GEO3_04UND02 - Imagens (Ação Propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: Elementos Naturais e Culturais das Paisagens
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Embora pareça estática, assim como o espaço, paisagem é dinâmica.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Tabela e imagens impressas, cola branca, lápis, projetor multimídia, quadro, lápis para quadro ou giz.
Material Complementar:
Link para as imagens:
Link para a sugestão da tabela:
Para você saber mais: Para fins de aprimoramento, recomendamos a leitura do artigo:
BRANCO, Anselmo Lazaro. Espaço Geográfico: a paisagem construída pela sociedade. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm>. Acesso em: 30 mar 2019.
Contextos prévios: Um dos significados atribuídos à palavra “elemento”, é a de que ele é uma parte de um todo.
Fonte: ELEMENTO. Dicionário Priberam. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/elemento>. Acesso em: 07 fev 2019.
Nesse sentido, caso a turma em sua totalidade ou parcialidade, não saibam o significado dessa palavra, você pode abordá-la, antes de acrescentar os adjetivos de natural e cultural.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que será conversado sobre os elementos naturais culturais que existem nas paisagens que observamos no nosso dia a dia.
Como adequar à sua realidade: O tema da aula permite trabalhar com diversas paisagens, sejam elas rurais ou urbanas. Nesse sentido, você pode explorar paisagens locais de acordo com as vivências dos alunos, mas recomendamos que paisagens de outras localidades também sejam trabalhadas, no sentido de ilustrar para os alunos a grande diversidade de cenários e paisagens existentes, assim como seus elementos.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre o significado da palavra “elemento”. Em seguida, coloque para eles duas questões, de modo a identificar os saberes prévios quanto à expressão “elemento natural”. Registre de forma escrita, no quadro, as respostas dos alunos.
Atente para a divisão do tempo destinado à contextualização. Ela está dividida em dois momentos, com tempo total de 8 minutos.
Contextualização
Orientações: A partir das respostas, comente a diferença entre os elementos naturais e culturais. Caso eles apresentem dúvida, explique que ao referir-se a um elemento natural, estamos dizendo que ele foi produzido a partir das condições naturais. Por outro lado, os elementos culturais são produzidos pelo ser humano a partir das suas necessidades, com base nas características da sua cultura. Os elementos culturais também podem ser chamados de artificiais.
Explique também que existem elementos que são implementados pelo ser humano e que parecem naturais, porém não são. Um exemplo disso é a arborização das ruas e praças. Se a árvore já existe naquele local e não tiver sido alterada no período da construção da rua, ela é de caráter natural. Porém, se as árvores foram deslocadas com o intuito de serem plantadas na rua ou em uma praça, elas se tornam elementos humanizados.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Instigue os alunos a refletirem sobre as alterações nas paisagens, a partir da seguinte questão: “De quais formas as pessoas podem alterar uma paisagem natural?”. Com isso, você pode incentivar que a turma pense em construções e alterações que são feitas na cidade, no campo, na área em que eles habitam, e que tais ações transformam o que é natural em elemento cultural, ou seja, humanizado.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete ou entregue impressas, imagens de diversas paisagens brasileiras e/ou mundiais, de modo a suscitar os seguintes questionamentos:
- Quais são os elementos naturais da paisagem?
- Quais são elementos culturais (humanizados) da paisagem?
Sugestão: caso não possa imprimir as imagens, você pode retirá-las a partir de recortes de jornais e revistas, ou outros materiais à sua escola.
Entregue impressa uma tabela para os alunos, em que irão constar duas colunas: uma para que eles anotem os elementos naturais e outra para que escrevam os elementos culturais presentes nas paisagens projetadas ou impressas.
Como adequar à sua realidade: O tema da aula permite trabalhar com diversas paisagens, sejam elas rurais ou urbanas. Apesar deste plano oferecer uma sugestão de imagens a serem trabalhadas, você pode explorar paisagens locais de acordo com as vivências dos alunos, para que a discussão da aula se torne mais próxima da realidade discente.
Link para as imagens a serem impressas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PzZ5PrP5QMrQSNCq4BdTPDRbpaPpmBgN4A8Jx2zfs4SGTuwCRTeWXxWMa9Wj/geo3-04und02-imagens-acao-propositiva.pdf
Link para a sugetão da tabela:
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que, em uma roda de conversa, apresentem suas tabelas. Desse modo, conclua a aula reforçando com eles as diferenças entre os elementos naturais e culturais das paisagens, e busque incentivar que eles percebam a grande variedade de elementos de ambos os tipos, nas paisagens ao nosso redor. Assim também, resgate as duas questões propostas no slide do item “Problematização” e refaça-as para a turma, solicitando as respostas dos alunos, com a finalidade de fazê-los perceber a importância que tantos os elementos naturais quanto os culturais desempenham nas paisagens que observamos e temos ao nosso redor, e o quanto seria difícil convivermos em um ambiente dotado apenas de um dos tipos de elementos, visto que nossa cultura carrega e cria necessidades que dependem de ambos para a nossa sobrevivência.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Youtube; WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom e Google Formulários
Valor trabalhado
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes diferenciem os elementos naturais e culturais das paisagens. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que será conversado sobre os elementos naturais e culturais que existem nas paisagens que observamos no nosso dia a dia.
Contextualização (40 minutos - assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie o slide do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona.
Converse com os alunos sobre o significado da palavra “elemento”. Em seguida, coloque para eles duas questões, de modo a identificar os saberes prévios quanto à expressão “elemento natural”. Peça que as respostas sejam enviadas no grupo da turma, por mensagens de texto ou áudio.
A partir das respostas, comente a diferença entre os elementos naturais e culturais. Caso eles apresentem dúvida, explique que ao referir-se a um elemento natural, estamos dizendo que ele foi produzido a partir das condições naturais. Por outro lado, os elementos culturais são produzidos pelo ser humano a partir das suas necessidades, com base nas características da sua cultura. Os elementos culturais também podem ser chamados de artificiais.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Instigue os alunos a refletirem sobre as alterações nas paisagens, a partir da seguinte questão: de quais formas as pessoas podem alterar uma paisagem natural? Com isso, você pode incentivar que a turma pense em construções e alterações que são feitas na cidade, no campo, na área em que eles habitam, e que tais ações transformam o que é natural em elemento cultural, ou seja, humanizado.
Ainda assim, envie o vídeo sobre a transformação da paisagem nas cidades que encontra-se disponível aqui.
Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Grave uma videoaula com todas as orientações necessárias, incluindo o slide do plano original. Pergunte no vídeo:
- Quais são os elementos naturais da paisagem?
- Quais são elementos culturais (humanizados) da paisagem?
Encaminhe as imagens para serem impressas à turma. Elas estão disponíveis aqui. Envie também a tabela que você encontra neste link. Nela, eles deverão anotar os elementos naturais e culturais presentes nas paisagens que receberam. Caso não consigam fazer a impressão da tabela, você pode organizá-la usando o recurso do Google Formulários (veja aqui o tutorial da ferramenta).
Sistematização (50 minutos - assincronamente)
Solicite aos alunos que apresentem suas tabelas por vídeo, áudio ou enviando uma foto. Se você usou o Google Formulários, que eles devolvam a tabela com as respostas.
Desse modo, conclua a aula reforçando com eles as diferenças entre os elementos naturais e culturais das paisagens. Busque incentivar que eles percebam a grande variedade de elementos de ambos os tipos nas paisagens ao nosso redor. Conclua com um vídeo curto, com não mais do que cinco minutos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo que segue como sugestão. Ele complementa a adaptação deste plano:
- “Geografia e o conceito de paisagem”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elisabeth Araújo
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Diferenciar elementos naturais e culturais das paisagens.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.