Plano de Aula

Plano de aula: Paisagem local/paisagem mundial: o caminho de casa até a escola

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre As paisagens se transformam de acordo com seus processos e história locais.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Essa habilidade traz aspectos das mudanças e usos na paisagem em diferentes lugares (urbanas, rurais, industriais, culturais, naturais - planícies, montanhas, vales.). Aqui abordaremos diferenças e semelhanças entre paisagens de diferentes lugares do globo terrestre, possibilitando ao aluno comparar com o seu lugar de vivência, estabelecer vínculos de identidade cultural e comunicar-se com alunos de outros povos.

Esse processo contínuo e/ou disruptivo, contribui para a formação da sua personalidade e identidade sociocultural. Também pode ser relacionada às habilidades EF06GE02 para analisar paisagens com destaque para os povos originários, e a (EF02GE09) para “identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua)”.

Para trabalhar essa habilidade, utilizaremos vídeos curtos e fotografia de instituições nacionais e supranacionais como a ONU e UNICEF e um vídeo sobre enchente feito por um cidadão comum e postado nas redes sociais. Eles trazem histórias cotidianas de alunos de vários pontos do planeta no percurso para a escola.

Havendo a possibilidade, crie um blog sobre o trabalho da turma com o conceito de paisagem para que possa publicar atividades realizadas, sobretudo a que está contemplada neste plano de aula. Caso não seja possível a criação do blog para uso coletivo, peça que elaborem uma mensagem, deixando clara a proposta de que ela deve ser pensada para comunicar a outros estudantes, a forma como vão para a escola.

Procure no Google Search digitando as palavras "escola secundária+portugal", “escola b+c" para escola de Portugal, eles têm ótimos programas de desenvolvimento de habilidades digitais.

Materiais necessários: Papel, lápis, borracha e caneta. Um datashow, TV/DVD ou sala de informática com este arquivo em pendrive.

Material complementar:

1 - Mapa Mundi para impressão: disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FMAJQSyWMaA5zjAmSJquveb24pPSUSFMekrnE5vj9JYtxwgYnZ7mQSZHkDQg/geo6-01und02-atividade-de-problematizacao-mapa-mundi.pdf

2 - Atividade da Ação Propositiva: disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Utg6vqmGMmwarTJfc4Ksw9eC3mQgUdeTAngNt62VNHaY6e9x5KA82g8dc6sK/geo-01und02-atividade-da-acao-propositiva-roteiro-para-reflexao.pdf

3 - Atividade de Sistematização: disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZZ5kk8UUpcYDJSgB3Czw3T8MmGWaqXkMam8uhtJbTaBS6pa57vNTsKyzHnT/geo6-01und02-atividade-de-sistematizacao.pdf

1 - Imagem ilustrativa. Banco de Imagens Multimeios. Disponível em: http://multimeios.seed.pr.gov.br/resourcespace-seed/pages/view.php?ref=20300&search=ilustra%C3%A7%C3%A3o&order_by=relevance&sort=DESC&offset=0&archive=0&k=&curpos=20&restypes=1%2C3%2C4 . Acesso em 04 de dezembro de 2018.

Mapas:

1 - Mapa Mundi. Disponível em: https://mapamundiparaimprimir.com/continentes/. Acesso em 03 de dezembro de 2018.

Vídeos:

1 - Crianças do Vilarejo Atule’er - Sichuan - China.

Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/tortuoso-trajeto-das-criancas-chinesas-ate-escola-china-montanha-perigo-risco. Acesso em 24 de novembro de 2018.

2 - Crianças atravessam correnteza para ir à escola na Índia durante as Monções - Índia.

Fonte: National Geographic. Vídeos. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/criancas-atravessam-correnteza-caminho-da-escola-na-india. Acesso em 24 de novembro de 2018.

3 - Sur le chemin de l'école - La musique du film/trailer. De Pascal Plisson, 2013. Unesco França. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aJxUg0cT_aw&index=6&list=PLA3sdXLepMr5-GpAJM-3vFV9xPFjLNSFonte0n . Acesso em 30 de novembro de 2018.

Para você saber mais:

O Vídeo Sur le chemin de l’école é sobre a música do filme, uma linda cantiga infantil em francês.

1 - Texto: Do caminho de casa até a minha escola: o que vejo? Autora: Josselene Marques. Fonte: Expressão. Blog. Disponível em:

http://jmmfselene.blogspot.com/2010/02/do-caminho-de-casa-ate-minha-escola-o.html . Acessado em 28 de novembro de 2018.

Para uma visão pedagógica do uso de blogs: O que é um blog?. iGOV. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0. Acesso em 04 de dezembro de 2018.

Exemplos de blogs para correspondência internacional em língua portuguesa:

1 - Site da Escola Secundária de Gama Barros - Cacém - Portugal. Disponível em http://esgamabarros.pt/gbarros/ Acesso em 20 de dezembro de 2018.

2 - Sapo Blogs de Carlos Gomes. Portugal. Disponível em: https://blogs.sapo.pt/profile?blog=auren. Acesso em 02 de dezembro de 2018. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

3 - Crianças e Alunos na Escola Inclusiva. Francisco José Pires Alves. Disponível em: https://criancasealunoscomnee.blogspot.com/2012/07/conferencia-educacao-inclusiva-e.html . Acesso em 02 de novembro de 2018.

4 - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. UCCLA, Nuno Cruz. Disponível em: https://www.uccla.pt/noticias/competencias-basicas-de-escrita-e-leitura-em-intercambio-municipal-em-mocambique. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma, que eles irão conhecer como vivem outros estudantes como eles se relacionam com a paisagem e o povo do seu lugar, fazendo parte da história e podendo influenciar mudanças.

Indique ainda que na etapa final da aula, deverão produzir uma mensagem de texto do tipo postagem de blog para enviarem a outros estudantes do mundo.

Para você saber mais:

1 - Texto: Do caminho de casa até a minha escola: o que vejo? Autora: Josselene Marques. Disponível em:

http://jmmfselene.blogspot.com/2010/02/do-caminho-de-casa-ate-minha-escola-o.html . Acessado em 28 de novembro de 2018.

2 - Exemplos de blogs para correspondência internacional:

Sapo Blogs. De Carlos Gomes. Portugal. Disponível em: https://blogs.sapo.pt/profile?blog=auren. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

Criança a Torto e a Direitos. Instituto de apoio à Criança. Disponível em: https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2017/10/31/estudantes-criaram-site-que-agrega-desenhos-de-criancas-internadas/. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

Crianças e Alunos na Escola Inclusiva. Francisco José Pires Alves. Disponível em: https://criancasealunoscomnee.blogspot.com/2012/07/conferencia-educacao-inclusiva-e.html . Acesso em 02 de novembro de 2018.

União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. UCCLA, Nuno Cruz. Disponível em: https://www.uccla.pt/noticias/competencias-basicas-de-escrita-e-leitura-em-intercambio-municipal-em-mocambique. Acesso em 02 de dezembro de 2018.

3-Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf . Acesso em 25 de novembro de 2018.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO