Plano de Aula

Plano de aula: Paisagem local/paisagem mundial: o caminho de casa até a escola

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As paisagens se transformam de acordo com seus processos e história locais.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Essa habilidade traz aspectos das mudanças e usos na paisagem em diferentes lugares (urbanas, rurais, industriais, culturais, naturais - planícies, montanhas, vales.). Aqui abordaremos diferenças e semelhanças entre paisagens de diferentes lugares do globo terrestre, possibilitando ao aluno comparar com o seu lugar de vivência, estabelecer vínculos de identidade cultural e comunicar-se com alunos de outros povos.

Esse processo contínuo e/ou disruptivo, contribui para a formação da sua personalidade e identidade sociocultural. Também pode ser relacionada às habilidades EF06GE02 para analisar paisagens com destaque para os povos originários, e a (EF02GE09) para “identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua)”.

Para trabalhar essa habilidade, utilizaremos vídeos curtos e fotografia de instituições nacionais e supranacionais como a ONU e UNICEF e um vídeo sobre enchente feito por um cidadão comum e postado nas redes sociais. Eles trazem histórias cotidianas de alunos de vários pontos do planeta no percurso para a escola.

Havendo a possibilidade, crie um blog sobre o trabalho da turma com o conceito de paisagem para que possa publicar atividades realizadas, sobretudo a que está contemplada neste plano de aula. Caso não seja possível a criação do blog para uso coletivo, peça que elaborem uma mensagem, deixando clara a proposta de que ela deve ser pensada para comunicar a outros estudantes, a forma como vão para a escola.

Procure no Google Search digitando as palavras "escola secundária+portugal", “escola b+c" para escola de Portugal, eles têm ótimos programas de desenvolvimento de habilidades digitais.

Materiais necessários: Papel, lápis, borracha e caneta. Um datashow, TV/DVD ou sala de informática com este arquivo em pendrive.

Material complementar:

1 - Mapa Mundi para impressão: disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FMAJQSyWMaA5zjAmSJquveb24pPSUSFMekrnE5vj9JYtxwgYnZ7mQSZHkDQg/geo6-01und02-atividade-de-problematizacao-mapa-mundi.pdf

2 - Atividade da Ação Propositiva: disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Utg6vqmGMmwarTJfc4Ksw9eC3mQgUdeTAngNt62VNHaY6e9x5KA82g8dc6sK/geo-01und02-atividade-da-acao-propositiva-roteiro-para-reflexao.pdf

3 - Atividade de Sistematização: disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZZ5kk8UUpcYDJSgB3Czw3T8MmGWaqXkMam8uhtJbTaBS6pa57vNTsKyzHnT/geo6-01und02-atividade-de-sistematizacao.pdf

1 - Imagem ilustrativa. Banco de Imagens Multimeios. Disponível em: http://multimeios.seed.pr.gov.br/resourcespace-seed/pages/view.php?ref=20300&search=ilustra%C3%A7%C3%A3o&order_by=relevance&sort=DESC&offset=0&archive=0&k=&curpos=20&restypes=1%2C3%2C4 . Acesso em 04 de dezembro de 2018.

Mapas:

1 - Mapa Mundi. Disponível em: https://mapamundiparaimprimir.com/continentes/. Acesso em 03 de dezembro de 2018.

Vídeos:

1 - Crianças do Vilarejo Atule’er - Sichuan - China.

Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/tortuoso-trajeto-das-criancas-chinesas-ate-escola-china-montanha-perigo-risco. Acesso em 24 de novembro de 2018.

2 - Crianças atravessam correnteza para ir à escola na Índia durante as Monções - Índia.

Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/criancas-atravessam-correnteza-caminho-da-escola-na-india. Acesso em 24 de novembro de 2018.

3 - Sur le chemin de l'école - La musique du film/trailer. De Pascal Plisson, 2013. Unesco França. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aJxUg0cT_aw&index=6&list=PLA3sdXLepMr5-GpAJM-3vFV9xPFjLNSFonte0n . Acesso em 30 de novembro de 2018.

Para você saber mais:

O Vídeo Sur le chemin de l’école é sobre a música do filme, uma linda cantiga infantil em francês.

1 - Texto: Do caminho de casa até a minha escola: o que vejo? Autora: Josselene Marques. Fonte: Expressão. Blog. Disponível em:

http://jmmfselene.blogspot.com/2010/02/do-caminho-de-casa-ate-minha-escola-o.html . Acessado em 28 de novembro de 2018.

Para uma visão pedagógica do uso de blogs: O que é um blog?. iGOV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0. Acesso em 04 de dezembro de 2018.

Exemplos de blogs para correspondência internacional em língua portuguesa:

1 - Site da Escola Secundária de Gama Barros - Cacém - Portugal. Disponível em http://esgamabarros.pt/gbarros/ Acesso em 20 de dezembro de 2018.

2 - Sapo Blogs de Carlos Gomes. Portugal. Disponível em: https://blogs.sapo.pt/profile?blog=auren. Acesso em 02 de dezembro de 2018. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

3 - Crianças e Alunos na Escola Inclusiva. Francisco José Pires Alves. Disponível em: https://criancasealunoscomnee.blogspot.com/2012/07/conferencia-educacao-inclusiva-e.html . Acesso em 02 de novembro de 2018.

4 - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. UCCLA, Nuno Cruz. Disponível em: https://www.uccla.pt/noticias/competencias-basicas-de-escrita-e-leitura-em-intercambio-municipal-em-mocambique. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma, que eles irão conhecer como vivem outros estudantes como eles se relacionam com a paisagem e o povo do seu lugar, fazendo parte da história e podendo influenciar mudanças.

Indique ainda que na etapa final da aula, deverão produzir uma mensagem de texto do tipo postagem de blog para enviarem a outros estudantes do mundo.

Para você saber mais:

1 - Texto: Do caminho de casa até a minha escola: o que vejo? Autora: Josselene Marques. Disponível em:

http://jmmfselene.blogspot.com/2010/02/do-caminho-de-casa-ate-minha-escola-o.html . Acessado em 28 de novembro de 2018.

2 - Exemplos de blogs para correspondência internacional:

Sapo Blogs. De Carlos Gomes. Portugal. Disponível em: https://blogs.sapo.pt/profile?blog=auren. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

Criança a Torto e a Direitos. Instituto de apoio à Criança. Disponível em: https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2017/10/31/estudantes-criaram-site-que-agrega-desenhos-de-criancas-internadas/. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

Crianças e Alunos na Escola Inclusiva. Francisco José Pires Alves. Disponível em: https://criancasealunoscomnee.blogspot.com/2012/07/conferencia-educacao-inclusiva-e.html . Acesso em 02 de novembro de 2018.

União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. UCCLA, Nuno Cruz. Disponível em: https://www.uccla.pt/noticias/competencias-basicas-de-escrita-e-leitura-em-intercambio-municipal-em-mocambique. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

3-Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf . Acesso em 25 de novembro de 2018.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO