GEO3_04UND02 - Imagens (Ação Propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: Elementos Naturais e Culturais das Paisagens
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Embora pareça estática, assim como o espaço, paisagem é dinâmica.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Tabela e imagens impressas, cola branca, lápis, projetor multimídia, quadro, lápis para quadro ou giz.
Material Complementar:
Link para as imagens:
Link para a sugestão da tabela:
Para você saber mais: Para fins de aprimoramento, recomendamos a leitura do artigo:
BRANCO, Anselmo Lazaro. Espaço Geográfico: a paisagem construída pela sociedade. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm>. Acesso em: 30 mar 2019.
Contextos prévios: Um dos significados atribuídos à palavra “elemento”, é a de que ele é uma parte de um todo.
Fonte: ELEMENTO. Dicionário Priberam. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/elemento>. Acesso em: 07 fev 2019.
Nesse sentido, caso a turma em sua totalidade ou parcialidade, não saibam o significado dessa palavra, você pode abordá-la, antes de acrescentar os adjetivos de natural e cultural.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que será conversado sobre os elementos naturais culturais que existem nas paisagens que observamos no nosso dia a dia.
Como adequar à sua realidade: O tema da aula permite trabalhar com diversas paisagens, sejam elas rurais ou urbanas. Nesse sentido, você pode explorar paisagens locais de acordo com as vivências dos alunos, mas recomendamos que paisagens de outras localidades também sejam trabalhadas, no sentido de ilustrar para os alunos a grande diversidade de cenários e paisagens existentes, assim como seus elementos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA