Plano de aula: Diversidade Cultural dos Grupos Sociais

Plano 3 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Noções de elementos culturias da paisagem local.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE02) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Atividade impressa ou Folha de papel A4, lápis, lápis de cor, barbante, pregador de roupas.

Material complementar: Caso queira e possa fazer a impressão, o modelo para a atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/m9yq6A4D9g33ps7zZMJK5aFu9vDCEG8ZHspRJSSmWdxvwcySu5hs6b54pr7K/geo3-02und03-acao-propositiva-atividade-com-desenho.pdf

Para você saber mais:

A BNCC traz como uma de suas competências gerais o seguinte trecho: “Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”, daí a importância do desenvolvimento da temática desta aula.

(Saiba mais em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf, acesso em 07 de dezembro de 2018.) Vale ressaltar que diversidade pode ser compreendida como “a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, como por exemplo a diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc”. Este conceito pode ser consultado no endereço https://www.significados.com.br/diversidade/ Acesso em 05 de dezembro de 2018.

Tema da aula

Orientações: Projete, apresente no quadro ou oralmente o tema da aula para os alunos, e explique que na aula de hoje, vocês conversarão sobre a diversidade cultural dos grupos sociais existentes. Estimule os alunos com questões como:

• Vocês sabem o que é diversidade? O que você sabe sobre isso?
  • Aqui na escola, nós somos todos iguais? Por que? (Nessa questão, você deve buscar abordar diferenças que envolvam o modo de vida dos alunos, de modo que fique claro que o que eles e suas familias fazem no cotidiano, é o que promove a diversidade social e as contribuições culturais para a população em geral. Desse modo, evita-se que a discussão não tenda às características físicas de cada um)

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA