-montanha-perigo-risco. Acesso em 24 de novembro de 2018.
2 - Crianças atravessam correnteza para ir à escola na Índia durante as Monções - Índia.
Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/criancas-atravessam-correnteza-caminho-da-escola-na-india. Acesso em 24 de novembro de 2018.
3 - Sur le chemin de l'école - La musique du film/trailer. De Pascal Plisson, 2013. Unesco França. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aJxUg0cT_aw&index=6&list=PLA3sdXLepMr5-GpAJM-3vFV9xPFjLNSFonte0n . Acesso em 30 de novembro de 2018.
Para você saber mais:
O Vídeo Sur le chemin de l’école é sobre a música do filme, uma linda cantiga infantil em francês.
1 - Texto: Do caminho de casa até a minha escola: o que vejo? Autora: Josselene Marques. Fonte: Expressão. Blog. Disponível em:
http://jmmfselene.blogspot.com/2010/02/do-caminho-de-casa-ate-minha-escola-o.html . Acessado em 28 de novembro de 2018.
Para uma visão pedagógica do uso de blogs: O que é um blog?. iGOV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
Exemplos de blogs para correspondência internacional em língua portuguesa:
1 - Site da Escola Secundária de Gama Barros - Cacém - Portugal. Disponível em http://esgamabarros.pt/gbarros/ Acesso em 20 de dezembro de 2018.
2 - Sapo Blogs de Carlos Gomes. Portugal. Disponível em: https://blogs.sapo.pt/profile?blog=auren. Acesso em 02 de dezembro de 2018. Acesso em 02 de dezembro de 2018.
3 - Crianças e Alunos na Escola Inclusiva. Francisco José Pires Alves. Disponível em: https://criancasealunoscomnee.blogspot.com/2012/07/conferencia-educacao-inclusiva-e.html . Acesso em 02 de novembro de 2018.
4 - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. UCCLA, Nuno Cruz. Disponível em: https://www.uccla.pt/noticias/competencias-basicas-de-escrita-e-leitura-em-intercambio-municipal-em-mocambique. Acesso em 02 de dezembro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma, que eles irão conhecer como vivem outros estudantes como eles se relacionam com a paisagem e o povo do seu lugar, fazendo parte da história e podendo influenciar mudanças.
Indique ainda que na etapa final da aula, deverão produzir uma mensagem de texto do tipo postagem de blog para enviarem a outros estudantes do mundo.
Para você saber mais:
1 - Texto: Do caminho de casa até a minha escola: o que vejo? Autora: Josselene Marques. Disponível em:
http://jmmfselene.blogspot.com/2010/02/do-caminho-de-casa-ate-minha-escola-o.html . Acessado em 28 de novembro de 2018.
2 - Exemplos de blogs para correspondência internacional:
Sapo Blogs. De Carlos Gomes. Portugal. Disponível em: https://blogs.sapo.pt/profile?blog=auren. Acesso em 02 de dezembro de 2018.
Criança a Torto e a Direitos. Instituto de apoio à Criança. Disponível em: https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2017/10/31/estudantes-criaram-site-que-agrega-desenhos-de-criancas-internadas/. Acesso em 02 de dezembro de 2018.
Crianças e Alunos na Escola Inclusiva. Francisco José Pires Alves. Disponível em: https://criancasealunoscomnee.blogspot.com/2012/07/conferencia-educacao-inclusiva-e.html . Acesso em 02 de novembro de 2018.
União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. UCCLA, Nuno Cruz. Disponível em: https://www.uccla.pt/noticias/competencias-basicas-de-escrita-e-leitura-em-intercambio-municipal-em-mocambique. Acesso em 02 de dezembro de 2018.
3-Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf . Acesso em 25 de novembro de 2018.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Inicie uma aula dialogada pedindo que expliquem como vêm para a escola, incentive-os a falar sobre os seus costumes locais: vestimenta, materiais escolares, o meio de transporte utilizado, o trajeto até a escola e quem as acompanha. Quando considerar que têm uma boa referência da sua identidade sociocultural local, passe para o próximo slide
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações:
Fale aos alunos que assistirão pequenos vídeos mostrando crianças indo para a escola. Durante a aula eles deverão relacionar às situações que eles mesmos, também vivenciam.
Peça que alguns expliquem como vêm para a escola e se isso é importante para a família e a comunidade. Se sim, como. Se não souberem, incentive-os a identificar a situação em que as crianças do vídeos estão vivenciando e como eles mesmos vivenciam no seu dia a dia.
Imagens:
1 - China: Crianças do Vilarejo Atule’er - Sichuan - China.
Fonte: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/tortuoso-trajeto-das-criancas-chinesas-ate-escola-china-montanha-perigo-risco . Acesso em 24 de novembro de 2018.
2 - Crianças atravessam correnteza para ir à escola na Índia durante as Monções - Índia.
Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/criancas-atravessam-correnteza-caminho-da-escola-na-india. Acesso em 24 de novembro de 2018.
3 - Sur le chemin de l'école - La musique du film/trailer. De Pascal Plisson, 2013. Unesco França. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aJxUg0cT_aw&index=6&list=PLA3sdXLepMr5-GpAJM-3vFV9xPFjLNSFonte0n . Acesso em 30 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações:
Fale aos alunos que verão pequenos vídeos mostrando crianças indo para a escola. Durante a aula eles deverão relacionar às situações que eles mesmos vivenciam.
Incentive-os a falar sobre os costumes locais das crianças no vídeo: vestimenta, materiais escolares, o meio de transporte utilizado, o trajeto até a escola e quem as acompanha.
Peça que falem sobre as semelhanças e diferenças com seu local de vivência.
Foque a atenção na paisagem e como as pessoas fazem uso delas, contornando, adaptando e/ou removendo obstáculos para a melhoria da comunidade local. Explique que a escola faz parte dessa comunidade e pode ser um meio de mudança positiva. Chame a atenção para a substituição da escada de bambu e como isso pode trazer turistas melhorando a economia do local de difícil acesso e poucos recursos naturais.
Imagem: China: Crianças do Vilarejo Atule’er - Sichuan - China.
Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/tortuoso-trajeto-das-criancas-chinesas-ate-escola-china-montanha-perigo-risco. Acesso em 24 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações:
Fale aos alunos que verão pequenos vídeos mostrando crianças indo para a escola. Durante a aula eles deverão relacionar às situações que eles mesmos, também vivenciam.
Durante a projeção eles deverão observar as situações vivenciadas pelas crianças do vídeo identificando com e as suas próprias. Incentive-os a falar sobre os costumes locais das crianças no vídeo: vestimenta, materiais escolares, o meio de transporte utilizado, o trajeto até a escola e quem as acompanha.
Peça que falem sobre as semelhanças e diferenças com seu local de vivência.
Foque a atenção na paisagem e como as pessoas fazem uso delas, contornando, adaptando e/ou removendo obstáculos para a melhoria da comunidade local. Explique que a escola faz parte dessa comunidade e pode ser um meio de mudança positiva.
Pergunte qual mudança foi feita para facilitar a passagem das pessoas. Se não perceberem, mostre que foi construída uma escada para quebrar a força da água durante as chuvas de monção.
Imagem: Crianças atravessam correnteza para ir à escola na Índia durante as Monções - Índia.
Fonte: National Geografh. Vídeos. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/criancas-atravessam-correnteza-caminho-da-escola-na-india. Acesso em 24 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações:
Fale aos alunos que verão pequenos vídeos mostrando crianças indo para a escola. Durante a aula eles deverão relacionar às situações que eles mesmos, também vivenciam.
Durante a projeção eles deverão observar as situações vivenciadas pelas crianças do vídeo identificando com e as suas próprias. Incentive-os a falar sobre os costumes locais das crianças no vídeo: vestimenta, materiais escolares, o meio de transporte utilizado, o trajeto até a escola e quem as acompanha.
Peça que falem sobre as semelhanças e diferenças com seu local de vivência.
Foque a atenção na paisagem e como as pessoas fazem uso delas, contornando, adaptando e/ou removendo obstáculos para a melhoria da comunidade local. Explique que a escola faz parte dessa comunidade e pode ser um meio de mudança positiva.
Essa foto faz parte do histograma do Filme “A Caminho da Escola” de Pascal Plisson , que mostra o cotidiano de alunos de diferentes culturas que vivem em lugares isolados.
Fonte: Sur le chemin de l'école - La musique du film/trailer. De Pascal Plisson, 2013. Unesco França. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aJxUg0cT_aw&index=6&list=PLA3sdXLepMr5-GpAJM-3vFV9xPFjLNS. Acesso em 30 de novembro de 2018.
Problematização
Orientações:
Dedique 3 minutos a esta etapa. Neste momento, é preciso relacionar os lugares vistos nos vídeos e as suas localizações no planeta com a sua própria, destacando diferenças e semelhanças nessas localizações e suas paisagens.
Projete ou imprima e mostre aos alunos a imagem deste slide onde se vê a localização dos lugares trabalhados.
Indique no mapa as localizações dos lugares vistos nas imagens e o seu, explicando que as paisagens podem variar dependendo da sua localização no globo terrestre, como eles viram nas imagens anteriores. Por exemplo:
1 - No vídeo onde as crianças sobem a montanha pelas escadas, são as encostas do Himalaia no sudoeste da China;
2 - No vídeo das crianças atravessando a enxurrada na costa leste da Índia, onde o relevo é mais movimentado e sofre com as monções, em contraste com o vídeo Sur le chemin d'École em que Samuel faz um caminho de terreno suave e o clima é mais seco, no noroeste deste país;
3 - No vídeo Le Chemin d’École, além de Samuel no norte da Índia, temos Carlos nas planícies da Patagônia na Argentina de clima temperado; Jackson, nas Savanas do Quênia de clima semi-árido; Zahira, caminha pelo Monte Atlas no Marrocos onde o clima é de montanha em uma área intertropical.
Com base nisso, e nas observações feitas durante a aula dialogada, é possível levá-los à conclusão de que as condições climáticas, de relevo e vegetação levam as pessoas a usarem determinadas vestimentas, utilizarem certos meios de transportes e outros acessórios, como chapéus ou mocassins.
Outras observações como as características físicas e a língua - escrita e falada-, são critérios de identidade entre as pessoas e países.
Você pode também, retomar as imagens iniciais para melhor compreensão.
Link para o Mapa Mundi de Localização dos lugares vistos nos vídeos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FMAJQSyWMaA5zjAmSJquveb24pPSUSFMekrnE5vj9JYtxwgYnZ7mQSZHkDQg/geo6-01und02-atividade-de-problematizacao-mapa-mundi.pdf
Fonte do Mapa:
1 - Mapa Mundi. Divisão dos Continentes. IBGE.
Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/mapas_tematicos/mapas_do_mundo/politico/continentes.pdf . Acesso DIA 06 DE DEZEMBRO DE 2018.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Esse é o momento de organizar o conhecimento trabalhado e exercitar a cidadania e identidade sociocultural. Aqui o aluno terá oportunidade de rever mentalmente o que foi visto nos vídeos, comparar com a sua realidade e sua paisagem.
Neste slide sugerimos a exibição de imagens ilustrativas para representar diferentes situações e meios de transportes utilizados pelos estudantes para ir à escola. de acordo com as características naturais, socioeconômicas e culturais que formam as diversas paisagens do nosso país.
Imprima e distribua ou escreva no quadro as questões abaixo.
Leia e reflita junto com eles, retomando o que aprenderam e respondendo a essas questões (mentalmente):
1 - Sua identidade: quem é você? Quantos anos tem? Que país você nasceu ? Quais são suas características físicas (cor da pele, olhos, boca, cabelo)? Que língua você fala? Em que ano estuda?
2 - Como é o seu trajeto para escola (quanto tempo demora, que meio de transporte você usa, quem o acompanha)?
3 - A paisagem do percurso, é urbana ou rural? Destaque uma dificuldade ou obstáculo que você enfrenta para chegar à escola.
4 - Qual vídeo você achou mais parecido com a paisagem do seu lugar?
5 - Foram feitas mudanças para facilitar sua chegada até a escola? Se sim, quais?
6 - Você tem outras sugestões para melhorar o seu trajeto para a escola? Quais?
Na próxima etapa, eles irão escrever um texto, cuja finalidade é retratar para crianças de outros lugares do mundo como é a paisagem do trajeto de sua casa até a escola.
Esteja sempre atento às necessidades de formulação e construção do texto oral e escrito da sua turma.
LinK para a Atividade para a Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Utg6vqmGMmwarTJfc4Ksw9eC3mQgUdeTAngNt62VNHaY6e9x5KA82g8dc6sK/geo-01und02-atividade-da-acao-propositiva-roteiro-para-reflexao.pdf
Para você saber mais: Sobre blog e postagem:
1 - Como oferecer bons modelos para a produção de texto dos alunos. Por Mara Mansani. Revista Nova Escola. Blog. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3357/como-oferecer-bons-modelos-para-a-producao-de-texto-dos-alunos . Acesso em 04 de dezembro de 2018.
2 - O que é um blog?. iGOV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0 . Acesso em 04 de dezembro de 2018.
Fontes das imagens:
- Manaquiri. Amazonas.
Fonte: Acervo do FNDE. Programa Caminho da Escola. FNDE. Rural. Embarcações.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/375-noticias/transporte-escolar-742863653/15614-alunos-ja-podem-ir-de-lancha-a-escola-em-cidades-amazonenses?Itemid=164. Acesso em 06 de dezembro de 2018.
- Andaraí. Bahia. Programa Caminho da Escola. Rural. Bicicletas.
Fonte: Acervo da Secretaria de Educação do município. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/375-noticias/transporte-escolar-742863653/18950-bicicletas-ajudam-a-reduzir-as-faltas-em-municipio-baiano?Itemid=164. Acesso em 06 de dezembro de 2018.
- Medeiros. Minas Gerais. Programa Caminho da Escola. Rural. Ônibus.
Fonte: Acervo do FNDE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/375-noticias/transporte-escolar-742863653/18950-bicicletas-ajudam-a-reduzir-as-faltas-em-municipio-baiano?Itemid=164. Acesso em 06 de dezembro de 201
-Transporte Urbano. Metrô . Photo by Twixes on Unsplash. Disponível em: https://unsplash.com/photos/teGlwvgjPl8 . Acesso em 06 de dezembro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Esse é o momento de organizar o conhecimento trabalhado e exercitar a cidadania e identidade sociocultural, utilizando a comunicação eletrônica, para comunicar a estudantes de outros países como é sua rotina de ir para a escola. Aqui o aluno terá oportunidade de rever o que foi visto nos vídeos, comparar com sua realidade e viver a experiência de também comunicar isso a outras crianças. Se sua escola não disponibiliza de computadores e internet para criação do blog faça uma proposta fictícia. Veja exemplo no link do material complementar.
Experimente o blog da Escola Secundária Gama Barros em Portugal. Na Europa leva-se muito a sério o desenvolvimento das competências digitais, os professores são treinados a publicar seus projetos e os trabalhos dos alunos
Imprima e distribua ou escreva no quadro as orientações abaixo. Leia junto com eles, confirmando se todos entenderam.
Diga que deverão Você deverá compor uma mensagem para um aluno estrangeiro, seguindo o roteiro de escrita abaixo.
Estrutura de texto sugerida:
Comece dizendo seu nome, quantos anos tem, que país você nasceu, que língua você fala, em que ano estuda.
Depois, conte como é o seu trajeto para escola: quanto tempo demora, que meio de transporte você usa, se foram feitas melhorias, se você gostaria que outras pudessem ser feitas outras ou se você está satisfeito.
Deixe um convite para alunos de outras partes do mundo visitarem o Brasil, falando das suas belezas naturais e culturais.
O texto poderá ser revisto, digitado e postado nas aulas subsequentes ou nas aulas de português.
Esteja sempre atento às necessidades de formulação e construção do texto oral e escrito da sua turma.
Se não for possível que uns leiam para os outros nessa aula, programe outra para essa atividade. Se não tiver computadores e internet, você pode usar os correios para que eles se correspondam entre si ou com outros alunos da escola. Outra ideia é fazer um repositório que você possa usar em outras aulas ou ocasiões.
Link para a Atividade de Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZZ5kk8UUpcYDJSgB3Czw3T8MmGWaqXkMam8uhtJbTaBS6pa57vNTsKyzHnT/geo6-01und02-atividade-de-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: Há muitos blogs para alunos e professores se corresponderem em língua portuguesa como a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.
Exemplos de blogues para correspondência internacional:
1 - Sapo Blogs de Carlos Gomes. Portugal. Disponível em: https://blogs.sapo.pt/profile?blog=auren Acesso em 02 de dezembro de 2018. Acesso em 02 de dezembro de 2018.
2 - Crianças e Alunos na Escola Inclusiva. Francisco José Pires Alves. Disponível em: https://criancasealunoscomnee.blogspot.com/2012/07/conferencia-educacao-inclusiva-e.html Acesso em 02 de novembro de 2018.
3 - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. UCCLA, Nuno Cruz. Disponível em: https://www.uccla.pt/noticias/competencias-basicas-de-escrita-e-leitura-em-intercambio-municipal-em-mocambique Acesso em 02 de dezembro de 2018.
Fonte da imagem:
1 - Imagem ilustrativa. Banco de Imagens Multimeios. Disponível em: http://multimeios.seed.pr.gov.br/resourcespace-seed/pages/view.php?ref=20300&search=ilustra%C3%A7%C3%A3o&order_by=relevance&sort=DESC&offset=0&archive=0&k=&curpos=20&restypes=1%2C3%2C4 . Acesso em 04 de dezembro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: e-mail; WhatsApp; celular, tablet ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom e YouTube.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes comparem diferenças e semelhanças, naturais e culturais, entre diversos lugares do mundo e o lugar de vivência deles, além de possibilitar o contato virtual da turma. Fica a sugestão de ferramentas tecnológicas para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original por meio de uma foto. O plano ocorrerá na maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo e diga que nesta aula eles irão conhecer como vivem outros estudantes, como eles se relacionam com a paisagem e o povo de seu lugar, fazendo parte da história e podendo influenciar mudanças.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes e uma videoaula contextualizando-os. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Inicie a aula pedindo que expliquem como vão à escola. Incentive-os a falar sobre os seus costumes locais: vestimenta, materiais escolares, o meio de transporte utilizado, o trajeto até a escola e quem os acompanha.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Grave dois vídeos nesta etapa: um para o início e outro para problematizar as imagens e sua localização no globo.
Grave um vídeo com a problematização e envie o slide do plano original. Fale para os alunos que eles assistirão a pequenos vídeos mostrando crianças indo à escola. Eles deverão relacionar os vídeos às situações que eles mesmos vivenciam.
Vídeos:
1 - Crianças do Vilarejo Atule’er - Sichuan - China. Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível aqui.
2 - Crianças atravessam correnteza para ir à escola na Índia durante as Monções - Índia. Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível aqui.
3 - Sur le chemin de l'école - La musique du film/trailer. De Pascal Plisson, 2013. Unesco França. Disponível aqui.
Neste momento, é preciso relacionar os lugares vistos nos vídeos e suas localizações no planeta com o seu próprio local, destacando diferenças e semelhanças entre essas localidades e suas paisagens.
Indique no mapa as localizações dos lugares vistos nas imagens e o seu lugar, explicando que as paisagens podem variar dependendo de sua localização no globo terrestre, como eles viram nas imagens anteriores. Por exemplo:
1 - No vídeo em que as crianças sobem a montanha pelas escadas aparecem as encostas do Himalaia, no sudoeste da China;
2 - O vídeo das crianças atravessando a enxurrada na costa leste da Índia, onde o relevo é mais movimentado e sofre com as monções, em contraste com o vídeo Sur le chemin de l'école, em que Samuel faz um caminho de terreno suave e o clima é mais seco, no noroeste do país;
3 - No vídeo Sur le chemin de l’école, além de Samuel no norte da Índia, temos Carlos nas planícies da Patagônia, na Argentina, onde o clima é temperado; Jackson, nas Savanas do Quênia, de clima semi-árido; Zahira, que caminha pelo Monte Atlas, no Marrocos, onde o clima é de montanha, em uma área intertropical.
Outras observações, como as características físicas e a língua -- escrita e falada --, são critérios de identidade entre pessoas e países.
Acesso o mapa-múndi com localização dos lugares vistos nos vídeos, disponível aqui.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Este é o momento de organizar o conhecimento trabalhado e exercitar a cidadania e a identidade sociocultural. Aqui, o aluno terá a oportunidade de rever mentalmente o que foi visto nos vídeos, comparando-os com sua realidade e sua paisagem.
Sugerimos a exibição de imagens ilustrativas para representar diferentes situações e meios de transportes utilizados pelos estudantes para ir à escola, de acordo com as características naturais, socioeconômicas e culturais que formam as diversas paisagens do nosso país.
A atividade da ação propositiva está disponível aqui.
Sistematização (45 minutos- assincronamente)
Este é o momento de organizar o conhecimento trabalhado e exercitar a cidadania e identidade sociocultural, utilizando meios digitais para comunicar a estudantes de outros países como é sua rotina de ir à escola.
A atividade de sistematização está disponível aqui.
Aqui, o aluno terá a oportunidade de rever o que foi visto nos vídeos, compará-los com sua realidade e viver a experiência de também comunicar isso a outras crianças.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem nas etapas da ação propositiva e da sistematização. Fica a sugestão de que assistam com os estudantes aos vídeos da problematização.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Catarina D. Pereira
Mentor: Ana Paula Fernandes
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 6°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objeto(s) de aprendizagem: Comparar diferenças e semelhanças naturais e culturais entre diversos lugares do mundo com o lugar do aluno, e possibilitar o contato digital entre estudantes
Habilidade (s) da Base: (EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.